TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Dissertações: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 3

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Curso: Serviço Social

Período Letivo: 2013 / 6

Disciplina: Rede Socioassistencial e Terceiro Setor

Titulo: Relatório Final a partir da realização de entrevista com um profissional de uma ONG

Professor (a) EAD: Elisa Cléia Nobre

ACADEMICOS:

-

12/11/13

INTRODUÇÃO:

O presente relatório objetiva elucidar acerca da gestão do trabalho no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) a partir do cotejamento entre o que propõe a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS) e os dados coletados em pesquisa desenvolvida através de uma entrevista com profissional atuante na área social, a fim de alencar informações a respeito do trabalho desenvolvido no terceiro setor, e aprofundar-se nesta temática .

Na abordagem, o presente relatório apresenta, inicialmente, as principais ideias, conceitos e fundamentais questões enfatizadas pela NOB-RH/SUAS em termos de uma Política de Recursos Humanos adequada à nova institucionalidade para dar sustentação às ações e serviços sócio-assistenciais na perspectiva dos anversos sociais e como condição fundamental da qualificação dos serviços oferecidos no âmbito da Política de Assistência Social. Em seguida, mostram-se alguns dados coletados pela pesquisa referida para, na conclusão, trançarmos uma avaliação sobre as possíveis mudanças ou desafios postos na edificação de uma nova forma de refletir a questão da gestão do trabalho nessa área.

REDE SOCIOASSISTENCIAL E TERCEIRO SETOR:

A implantação da Política Nacional de Assistência Social– PNAS/2004 e do Sistema Único de Assistência Social – SUAS sob o paradigma da constituição do direito socioassistencial incide em questões fundamentais e substantivas para a área de gestão do trabalho. A assimilação por todos os atores envolvidos com a Política Pública de Assistência Social (gestores, servidores públicos, trabalhadores das entidades e organizações sem fins lucrativos, conselheiros, entre outros) é ainda um desafio a enfrentar.

Para a implementação do SUAS, aspectos importantes da gestão tem sido apontada como fundamentais: a descentralização,o financiamento, o controle social e a gestão do trabalho. O SUAS vem se consolidando, e a gestão do trabalho na Assistência Social carece de uma atenção maior devido a sua importância para a consolidação do Sistema.

Atende-se, neste momento, à reivindicação para a construção de uma Norma Operacional Básica de Recursos Humanos para o SUAS (NOB-RH/SUAS), conforme apontada na PNAS/2004.

É importante lembrar que esta Norma surge num contexto de reestruturação e requalificação do setor público no Brasil, comum decisivo investimento na máquina administrativa estatal e nos servidores públicos federais. Somente no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em 2006, foram admitidos mais de 200 (duzentos) novos servidores ingressantes por concurso público. Tal providência reconfigura, no âmbito federal, a área da gestão do trabalho nesse campo no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com