TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Dissertações: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS- PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL

ETAPA 2

Passo 1

A coordenação de um processo de planejamento, segue sempre um roteiro, especialmente elaborado pela mesma equipe ou buscando em bibliografia ou em experiência alheia.

A firmeza e a segurança que disso advêm sejam suporte para a participação, a criatividade e a riqueza do grupo todo. A teoria da a firmeza, a clareza e a precisão necessárias, mas apenas para termos globais. O detalhe depende mais da situação, especialmente do que poderíamos chamar a cultura que um grupo tem num determinado momento.

Algumas repetições de instrumentos ou de processos são necessárias na pratica , sendo importante para que o processo todo seja um instrumento de valorização das pessoas e por isso, de riqueza, de alegria e de realização.

Leva-se em consideração a cultura apresentada pelo grupo. Para isso, é necessária a pratica aliada à teoria, pois algumas vezes já foram alteradas no campo sociocultural.

E muito importante fazer com que a elaboração dos planos seja vista e sentida com clareza, precisão, opção e conhecimento teórico, constância e disciplina;

Mesmo que o roteiro apresente repetições, não omitir partes, dinâmicas e instrumentos.

Pode a coordenação substituir técnicas e instrumentos quando as circunstancias assim o aconselhassem e/ou a teoria indicar- isso acontecera com a modificação da “cultura” do grupo;

O “roteiro” pode, também, servir do trabalho de professores de planejamento sem ala de aula. O “aprender- fazendo”, além de eficaz é útil para ajudar as pessoas a crescerem mais globalmente.

O enfoque do “roteiro” é uma escola. Ao planejamento de outras realidades, adaptações devem e pode ser feitos, maiores conforme as diferenças de complexidade da instituição e da compreensão das pessoas sobre o todo que está realizando.

.

O MARCO REFENCIAL

- O Marco Referencial e constituído por três enfoques chamados de Marco Situacional, Marco Doutrinal e Marco Operativo

-O Marco Situacional e a percepção do grupo em torno da realidade em geral:

Como se ve, quais seus traços mais marcantes, qual a relação do quadro sócio econômico, politico e cultural mais amplo e o cotidiano da instituição.

-O Marco Doutrinal refere-se a uma escolha que tem fundamentação explicita em elementos teóricos.

-No Marco Operativo a instituição firma o ideal de sua pratica, dentro do seu campo de ação, com vistas a contribuir na construção da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com