TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Monografias: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 3

Professor:

Dourados/MS, 08/04/2013.

Etapas: 1 e 2

Processos Administrativos e Planejamentos.

Pedro Papastawridis diz que “o processo administrativo, em sua concepção clássica, é o conjunto de atividades inter-relacionadas e interdependentes que transformam os insumos provenientes do ambiente em produtos e serviços dotados de valor que atenda às necessidades dos clientes.” Ainda cita que “esse processo engloba os seguintes subprocessos (funções): planejamento, organização, direção e controle. Cabe frisar que alguns estudiosos e especialistas em Administração conferem denominações e/ou segmentações diversas da que é tratada aqui. No entanto, são nuances que não divergem substancialmente do entendimento do processo administrativo aqui exposto”.

Primeiramente o que é planejamento? Segundo o dicionário Aurélio, planejamento é a ação ou efeito de planejar, plano de trabalho pormenorizado, função ou serviço de preparação do trabalho.O planejamento refere-se às atividades que antecipam cenários que de certa forma é relevante no desenvolvimento organizacional. O planejamento se desdobra em três níveis: o estratégico (voltado para a efetividade), o tático (voltado para a eficácia) e o operacional (voltado para a eficiência).

Segundo Lilian Alvares, o planejamento estratégico é o mais amplo e abrange toda a organização. É um processo permanente e continuo sempre voltado para o futuro, visa racionalidade e visa selecionar uma entre várias alternativas. É projetado para longo prazo em geral cinco a dez anos, corresponde ao plano maior ao quais todos os demais estão subordinados e é considerada uma técnica de mudanças e inovações.

O planejamento tático tem como características ser projetado para médio prazo, normalmente para o exercício anual e é planejado para cada unidade da organização. Possui o poder de traduzir e interpretar as decisões do planejamento estratégico e transformar em planos concretos dentro das organizações. Tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo.

Planejamento operacional é projetado para curto prazo envolve cada tarefa isoladamente e preocupa-se com o alcance das metas especificas. O planejamento operacional deve conter recursos necessários para o seu desenvolvimento, procedimentos básicos a serem adotados, resultados finais esperados com os prazos estabelecidos.

Fazendo esse tipo de planejamento, possibilitara maior consenso, compromisso e consistência para a organização. Fará com que a empresa tenha maior facilidade na direção e incentivo a todos os setores.

Organização

Segundo Maximiano “... uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa sozinha”. Todas as organizações são constituídas de processos, ou seja, conjuntos de atividades realizadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com