TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Tese: Atps. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  Tese  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 2 (Equipe)

1. Pesquisar o diagrama tensão versus deformação para o material escolhido para o vasilhame.

O alumínio apresenta baixo módulo de elasticidade, aproximadamente 1/3 do valor do aço. Por isso, as estruturas de alumínio dão uma resposta satisfatória para o efeito das tensões, deformações e ajustes. No entanto determina uma avaliação cuidadosa da rigidez, pois para a mesma tensão, as deformações serão maiores.

Diferente dos aços estruturais, o alumínio não apresenta, no seu diagrama tensão X deformação, um patamar de escoamento, sendo a tensão de escoamento do material determinada por métodos convencionados.

Na figura abaixo, temos diagramas tensão-deformação para algumas ligas de alumínio.

Com os dados como, área da seção, deformação e força que a máquina exerceu no corpo de prova podemos traçar a curva Tensão X Deformação do material como mostrada na figura.

Diagrama tensão-deformação para uma liga típica de alumínio – que de um modo geral, apresenta características de materiais dúcteis, onde:

1. Tensão Limite de resistência ou Tensão última, ou seja, tensão limite onde a liga metálica sai do regime plástico uniforme e entra em regime plástico não uniforme.

2. Limite de escoamento, ou seja, tensão máxima resistida pela liga metálica antes de entrar em regime de deformação plástica.

3. Tensão Limite de proporcionalidade, ou seja, a relação tensão x deformação ocorre de forma linear.

4. Tensão de ruptura, ou seja, quando o material rompe em função da tensão.

5. Deformação residual, ou seja, a capacidade do material de reduzir a deformação quando este entra em regime de deformação plástica.

2. Pesquisar qual o ensaio de dureza que é comumente utilizado para o material escolhido que será utilizado no vasilhame.

O ensaio de dureza Brinell é realizado mais constantemente em corpos de alumínio, latão e aço recozido. As cargas são aplicadas utilizando-se de um penetrador de aço temperado em forma esférica.

Este tipo de ensaio de dureza por penetração foi proposto por J. A. Brinell em 1900, sendo o tipo de ensaio mais usado na Engenharia até os dias atuais.

O ensaio consiste em comprimir lentamente o penetrador esférico de diâmetro D por meio da aplicação de uma carga Q sobre uma superfície plana e polida durante um determinado espaço de tempo. Essa compressão provocará uma impressão permanente no metal com o formato de uma calota esférica de diâmetro d, que é medido por um microscópio óptico. O valor do diâmetro d deve ser a média de duas leituras, uma perpendicular à outra.

A dureza Brinell (HB) é definida por:

. (1)

Passo 3 (Equipe)

Elaborar um relatório intitulado “Relatório 2: Propriedades Mecânicas do Vasilhame” com o conteúdo desenvolvido nos passos anteriores desta etapa e entregar ao professor na data agendada, de acordo com a padronização descrita logo após o desafio.

Relatório 2: Propriedades Mecânica dos Vasilhames

Nesta etapa da ATPS, foram abordados assuntos a respeito das propriedades mecânicas dos materiais, especificamente do alumínio, que foi o material escolhido pelo grupo.

No passo 2, a atividade 1, foram apresentadas informações relativas ao gráfico de tensão x deformação do alumínio onde pudemos constatar que o alumínio possui baixo módulo de elasticidade, bem inferior ao do aço por exemplo.

Posteriormente, apresentamos um gráfico de tensão x deformação de algumas ligas de alumínio, onde é possível obter um melhor entendimento, identificando, por exemplo, que trata-se de um material de alta ductilidade.

Na atividade 2, da etapa corrente, abordamos a questão dos ensaios de dureza que geralmente são utilizados para o material escolhido pelo grupo para estudo, no caso o alumínio.

Para ensaios em ligas de alumínio, geralmente é feito o teste Brinell, onde as cargas são aplicadas utilizando-se de um penetrador de aço temperado em forma esférica, que consiste basicamente em comprimir lentamente o penetrador esférico de diâmetro D por meio da aplicação de uma carga Q sobre uma superfície plana e polida durante um determinado espaço de tempo. Essa compressão provocará uma impressão permanente no metal com o formato de uma calota esférica de diâmetro d, que é medido por um microscópio óptico.

Passo 2 (Equipe)

Observar a figura 2 e explicar o processo de produção do aço. Procurar o auxílio de um profissional da área de siderurgia para auxiliá-lo a entender com detalhes como ocorre cada fase do processo descrito na figura.

Produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com