TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Monografias: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Aula-tema: Localização de Empresa. Produto.

Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos, que estão relacionados à busca de uma localização ótima da empresa e as estratégias competitivas voltadas ao produto. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1

Pesquisar no livro texto e no link indicado abaixo, os conceitos relacionados aos temas localização de empresa industrial, cenário de localização, fatores que influenciam na localização, o produto, projeto do produto, o conceito de ciclo de vida de produto, estratégias para o desenvolvimento de novos produtos e documentação do produto.

• SOUZA, Leonardo Aparecido. MUNIZ, André Luiz Pires. Os Fatores Determinantes da Localização das Indústrias. Artigo Publicado na Revista CEPPG – Nº 23. 2010. p. 161 a 175. Disponível em: <http://www.portalcatalao.com/painel_clientes/cesuc/painel/arquivos/upload/temp/b54a68655425329b796698be783183f0.pdf>. e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0B6096PCkhflYUnNlYm1xa25sTDA/edit?usp=sharing. Acesso: 07 maio 2014.

Passo 3

Determinar a importância do modelo produtivo utilizando o conceito clássico de produção e determinar o fluxograma do projeto do trabalho inicial.

Passo 4

Elaborar um relatório contendo o levantamento feito nos passos 1, 2 e 3, mencionando, as informações do sistema levantado. Esse material deve conter no mínimo duas páginas e no máximo cinco.

Localização de Empresas

Acredita-se que a localização e concentração das indústrias em certos pontos do Estado estão fortemente associadas à existência de infra-estrutura básica, bem como a outros fatores como população, renda per capita e existência de rede bancária devido a variáveis que indicam o tamanho do mercado consumidor e a possibilidade de captação de crédito.

Segundo Woiler & Mathias (1996, p. 125) “o problema de encontrar a localização ótima corresponde, em termos de empresa, a achar a localização que dê a maior diferença entre receitas e custos”. De maneira sintética, as organizações procuram se estabelecer em locais em que consigam ampliar seus resultados finais. Uma boa localização tem influência direta na capacidade competitiva da empresa.

Woiler & Mathias (1996) destacam que o problema locacional para as organizações tem natureza dinâmica, ou seja, a decisão do seu local deve ser constantemente revisada e alterada caso necessário, pois ao longo do tempo pode ocorrer a necessidade de expandir ou subcontratar.

Muitos fatores devem ser levados em consideração no momento de se definir a melhor localização para a empresa. Segue abaixo alguns fatores que devem ser considerados pelas indústrias no momento de escolha de sua melhor localização:

a) Custo e eficiência dos transportes;

b) Áreas de mercados (A localização mais próxima do mercado consumidor conduz a uma maior rentabilidade do empreendimento. Outro fator que deve ser considerado é a existência ou não de competição em determinado mercado);

c) Disponibilidade e custos da mão-de-obra;

d) Custo da terra;

e) Disponibilidade de energia e água;

f) Suprimento de matérias primas;

g) Eliminação de resíduos;

h) Dispositivos fiscais e financeiros;

i) Elementos intangíveis (os hábitos tradicionais de uma determinada região, mas cuja mensuração é mais difícil de ser realizada);

Segundo Kon (1994), alguns tipos de negócios são fortemente influenciados pelas

condições do terreno. Neste sentido, deve-se atentar também para os seguintes aspectos:

a) Condições do relevo – as condições de declividade, do relevo do terreno podem

ser um agravante nos custos de implantação;

b) Qualidade do solo – a qualidade ou eficiência do solo pode facilitar ou onerar a

implantação de instalação industrial. A resistência do solo, o nível do lençol freático,

formações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com