TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Trabalho Escolar: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ciências Sociais

NOME Maiki Valdez Camillo

RA 8075858209

Atividade Colaborativa

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ciências Sociais

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ciências Sociais, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação da Atividade Colaborativa, sob orientação do(a) tutor(a) (inserir nome completo).

Introdução (descrição do programa escolhido)

- Nome do programa.

- Canal.

- Gênero (novela, seriado etc.).

- Sinopse (do que se trata, qual o enredo, se ainda está no ar ou quando foi exibido etc.

O Big Bhother Brasil é um produto da indústria cultural, considerado atualmente o reality show de maior sucesso do mundo. Movimenta a economia, chama a atenção dos formadores de opinião da mídia, e bate recorde de audiência.

Podemos analisar o Big Bhother Brasil pela indústria cultural, começando pelo esqueleto que esse reality show apresenta. Sua criação no Brasil não é original.

O primeiro reality show deste gênero surgiu na Europa, mais precisamente na Holanda, em 1999. John de Mol, executivo de TV e criador do programa, deu a ele o nome de Big Brother, nome de um personagem de um livro de George Orwell. Mundo afora, muitos programas semelhantes surgiram, conservando o mesmo nome ou traduzindo-o para o idioma local. Em alguns lugares o programa foi copiado exatamente como o original,

- Big Brother Brasil;

- Rede Globo

- Reality Show

- O programa consiste no confinamento de um número variável de participantes em uma casa cenográfica, sendo vigiados por câmeras 24 horas por dia, sem conexão com o mundo exterior. Os participantes não podem se comunicar com seus parentes e amigos, ler jornais ou usar de qualquer outro meio para obter informações externas. Tais participantes são escolhidos pela produção do programa, mas podem optar por querer ou não entrar na casa e têm o direito de desistir no meio do programa.

Até o presente momento foram realizadas 14 temporadas do Big Brother Brasil. Apenas as duas primeiras aconteceram no mesmo ano 2002, com pouco mais de um mês entre uma temporada e outra. Todas as outras edições passaram a ser realizadas uma a cada ano, normalmente entre janeiro e o começo de abril.

A última edição do programa era para ser realizada em 2008. Porém a Rede Globo renovou seu contrato com a Endemil permitindo então, que o programa seja exibido até 2020.

Análise crítica do programa

- Fazer uso de alguns dos termos vistos na disciplina, tais como Indústria Cultural, Sociedade de Massas e Reprodutibilidade Técnica.

- Utilizar a bibliografia sugerida. Se achar que pode auxiliar em sua argumentação, cite os autores ou, até mesmo, trechos do texto por meio de uma citação direta.

Por não ser original, logo podemos notar que o conceito da teoria critica que aqui se aplica é a de falsa novidade. Foi montado seguindo a estrutura de outros países. Embora, o público teve a sensação do “novo” programa lançado pela TV Globo, muitos não sabem que foi um programa copiado de um esqueleto pré-aprovado como um produto de sucesso.

Outro conceito observado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com