TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Casos: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  2.804 Palavras (12 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP PIRACICABA - SP

SERVIÇO SOCIAL – FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

AUREA PEREIRA RA: 6924396303

BRIELE MARTINS GOMES RA: 6275258463

CRISTIANE RENATA FORTI RA: 7542590941

ISABEL CRISTINA TOLEDO RA: 4997025318

ISLEINE APARECIDA MARCONDES XIMENES RA: 6502282007

VILMA MARIA GIUSTI STOLLAI RA: 6716482623

Tutora a distância: Edilene Xavier Rocha Garcia

Tutor |presencial: Rosimeire Aparecida Bueno Gorge

ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA: RELATORIO CIENTIFICO

Piracicaba, 14/09/2014

SUMÁRIO

Introdução................................................................................................................02

Serviço Social e a Política........................................................................................03

O papel do Educador Social.....................................................................................05

Aspectos marcantes do filme Gandhi.......................................................................06

As políticas Sociais e a Constituição de 1988.........................................................08

Considerações finais.................................................................................................11

INTRODUÇÃO

O artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão do trabalho do Assistente Social junto às Políticas Sociais, bem como o papel exercido pelo profissional do Educador Social na atualidade..

A sociedade, atualmente, é composta por uma série de atribuições profissionais imprescindíveis em nosso meio principalmente ao que se refere às questões sociais, visando trazer respostas e suprir as necessidades dos cidadãos. As instituições governamentais e privadas, organizações não governamentais, entre outras, são primordiais para a promoção de uma sociedade desenvolvida e com mais qualidade de vida. Desta forma o assistente social tem como desafio principal compreender a realidade das Políticas Sociais; e construir propostas coerentes com as necessidades em questão, sendo capaz de preservar e tornar na prática a efetivação dos direitos dos indivíduos.

O SERVIÇO SOCIAL E A POLÍTICA

Política é uma atividade ligada ao poder e que tem a ver com o mando. Visa àquilo que diz respeito ao Governo e ao Estado, por oposição às outras formas de vida social. É uma atividade humana de caráter competitivo cujo objetivo é a luta e o exercício pelo poder, a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente, pelo povo. A política é uma atividade orientada ideologicamente para tomada de decisões de um grupo para alcançar determinados objetivos. Mas para Norberto Bobbio o poder estaria ligado à ideia de posse dos meios para se obtiver vantagem (ou para fazer valer a vontade) de um homem sobre outros. Assim, a política tem como objetivo estabelecer princípios que se mostrem indispensáveis à realização de um governo em atendimento as necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações relacionadas à assistência social, saúde, educação, segurança etc.,implantando e efetivando políticas sociais por parte do mesmo. A política e a política social respondem aos interesses das classes dominantes.

Política social é um tema amplamente discutido na esfera das ciências sociais, principalmente nas ciências políticas e na economia pública, de ação e controle sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. O surgimento das políticas sociais aconteceu gradualmente, com o capitalismo no século XIX emergindo com toda força nas potências econômicas, e foi um momento de expansão das revoluções industriais. A classe operária que saiu do campo para trabalhar na indústria, em condições insalubres, começa a reivindicar por melhores condições de trabalho. A classe trabalhadora levanta-se contra em forma de resistência à exploração do capital. As políticas sociais surgem como uma necessidade do capital, a partir da intensificação do trabalho nas indústrias, pelo avanço das forças produtivas e do modo de produção capitalista.

O que temos é uma sociedade capitalista, que não corresponde a uma ordem natural de produção de vida social. Com o crescimento do capitalismo, evidenciam-se as desigualdades sociais e, consequentemente a necessidade de um novo agir frente às demandas que se apresentavam naquela época. A questão social surge para explicar um determinado fenômeno surgido nessa nova organização social da produção: a generalização da pobreza em meio à abundância. O que se observa é que: "pela primeira vez na história registrada, a pobreza crescia na razão direta em que aumentava a capacidade social de produzir riquezas". (NETTO, 2007a, p. 153).

A história de toda sociedade existente até hoje tem sido a história das lutas de classes. Até a Constituição de 1988 a política social brasileira se caracterizou por oferecer cobertura aos que se encontravam no mercado de trabalho. Fora do mercado de trabalho só havia a caridade privada ou alguma esmola pública precária na forma de auxílios. Após esse período surgiu o aprofundamento da crise econômica, havendo necessidade de novos movimentos e mobilizações por parte da sociedade visando assegurar os direitos conquistados até o momento. É importante ressaltar que mesmo havendo interesse do Estado, todas as políticas e direitos sociais foram conquistados através de muita luta e reivindicações por parte da classe trabalhadora Diante de tantas mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com