TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Artigos Científicos: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO – LEITURA E RESUMO

:

Nesta etapa, o grupo realizou leitura informativa sobre o texto de MATTOS (2011),que aborda o tema: “Ciência, Metodologia e Trabalho Científico (Ou tentando escapar doshorrores metodológicos)”, a fim de mapear os fundamentos metodológicos do trabalhocientífico. Refletindo sobre a diferenciação entre conhecimento científico e senso comum,assim como sobre a relevância das condutas de pesquisa, utilizadas enquanto procedimentos didáticos e ferramentas de ação.Ao final desta o grupo realizou um relatório composto por um resumo do textoindicado, destacando a preponderância do pensamento científico e sua metodologiaenquanto pilar para o entendimento da realidade social pesquisada em Serviço Social, paratanto foi estudado as orientações de leitura e elaboração de resumo de LAKATOS (2012, p.15-72). Segue relatório.

2.1Resumo do Texto: “Ciência, Metodologia e Trabalho científico (Ou tentandoescapar dos horrores metodológicos) MATTOS (2011)”:

De acordo com o texto abordado, ciência é uma forma peculiar de produção deconhecimento objetivo. Considera-se termo científico tudo aquilo que é constatadocom base em provas e em evidências. Segundo a concepção popular, a ciência não dámargem à subjetividade, ou seja, à “achismos”, tudo tem que ser alicerçado em provas. No entanto, o conhecimento científico nessa visão, atribuiria a todos. É nessesentido, que ouvimos repetidamente frases como “a ciência demonstra isso”, “oucientistas verificam que”.Consequentemente, a imagem da ciência ainda é predominante no senso comum, eé de um método capaz de mostrar aparências ocultas da realidade impenetráveis aosmortais, a não ser através da prática científica. Sendo assim, competiria ao métodocientífico, o benefício de abordar a realidade, de divulgar as suas regularidades e leis.Ou seja, aceitar o método científico seria a melhor forma de chegar à verdade, dedesvendar para além das meras opiniões, o que de fato acontece na realidade.Contudo, vale lembrar que a ciência é algo, que é construído por seres humanos eque a objetividade que tanto caracteriza os estudos científicos, muitas vezes nasce dasubjetividade, de estudos em grupos, da curiosidade, dos medos e dos anseios.

O ser humano em sua essência tem o hábito de divergir em pontos de vista, deanalisar uma mesma coisa através de vieses diferentes.Às vezes, os métodos de pesquisas utilizados não condizem com a realidade ondeestão sendo aplicadas, ou pelo menos não seria o melhor para o tempo e o espaço ondeestão sendo inseridos. Principalmente quando o assunto pesquisado é ocomportamento humano, que depende da cultura e da sociedade. Por isso, por maiscientífico que sejam os trabalhos, faz-se necessário observar os aspectos além dessecontexto.Para o conhecimento científico, foi necessário romper com o senso comum, asvezes utilizando, desenvolvendo um vocabulário exotérico, bem como ferramentasteóricas e práticas investigativas por vezes bem distantes do senso comum, buscandodar seguimento a as aspirações de ir além dos pares; contudo faz-se necessário umaoutra ruptura, que permita retornar ao senso comum, resgatando a clareza das idéias, para que o conhecimento seja apropriado e, contribuam para a transformação desejada.

3.

FICHA BIBLIOGRÁFICA E RESUMO CRÍTICO DO TEXTO ESCOLHIDO:

Nesta etapa o grupo realizou leituras e pesquisas afim de inteirar-se sobre as diferentestécnicas de pesquisa e os procedimentos formais de método e sistematização deconhecimentos e idéias. E ainda a leitura do capítulo 2: “Pesquisa Bibliográfica”LAKATOS (2012), observando os principais pontos.Em seguida foram levantadas as fontes de pesquisa bibliográfica para fundamentaçãoteórica do projeto, juntamente com a escolha de um, dentre os textos selecionados paraassim construir a ficha bibliográfica e o resumo crítico do mesmo.Segue as etapas realizadas:

3.1Fichamento:

FamíliaDemandas para o Serviço SocialFamília versus sociedadeSILVA, Jéssica Caroline Medeiros. 2008, Artigo publicado: ETIC - ENCONTRO DE

Observa-se que a instituição familiar tem sofrido exclusões sociais devido a váriosfatores como o capitalismo, etnia, deficiência física entre outros. Essas questõessociais servem como a matéria prima do serviço social. Os assistentes sociais têm adesafiadora função de servir de mediador entre o indivíduo dentro da família e asociedade.O assistente social deve dar às famílias a autoestima mostrando que os indivíduossão importantes e que fazem parte de uma sociedade, e que têm direitos e deveresdentro da mesma, garantindo que sejam cumpridos em sua plenitude.O trabalho de assistência social deve transpor barreiras, quebrar preconceitos, detoda natureza seja ela de cor, de raça, de orientação sexual, de classe social, entreoutros, contribuindo assim, para o desenvolvimento da sociedade como um todo. Nas diversidades do mundo capitalista do século XXI, onde a rotina frenética,muitas vezes submete as pessoas ao que chamamos de vulnerabilidade social, entra a“missão” dos assistentes sociais, que é garantir os direitos da família e seus membros, buscando a proteção destes bem como a sua emancipação.

4.

PROJETO DE PESQUISA:

Para elaboração do projeto, foram feitas leituras e pesquisas de diversos temas, buscando assim um contato maior com a produção acadêmica em Serviço Social, o que possibilitou levantar propostas de temas a serem pesquisados, refletindo e debatendo emgrupo com base nas experiências profissionais e no curso de graduação. Compreendendo aleitura de artigos científicos já produzidos na área como uma forma de identificar asdemandas e questões sociais que se apresentam.A proposição do tema teve por base a compreensão de GIL (2011), de que aformulação de um problema é o primeiro passo a ser dado numa pesquisa cientifica; ouseja, é um questionamento de algo relevante a ser desenvolvido em um Projeto dePesquisa. O grupo buscou problemáticas conhecidas do campo de atuação do profissionalde Serviço Social, afim de propor meios para o enfrentamento da questão social

Segue projeto de pesquisa, cuja estrutura foi elaborada dentro da compreensão obtidacom a leitura do capítulo “Projeto e Relatório de pesquisa” LAKATOS (2012 p. 103-105)e ainda as contribuições das tele-aulas ministradas

1

:

4.1

Apresentação:

Este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com