TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Ensaios: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  1.423 Visualizações

Página 1 de 2

Resposta:

Os dois cenários são bastante impactantes, mas mostram uma realidade brasileira, e não só do Rio de Janeiro. Dentre as alternativas mais citadas, escolhemos a letra (C) tivemos certeza em afirmar que existe SIM relação entre o gráfico e a charge, pois o crescimento do trabalho infantil interfere diretamente no desenvolvimento social da criança, fazendo assim com que este assuma responsabilidades que não deveria ter, tomar decisões que não estão preparados para tomar. Muitas crianças e adolescentes entram no mundo crime devido a falta de acompanhamento e instrução batendo de frente com as oportunidades que as ruas oferecem, drogas, armas e crime, deixando assim de frequentar o que a de mais importante na vida de uma criança, a escola e adquirir conhecimentos com a leitura e escrita.

3- Leia os gráficos:

Gráfico I: Domínio da leitura e escrita pelos brasileiros (em %)

VERIFICAR O CADERNO DE ATIVIDADES PÁGINA 254

255

Gráfico II: Municípios brasileiros que possuem livrarias (em %)

VERIFICAR O CADERNO DE ATIVIDADES PÁGINA 255

Fonte: Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional - INAF, 2005.

Relacione esses gráficos às seguintes informações:

O Ministério da Cultura divulgou, em 2008, que o Brasil não só produz mais da metade dos livros do continente americano, como também tem parque gráfico atualizado, excelente nível de produção editorial e grande quantidade de papel. Estima-se que 73% dos livros do país estejam nas mãos de 16% da população. Para melhorar essa situação, é necessário que o Brasil adote políticas públicas capazes de conduzir o país à formação de uma sociedade leitora.

Qual das seguintes ações não contribui para a formação de uma sociedade leitora?

a) Desaceleração da distribuição de livros didáticos para os estudantes das escolas públicas, pelo MEC, porque isso enriquece editoras e livreiros.

b) Exigência de acervo mínimo de livros, impressos e eletrônicos, com gêneros diversificados, para as bibliotecas escolares e comunitárias.

c) Programas de formação continuada de professores, capacitando-os para criar um vínculo significativo entre o estudante e o texto.

d) Programas, de iniciativa pública e privada, garantindo que os livros migrem das estantes para as mãos dos leitores.

e) Uso da literatura como estratégia de motivação dos estudantes, contribuindo para uma leitura mais prazerosa.

Resposta:

O que o Ministério da Cultura divulgou não é surpresa pra ninguém, em um continente em desenvolvimento a maioria da população se prende em melhorar financeiramente, esquecendo que para isso é necessário uma mudança radical na educação. Com certeza a distribuição de livros a acesso a eles é fundamental para uma mudança cultural no Brasil. E nunca devemos pensar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com