TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Monografias: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.616 Palavras (7 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 7

2. Teoria da administração

2.1 Segundo as fontes de pesquisa que adquirimos, ao fazer esse trabalho,

analisarmos a Empresa Panificadora Italiana,e identificamos que podemos usar o modelo Japonês da escola clássica, onde visa combater o desperdício, trabalhando em grupo e consenso de processo decisório, são três elementos importantes para uma administração de sucesso.

Se tratando de desperdício aplica se três idéias de eliminar o desperdício:

• Racionalização da força de trabalho: agrupando operários em equipes com um líder ao invés de supervisor, os grupos recebem tarefas simples como; manutenção de seus próprios equipamentos e consertos de pequenas ferramentas.

• Just in time (bem na hora-momento Centro-Hora certa): reduzir ao mínimo o tempo de fabricação e o volume de estoques, minimizarem a necessidade de estoque.

• Produção Flexível: consiste em fabricar produtos, em pequenos lotes de cardo com as necessidades dos clientes, operárias treinadas (e não especialistas) para fazerem as próprias mudanças várias vezes ao dia.

Trabalho em Grupo

• Arquitetura Residencial (dificulta o isolamento).

• Lealdade ao grupo.

• Ética e Responsabilidade Social: pensar antes nos outros antes de si mesmo.

Consenso do Processo Decisório

• Baseado mais no consenso do que na Autoridade Gerencial.

• O nível Hierárquico mais elevado tem a responsabilidade nas decisões.

• Os Japoneses trabalham em grupo e tomam as decisões de forma consensual.

• Todos têm que estar de acordo.

Discutem e fazem consultas com todos os interessados até que o consenso seja alcançado.

2.1.1 A escola clássica desenvolveu-se numa época em que a indústria moderna estava surgindo e havia fornecedores para os produtos que despertavam o desejo de consumo nas pessoas: automóveis, eletricidade e iluminação, telefones. Á medida que a sociedade industrial evoluiu, a concorrência aumentou e os administradores precisaram de ferramentas para enfrentá-la. Alguns autores dão a essa fase seguinte da história da administração o nome de “escola neoclássica” foi o momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para a competitividade. Esse foi o momento dos grandes organizadores: de Pont e Sloan.

Integrantes da escola “neoclássica” Pierre do Pont e Alfred Sloan. As ideias principais eram: A estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico; avaliação do desempenho da empresa como todo; centralização do planejamento e descentralização da execução; unidades centrais de apoio.

Outras idéias importantes, especialmente a administração da qualidade, nasceram não propriamente como descendentes dos clássicos, mas como derivadas, associadas á expansão da Revolução Industrial.

2.1.1.1 As estruturas matriciais são estruturas organizacionais que coordenam duas atividade ou áreasde atuação simultaneamente. Essas atividades ou áreas de atuação exigem mais do que a autoridade direta, de linha, de um únicoexecutivo. Na pratica, são administradas por duas pessoas ou gerências. Há três tipos principais de estruturas matriciais nas organizações da atividade:

• Áreas funcionais (departamentos permanentes) e projetos (organizações temporárias).

Estrutura matricial para realizar projetos é uma solução que permite alocar pessoas dos departamentos permanentes a atividades temporárias de prestação de serviços ou desenvolvimento de produtos sob encomenda.

Diante do estudo do PLT 755 podemos assegurar que a Panificadora Italiana, possui uma estrutura matricial, áreas funcionais departamentos permanentes.

Organograma

3.1 Análise de mercado

Análise de mercado é uma estrutura que avaliam-se os efeitos das ofertas da demandas,é relacionada o marketing da organização da empresa.

Mercado consumidor: É a população economicamente ativa, que influência o mercado e o consumidor.

Correntes: São duas ou mais entidades envolvidas com o mesmo desempenho em conseguir algo.

Fornecedores: É uma empresa ou individuo que fornecem mercadoria para outra empresa. Referente às pesquisas, podemos analisar a estrutura da panificadora Italiana que está sedo avaliada para o procedimento desse trabalho.

Mercado consumidor É a população que usa o determinados produtos,75% de pessoas são consumidor.

Concorrentes Supermercado Max Box, Supermercados Comper, lanchonetes, Panificadora Big Pão,Super Maia.

Fornecedores Brasil refrigerantes,Gap distribuidora, Atacadão, Ideal distribuidora, Seara, Aurora, Perdigão, Natural One,entre outros fornecedores

3.2 Formação de preço

É um grande desafio para os pequenos negócios a formação e definição de preços de venda dos produtos, é necessário o ajuste de preço para menos ou para mais. Isto faz parte da rotina diária dos empresários, o comercio obedece à exigência dos consumidores, concorrentes, das próprias necessidades do negocio. O preço de venda deve se enquadrar nas novas regras do mercado. O empresário precisa saber que o preço de seus produtos ou serviços á ser cobrado do seu cliente, isso tem grande importância para manter a sua empresa viva, é através dos preços passados á clientela que a empresa forma o seu faturamento diário. Toda empresa tem que ter uma arrecadação mensal qual deve custear suas despesas e formar seu lucro para o futuro, é a permanência do negócio. A composição do preço: custo do produto, mercadoria ou serviço, podemos considerar uma panificadora, quanto consumiu de matérias primas totais nos produtos até que ele estivesse acabado e quanto consumiu de mão- de- obra no produto final. Custos variáveis: são aqueles gastos que surgem quando era venda, ou seja, os gastos sobre as vendas do produto são elas os impostos, salários sobre as vendas dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com