TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Dissertações: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS

Engenharia de Controle e Automação.

6ª Serie

Eletrônica Analógica I

ETAPA 1

Passo 1 - Pesquisar as curvas, características técnicas ideais e funcionamento dos seguintes componentes:

1 – Diodo retificador de uso geral.

O diodo retificador é um componente eletrônico que permite que uma tensão, ou que uma corrente alternada, que normalmente é senoidal se transforme em uma corrente constante e continua os retificadores mais simples são do tipo de meia-onda, Completa de onda completa em tomada central (Center tape) e onda completa em ponte.

Corrente Alternada, retificador meia-onda e onda completa.

2 – Capacitor Eletrolítico:

Passo 2 – Realizar uma pesquisa aprofundada sobre o funcionamento operacional sobre os circuitos:

Retificador de meia-onda: é o mais barato retificador e também o menos eficaz, pois gera muita interferência na retificação, ele possui um diodo em serie com uma resistência de carga, a ddp na carga tem como saída uma senoidal de meia onda. Onda, logo a ddp media ou corrente continua na saída de uma resistência de meia onda é a amplitude máxima da tensão.

Observe que este caso (figura abaixo), esta entrando a corrente alternada e após passar pelo diodo esta saindo uma corrente onde aproveita-se somente metade do semiciclo da corrente alternada, sendo por isso um processo de baixo rendimento.

Retificador de onda-completa Center tape: Este circuido apresenta 2 diodos (D1 e D2) e uma tomada central (TC) de inversão de fase. Neste semiciclo o anodo do diodo esta ligado no lado secundário do transformador e, portanto conduz, no mesmo circuito esta ligado um polo negativo e neste caso abre e não conduz.

Passo 3 – Estudar as características técnicas necessárias para o diodo retificador inserido no circuito retificador de onda completa, ou seja, os valores máximos admitidos:

- Tensão Inversa;

- Tensão de Pico;

- Corrente Media,

- Corrente RMS.

Passo 4 – Elabore o Relatorio da Etapa 1 apresentando as informações coletadas de maneira simples e objetiva, desenvolver um descritivo abordando as dificuldades encontradas nesta etapa.

ETAPA 2

Passo 1 - Pesquisar a teoria e os cálculos da filtragem capacitiva para o circuito retificador de onda completa e apresentar graficamente os instantes de carga do capacitor para este circuito.

Bibliografia complementar:

• CIPELLI, Antonio Marco Vicari; MARKUS, Otávio; SANDRINI, Waldir João. Teoria e Desenvolvimento de Projetos de Circuitos Eletrônicos. 23. Ed. São Paulo: Érica, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com