TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Artigos Científicos: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  2.853 Palavras (12 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 12

Centro de Educação a Distância

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Letramento e alfabetização

3° semestre- pedagogia

Taguatinga Brasília 2014

Estar alfabetizado.

Começa aqui a história de uma menina simples e muito tímida, mas com muitos sonhos.

Iniciou os seus estudos com 6 anos de idade, essa menina apesar de ser muito tímida ela é muito amada e mimada, quando chegava da escola ela sentava no colo de sua mãe e começava a mamar.

Esta menina teve muitas dificuldades em sua alfabetização em função de um grave problema de visão, contudo ela passou diversas situações constrangedoras com coleguinhas , professores e até mesmo com a família na hora de fazer as tardezinhas, ninguém entendia de onde vinha tanta dificuldade foi um tempo difícil ,mas com o apoio da família e uma excelente equipe médica ela venceu e foi alfabetizada com o método fônico, ensinando após ter vencido este tempo difícil essa menina superou grandes desafios e quer ser professora e ensinar diversas crianças com muito amor.

Estar alfabetizado é conhecer, dominar a leitura, ter o conhecimento e o domínio de interpretar artigos e revistas de modo geral, poder assistir a um programa na televisão e saber interpreta- ló, ou seja, ser alfabetizado é ver o mundo de outra forma, tudo passa a ter um novo sentido, a alegria de poder identificar e entender tudo o que o cerca. Enfim ser alfabetizado, não significa apenas ser capaz de juntar letras e sílabas, mas sim de juntar as palavras formando incríveis frases.

“Paulo Freire não queria somente ensinar a ler e a escrever e nem, muito menos, tornar o analfabeto uma pessoa só capaz de ler o nome dos candidatos nas campanhas eleitorais, isto é, fazer do analfabeto um alfabetizado para poder dar o seu voto aos candidatos interessados ou ‘interesseiros’ neste voto. Paulo Freire tinha, como objetivo no seu processo alfabetizador, educar as massas para a sua participação consciente e crítica na realidade política do país, sem serem vítimas de explorações opressivas e enganadoras dos retentores do poder.” (SIMÕES, 1979, p.12)

O mais importante em ser alfabetizado é ter o sentimento de libertação, pois a partir do momento em que a pessoa aprende a decifrar e a interpretar a escrita, ele começa a ser centro de sua própria história, a alfabetização proporciona a igualdade em situações em que todos saibam ler, dentro de uma nação. O mais interessante é que a alfabetização e a informação andam interligadas, uma pessoa que sabe ler, não fica dependente de outros, desta forma ela pode exercer sua cidadania e fazer suas próprias escolhas.

Ler é um processo de interpretar sons e silabas e também interpretar símbolos numéricos e escritos em uma só frase.

Saber escrever é um método de expressar suas ideias, pensamentos e até mesmo manifestar suas emoções.

Ao fazermos esta pesquisa pudemos ter a oportunidade de conhecer alguns termos como:

Decodificar; É decifrar o que foi falado, ou seja, o código vou citar um exemplo: quando uma criança está começando a construir a base alfabética, antes de saber ler, ela conhece algumas palavras, mas isso não significa que ela saiba ler, ela simplesmente está decodificando.

Ler: Distinguir e saber reunir as letras.

Tomar ou dar conhecimento de algo escrito, como ler uma carta, revista etc., ou até mesmo algo não manifesto no pensamento e nos olhos de outra pessoa.

Escrever: Escrever é a forma de expressar ideias, formas, pensamentos em geral, em uma superfície.

Sempre o ato de escrever tem um propósito e um lugar com diversos propósitos.

Autonomamente: É a aprendizagem autônoma, ou seja, aprendizado com motivação, é uma decisão que depende exclusivamente do esforço da própria pessoa .

Aprendizagem; é o conceito de adquirir conhecimentos, habilidades, valores e técnicas através do estudo adquirido.

A aprendizagem humana é reconhecida como a mudança de comportamentos do ser em cada etapa de sua vida.

Conhecimento; É o ato de conhecer, de ideia de alguma coisa, informação, aprendizado ...

Identificação e interpretação dos sinais linguísticos por um receptor, sendo que na teoria da informação seria um processo em que o indivíduo que recebe uma mensagem traduz os sinais, em dados significativos, claros e elucida tórios. João recebeu uma carta com alguns sinais e figuras, pra saber o recado que a carta passava, João foi à biblioteca e pegou um livro onde continha os significados dos sinais, então João descobriu (decodificou) o recado. Escrever em linguagem clara e comum um texto escrito em código. A leitura e escrita na Alfabetização Na verdade, o processo de alfabetização começa quando o sujeito se ver envolvido com a exigência do saber ler e escrever para resolver situações cotidianas. Ao mesmo tempo em que vão compreendendo seus significados, vão compreendendo a função da escrita no dia-a-dia: escrever para anotar recados, as compras da feira ou supermercado, para dar notícias a um parente distante, preencher cheques, formulários etc. Nota-se que certas práticas de leitura e escrita já não são suficientes para o sujeito atuar no mundo letrado, pois a complexidade de nossa sociedade faz com que surjam as mais variadas práticas de uso da língua escrita. Soares (2003) supõe que os saberes aprendidos dentro e fora da escola são assimilados de maneiras diferentes e devem ser levados em conta quando pensamos em educação e, de modo mais específico, quando se trata de conhecimento de língua. O professor deve garantir que as práticas escolares ajudem a refletir enquanto aprende e a descobrir os prazeres e ganhos que se pode experimentar quando a aprendizagem do sistema de escrita é vivenciando como um meio para, independentemente, exercer a leitura e a escrita dos cidadãos letrados. Para que isso aconteça é preciso que a criança aprenda a ler lendo, a escrever escrevendo, que ela esteja em um ambiente alfabetizador que permita que ela leia o mundo, e que esse mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com