TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Fluxo de caixa relevante para a análise de investimento

Seminário: ATPS: Fluxo de caixa relevante para a análise de investimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Seminário  •  3.589 Palavras (15 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 15

ELAINE VANIELE DE OLIVEIRA RA 4301774381

HIRICA NAMAMAILE ALMEIDA BEZARRA RA 3813644507

JÉFERSON RODRIGUES ARAUJO RA 4300069786

HENRIQUE COSTA ROCHA RA 5221100612

WILSON DE AGUIAR SILVA RA 3815653750

ATPS ANÁLISE DE INVESTIMENTO

PROFESSORA EAD: ME. JEFESSON DIAS

TUTORA PRESENCIAL: KELLY ALVES DE OLIVEIRA

TUTOR A DISTÂNCIA: ELAINE OLIVEIRA FOSTER DOS REIS

TAGUATINGA ¬– DF

2014

Sumário

1 INTRODUÇÃO 3

2 OS TIPOS DE INVESTIMENTOS 4

3 RAMO DO NEGOCIO 6

4 FLUXO DE CAIXA RELEVANTE PARA A ANÁLISE DE INVESTIMENTO 6

5 TAXA SELIC – SISTEMA ESPECIAL DE LIQUIDAÇÃO E DE CUSTÓDIA 10

6 TÉCNICAS DE ANÁLISES 11

7 A INFLAÇÃO E SEU EFEITO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTOS 13

8 IMPOSTO DE RENDA E DEPRECIAÇÃO NA ANÁLISE DE INVESTIMENTO 13

9 O IMPOSTO DE RENDA PESSOA JURÍDICA NO BRASIL 14

10 ANÁLISE DE SENSIBILIDADE 15

11 CONCLUSÃO 16

12 BIBLIOGRAFIA 17

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho “Criaremos” uma Micro Empresa de Camisetas, com o objetivo de produzir camisetas com estampas com vendas em atacado para alcançar outras empresas, em grande quantidade e venda no varejo feita diretamente ao consumidor em unidade ou pequena quantidade.

Investimento é originário da palavra economia e que tem uma grande importância para as organizações.

Abordaremos nesse trabalho os vários tipos de investimentos, as técnicas utilizadas que indicam se o investimento no qual se pretende, terá o retorno esperado.

Descreveremos sobre o efeito da inflação, Imposto de renda e depreciação na análise de investimento demonstrando em números seu resultado na empresa fictícia criada aqui para esse fim.

2 OS TIPOS DE INVESTIMENTOS

O termo investimento e muito usado no nosso cotidiano, como em manchetes de jornais, internet, por ser um assunto complexo e necessário um estudo profundo do assunto do mesmo. Existem alguns investimentos que e usado no campo de exemplificação amplo, como por exemplo: cursar uma faculdade, fazer viagem de intercâmbio, poupar dinheiro. Em todos eles você poupa recursos no presente para obter recursos no futuro, que a base de toda ideias de investimentos. Mas nesse trabalho usaremos o conceito econômico relacionado a sua origem.

Os investimentos podem ser de diversos tipos, mais, basicamente, dividem–se em três grandes categorias, quando definidos em relação a sua origem, e subdivididas em 7 categorias. Vejamos alguns exemplos:

Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem-estar social. Os investimentos públicos em geral não tem por objetivos gerar retornos monetários, mais sim retornos sociais. Alguns exemplos de investimentos públicos são os hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.

Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Esses investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Alguns exemplos de investimento privado são fabricas particulares, empresas de prestação de serviço particular, lojas de varejos, shopping centers, dentre outros.

Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte governos ou entidades públicas e em partes por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos de investimento misto são a Petrobrás e o Banco do Brasil.

Outros investimentos:

Clube de Investimento: é uma comunhão de recursos de pessoas físicas no máximo 150 participantes, salvo exceções previstas na regulamentação 1 administrada profissionalmente por instituição credenciada pela CVM. O funcionamento dos clubes de investimento obedece a normas da CVM, da Bovespa e a um Estatuto Social próprio, que determina seus principais aspectos e só pode ser alterado por decisão dos participantes em Assembleia Geral, que tem poderes para decidir sobre todas as matérias relativas aos interesses do clube.

Caderneta de poupança: é um investimento tradicional, conservador e muito popular entre investidores de menor renda. Quase todos os bancos comerciais possuem esse tipo de investimento e não é preciso ser correntista para investir. Basta apenas comparecer uma agência bancária portando CPF, documento de identidade e comprovantes de renda e residência.

Ações: Ação é um valor mobiliário, emitido por sociedades anônimas, que representa uma parcela do seu capital social. Caderneta de poupança: é um investimento tradicional, conservador e muito popular entre investidores de menor renda.

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o RDB (Recibos de Depósito Bancário) são títulos de renda fixa, representativos de depósitos a prazo, utilizados pelos bancos comerciais como mecanismos de captação de recursos. Estes tipos de investimento envolvem uma promessa de pagamento futuro do valor investido, acrescido da taxa pactuada no momento da transação.

Renda fixa: a remuneração, ou sua forma de cálculo, é previamente definida no momento da aplicação. Ao investir seus recursos em um título de renda fixa, seja ele emitido pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com