TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da gestão

Seminário: Teoria da gestão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  Seminário  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria da Administração

Desde os tempos antigos (bíblicos) a administração já estava introduzida, pois as pessoas já estavam servindo sob uma direção, que as levavam a se organizarem em prol de um objetivo comum.

Ao passar dos tempos a administração vem desenvolvendo novos conceitos, pois devido a grande concorrência as empresas descobriram que através da administração é possível se planejar, organizar, direcionar e controlar, a fim de atingir os objetivos da melhor forma possível, isso com muita eficiência e eficácia.

A evolução da administração foi marcada por grandes episódios, tais como a primeira e a segunda revolução industrial, onde fábricas começaram a inovar e introduzir o carvão, ferro, aço e a eletricidade, impulsionando a globalização.

Diante disso as empresas foram crescendo, aumentando a sua produção, e especializando os operários para que os mesmos pudessem ter uma melhora na qualidade de seus serviços. Porém havia muitos problemas dentro das empresas como a má distribuição operacional e de renda. E diante disso Frederick Taylor desenvolveu teorias, métodos e técnicas criando assim a Administração Cientifica.

Taylor propõe a idéia de se encarar a administração como uma ciência.

E as grandes idéias que Taylor desenvolveu foram:

Padronizar métodos para a execução de tarefas;

Estudo de técnicas de desenvolvimentos;

Incentivos salariais e prêmios de produção;

Atividades complexas subdivididas em atividades simples.

A utilização desses princípios possibilitou um considerável aumento de produção, conseqüentemente as empresas alcançavam um maior lucro, os trabalhadores eram melhores remunerados e até os consumidores obtiveram uma redução dos produtos no mercado.

Ainda com todas essas idéias revolucionárias, Taylor foi criticado por parte da sociedade da época, incluindo grande parte dos operários que achavam que os patrões iriam enriquecer dos seus trabalhos.

Taylor foi a primeira pessoa na história a fazer tentativas de melhorar a produtividade com a qualidade de vida no trabalho e nas fabricas, e até hoje os métodos e as técnicas que ele criou são utilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com