TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Artigos Científicos: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  2.792 Palavras (12 Páginas)  •  1.851 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................... 03

Aplicação da Teoria de Desenvolvimento Organizacional na empresa L.O.C.A.L .......... 04

Significado da palavra Ética e o que é Ética Organizacional ............................................ 04

A Diferença entre Ética e Moral ........................................................................................ 05

O Código de Ética Profissional do Administrador ............................................................ 05

Os Pontos Essenciais de um Modelo de Gestão que Preserva a Ética .............................. 07

Composição da Equipe da Empresa L.O.C.A.L ............................................................... 08

Plano de Ação ................................................................................................................... 09

CONCLUSÃO ................................................................................................................. 11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................... 12

ANEXOS

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o intuito de ampliar o nosso conhecimento a respeito do significado da palavra administração e de suas variáveis ao decorrer de toda a sua história até os dias de hoje.

Nós iremos abordar qual teoria administrativa dentre várias, que melhor contribuirá com a transação que a empresa L.O.C.A.L se encontra. Também abordaremos o tema ética, mostrando o seu significado, explicando sobre o que é ética organizacional e como a ética se difere da moral. Iremos relatar a respeito de como o Código de Ética do Administrador se volta para a qualidade e valorização dos clientes internos e externos, mostraremos como um modelo de gestão baseado na ética pode mudar uma organização por completo.

Apresentaremos um Plano de Ação que tem por objetivo motivar a equipe da empresa L.O.C.A.L e mostrar a importância e a necessidade das mudanças que estão ocorrendo na organização.

Qual seria a melhor teoria administrativa a ser usada que melhor contribua com a transição que a empresa L.O.C.A.L encontra-se?

Chegamos à conclusão que a melhor teoria a ser usada para contribuir com a transição atual da empresa L.O.C.A.L é a Teoria do Desenvolvimento Organizacional. Esta teoria surgiu a partir do ano de 1962 em função das mudanças que estavam acontecendo no mundo das organizações e da falta de adequação das estruturas convencionais em relação a estas novas circunstancias, esta teoria tinha o objetivo de proporcionar as organizações um meio de introduzir mudanças que permitissem o crescimento das organizações.

Inicialmente a Teoria do Desenvolvimento Organizacional (conhecida também como DO) se preocupava com a solução e a análise de problemas relacionados ao relacionamento interpessoal que haviam dentro das organizações, isto foi migrando de modo gradativo passando a analisar também problemas pequenos de grupo e logo após de organizações. Esta teoria se baseia em quatro variáveis: organização, ambiente, indivíduo e grupo. O objetivo de tudo isto era o de proporcionar mudanças que permitissem alcançar os objetivos das organizações e também os objetivos pessoais.

Foram por estes e diversos outros motivos que escolhemos esta teoria, pois a empresa L.O.C.A.L está passando por problemas devido à reestruturação que está ocorrendo na empresa, e a maioria da equipe está desconfortável com tais mudanças, gerando assim conflitos que precisaram ser tratados com cautela. E esta teoria nos ensinou a importância que tem os processos que geram mudanças, e quantos benefícios e desenvolvimento isto traz para as empresas, mas ela mostra tudo isto sem se esquecer de como é importante manter uma administração participativa, fortalecendo assim o desenvolvimento dos colaboradores da empresa, além motivar e unir as equipes. Esta teoria trabalha com métodos que contribuem perfeitamente com as necessidades e com a realidade em que a empresa L.O.C.A.L se encontra.

Qual o significado da palavra Ética e o que seria Ética Organizacional?

A palavra Ética vem do grego “ethos”, e está diretamente relacionada com o modo de ser de uma pessoa, ou seja o caráter da mesma. A ética seria uma reflexão sobre a influência que os códigos morais exercem sobre nós, ela tem por objetivo tornar mais fácil a realização das pessoas, ou seja, que o ser humano possa se sentir realizado por si mesmo, como pessoa. A ética busca a perfeição do ser humano, ela é a investigação de modo geral sobre tudo aquilo que é bom.

A ética organizacional tem o intuito de conceituar deveres e estabelecer regras de conduta para os indivíduos de uma organização de modo que se alinhe com o desenvolvimento em atividades profissionais e no relacionamento com os clientes e com as demais pessoas a sua volta, pois um bom comportamento ético, em geral, mantem um ótimo clima organizacional que é capaz de impulsionar os objetivos e as metas da organização. A ética organizacional tem o objetivo de atuar em prol do resgate dos valores, princípios e da dignidade das pessoas, pois uma vez que todos dentro de uma organização tiverem consciência ética, tudo automaticamente se desempenhará de forma interagida.

Qual a diferença entre ética e moral?

Pode se dizer que a ética é baseada em normas individuais, ou seja, ela consiste em um conjunto de condutas que são definidas pela própria pessoa, sem que seja necessário ter uma lei para tal ato, o ser humano segue estas normas pelo simples

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com