TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Ensaios: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 2

CUSTOS E DESPESAS ESPECÍFICAS

1 - Custo dos Materiais e a avaliação de estoque

Segundo os historiadores da administração e a primeira das aplicações gerenciais da Contabilidade de Custos

O termo “Estoque” que é o conjunto dos itens de propriedade da empresa que dependendo da atividade tem suas classificação tipo:

Produtos acabados para revenda;

Produtos em processo;

E seus principais tipos de ativos considerados estoques são:

-mercadorias para comercio ou produtos acabados

- materiais para produção;

- materiais em estoque não destinados a produção normal, chamados também de indiretos, auxiliares ou não produtivos;

- produtos em processo de fabricação ou elaboração;

- custos das importações em andamento referentes a itens de estoque.

OBJETIVO PRINCIPAL DO CUSTEIO DOS ESTOQUES E SELAÇÃO DOS MÉTODOS DE CUSTEIO

Na seleção do método de custeamento dos estoques, uma importante condição e conceito o lucro liquido, cujo conceito permanece muito subjetivo e dependente de propósitos que estejam sendo visados.

E existe um numero de fatores que influenciam as decisões relativas à seleção dos métodos de custeio de estoque além do lucro:

- aceitação do método pelas autoridades do imposto de renda;

- a parte prática de determinação do custo;

- objetividade do método;

- utilidade do método para decisões gerenciais

Então temos que verificar qual é o método adotado para avaliar o estoque, possuindo algumas opções de métodos;

Custo Médio que é aceito pelo fisco e usado amplamente;

PEPS (Primeiro que entra e primeiro a sair);

UEPS (Último que entra e o primeiro a sair) esse não e aceito pelo fisco.

.Lembrando que esse método afetara o total do lucro a ser reportada para um determinado período, quanto maior for o estoque final avaliado, menor será o custo reportado

CUSTOS DE MÃO DE OBRA

Os gastos de Mao de obra estão relacionados ao “ciclo de vida da Mao de obra”, pois vão desde o recrutamento, a seleção e admissão ate a saída do empregado.

Considerando os aspectos fiscais e os princípios de contabilidade geralmente aceitos, todo o Mao de obra da fábrica, que seja ela direta ou indireta, mensalista ou horista, deve ser absorvida no custo de produção e daí transferida aos estoques de produtos acabados. Esses custos serão transferidos para os resultados, por ocasião de venda dos produtos.

Tal as despesas com o pessoal de administração e vendas são consideradas operacionais e não são computadas nos custos para fins de absorção aos estoques, pois são necessárias à atividade da empresa e a manutenção da respectiva fonte produtora, sem, entretanto, relacionar-se diretamente com a atividade produtiva.

CUSTO INDIRETOS DE FABRICAÇÃO

São os custos de fabrica como um elemento indireto do custo é a heterogeneidade dos itens que o compõem. A natureza dos custos indiretos de fabricação torna impossível a sua atribuição direta a cada produto ou serviço que esteja sendo produzido ou prestado

Então é usado o método de “custeio por absorção” sendo esse aceito pela legislação fiscal.

O centro de custo esta relacionada com o porte e a estrutura da empresa. Por exemplo, uma empresa pequena ou média pode ainda não ter atingido o grau de complexidade que comporte essa separação. Nesse caso é recomendável a separação apenas no que podemos considerar os três centros de custos maiores, fabricação, comercialização.

DESPESAS ADMINISTRATIVAS E COMERCIAIS

O custo de produção cessa no exato momento em que o produto industrial dá entrada no estoque de produtos acabados, e partir desse momento, todas as despesas incorridas com esse produto acumulam-se na categoria de despesas administrativas e comerciais.

Lembrando que, mesmo anteriormente ao acabamento do produto industrial, e ainda mesmo anteriormente ao inicio efetivo de sua produção, essas despesas já se estavam avolumando em decorrência de atividade não diretamente vinculadas a produção,mas ininterruptamente exercidas dentro da empresa tais como organização, compra de recursos e materiais, pesquisas de mercado etc.

GASTOS DE EMPRESAS COMERCIAIS

Os demais tipos de organização necessitam, tanto quanto as próprias indústrias de recursos técnicos que lhes permitam manter os seus custos sob estrita vigilância administrativa, tal como acontece com as organizações industriais.

O custo comercial é composto do custo contábil acrescido dos denominados custos complementares (despesas administrativas, de vendas e financeiras).

As despesas administrativas são as decorrentes da administração da empresa, tais como os impostos (não relacionados com a aquisição das mercadorias), os aluguéis, os honorários dos diretores, os salários do pessoal administrativo, o material de escritório etc.

As despesas financeiras são originadas pelos juros de empréstimos e financiamentos.

Deve ser esclarecido que essas despesas adicionais devem ser devem ser cobertas com o lucro liquido do período e, portanto, o custo econômico somente pode existir quando a empresa obtém lucro suficiente para cobrir tais despesas.

DEPARTAMENTOS E RATEIOS

Departamentalização– é a organização dentro de uma empresa que dividi os setores de acordo com atividades desenvolvida em cada área, e esses setores e uma unidade operacional representada por grupo de recursos humanos e de capital.

Rateios – é a alocação de custos indiretos aos produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com