TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Trabalho Escolar: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Taxa de Juros Compostos

Os juros é aquilo que se agrega ao capital, sendo assim, é os frutos que o capital gera chamado de juros sobre juros ou juros capitalizados. São compostos por um período subseqüente que passa a fazer parte do capital, fazendo com que os juros se apliquem sobre os anteriores.

Para melhor explicar os juros compostos faz se o seguinte: Suponhamos que esteja construindo um muro e a cada fileira de tijolos que comece a assentar, os tijolos são maiores do que a fileira anterior. No âmbito da matemática financeira temos a seguinte formula para demonstrar o processo:

M = C x(1+i)^n

Onde:

M é o montante, C é o capital, i é a taxa de juros na forma de fator (5% são 0,05 ou 5/100), n é o numero de períodos de capitalização. O símbolo ^ representa a exponenciação, isto é, o valor entre parênteses está elevado a “n-ésima “ potencia.

Taxa de juros que fazem parte da economia do Brasil

Política monetária é o controle da oferta de moeda (dinheiro) na economia, ou seja, um meio de estabilizar e controlar os níveis de preços para garantir a liquidez ideal do sistema econômico do país. Para o controle da moeda e da taxa de juros as autoridades monetárias utilizam os instrumentos direto e indiretos como recolhimento compulsório, redesconto bancário, operações com títulos públicos, controle e seleção de credito e persuasão moral.

Existem dois tipos de política monetária, a ativa e a passiva:

Política monetária ativa: o BACEN controla a oferta da moeda e neste caso a taxa de juros oscila para determinar o equilíbrio da oferta e demanda da moeda.

Política monetária passiva: o BACEN visa a taxa de juros, tanto a taxa de redesconto ou de remuneração dos títulos públicos, neste caso, deixa a oferta da moeda variar para manter esta taxa de juros, ou seja, a oferta de moeda fica determinada.

As taxas mais utilizadas no Brasil são:

Sistema Especial de Liquidação e custodia conhecida como TAXA SELIC, que é responsável pela negociação de títulos públicos.

Taxa Referencial de Juros ou TR, que reúne a taxa de juros dos 30 maiores bancos e calcular a media, essas taxas são coletadas todos os dias, obedecendo a uma ordem seqüencial que serve para o reajuste da poupança.

Taxa Básica de Financiamento ou TBF, calcula-se o mesmo que o do TR, porem seu redutor é menor.

Taxa de Juros ao longo Prazo ou TJLP, tem o objetivo de facilitar, permitir o alongamento de prazos no mercado financeiro, é mais utilizado pelo BNDES. Essa taxa sofre correção a cada três meses, onde se considera a taxa de títulos da divida externa e da divida interna federal .

A taxa selic é quem determina as demais taxas praticadas no mercado. É partir da determinação desta taxa, que as demais taxas são fixadas no mercado econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com