TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Artigo: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

CUSTOS E DESPESAS ESPECÍFICAS

Quais são os três principais componentes de custos de produção numa empresa?

Os principais componentes são: a matéria-prima, a mão de obra direta e os custos gerais de produção.

- característica de cada um:

1- Matéria-prima direta;

São incorporados integralmente nos produtos acabados.

2- Matéria-prima indireta;

Aparecem no produto acabado, porém sua expressividade é pouca. Entram como Custos Gerais de Produção.

3-Mão de obra direta;

Custos de mão de obra que podem ser facilmente associados a unidades individuais de produtos. Pode também ser chamada de mão de obra de toque, por estar diretamente ligada à produção.

4-Mão de obra indireta;

Custos de mão de obra que não podem ser fisicamente vinculados à criação dos produtos. Ex.: Pessoal da limpeza, supervisores, guardas noturnos, etc.

5-Custos gerais de produção.

São os gastos que não representam MP nem MO. Abrangem itens tais como: mão de obra indireta, matéria-prima indireta, depreciação, manutenção, reparos, etc.

O termo "estoque" refere-se a todos os bens tangíveis mantidos para venda ou uso próprio no curso ordinário de negócio, bens em processo de produção para venda ou para uso próprio ou que se destinam ao consumo na produção de mercadorias para venda ou uso próprio.

METODOS DE CUSTEIO DOS ESTOQUES

O maior objetivo de custeio do estoque é a determinação de custos adequados às vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado.

Os critérios de avaliação dos estoques são de fundamental importância para apuração do resultado contábil, por estarem diretamente relacionados ao custo.

No encerramento de resultado de cada período de apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social é necessário o levantamento e a avaliação dos estoques de mercadorias para revenda, matérias-primas, materiais de embalagem, produtos acabados e produtos em elaboração para formação do cálculo do custo.

CUSTOS DOS MATERIAIS

O principio contábil de custo de aquisição determina que se incluam no custo dos materiais, alem do preço desses materiais, todo os outros custos decorrentes da compra, e que se deduzam todos os descontos e bonificações eventuais recebidos.

Os métodos mais comuns são:

- custo médio;

-PEPS;

-UEPS.

• CUSTO MÉDIO

Representa a ponderação entre os valores de estoques, de forma que sua valorização unitária corresponda a média de cálculo.

Exemplo:

100 Unidades de Produto X, ao custo de R$ 500,00 o lote.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com