TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Artigos Científicos: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

Antes de se falar de Planejamento e Controle de Produção é necessário que se tenha o entendimento do que é Empresa e suas nuances.

Empresas são organizações compostas por seres humanos e utilizam recursos e competências especificas para sua sobrevivência, vale lembrar que uma empresa pode nascer, crescer (desenvolver) e morrer como um organismo vivo.

Ainda existem as classificações como:

Estatais: estritamente administrada pelo governo (Nacional, Estadual ou Municipal), e visam apenas o bem social da sociedade.

Empresas Privadas: Administrado pelo setor privado que visa acima de tudo lucro.

Empresas mistas: Administrada tanto pelo governo quanto pelo setor privado tendo o controle majoritário do governo, havendo a miscigenação da empresa estatal e privada, e tem como forte a prestação de serviços.

Ainda a empresa tem sua classificação em:

Grande – Considerada de grande porte, havendo a necessidade de maior espaço físico e maiores investimentos.

Média – Considerada de porte médio, constitui esta empresa funcionários de 50 a 500 funcionários, raramente são conhecidas em nível nacional ou internacional.

Pequena – Considerada de pequena ou micro empresa, são constituídas com menos de 50 funcionários, e em sua grande maioria gestionada pelo próprio proprietário, não respeitando também um organograma como uma grande empresa, também requer baixo investimento para sua abertura.

Contando com as empresas primárias ou extrativas, sendo elas responsáveis pela obtenção de matéria prima para as demais empresas, tais como pesca, petróleo entre outros.

Empresas Secundárias ou de transformação, responsável pelo processamento dos produtos advindos da empresa primária, enquadrando-se as fábricas por exemplo.

E as empresas terciárias ou de serviços, que prestam serviços a população por exemplo, seja ela através de leito hoteleiro até a trabalhos advocatícios.

Sistema de produção

Para vários estudiosos as empresas nada mais são que um sistema constituído de diversos subsistemas interligados, sendo essa interligação denominada inter-relações.

Vale ressaltar a necessidade de se saber o que é o sistema aberto e o sistema fechado.

O sistema fechado ou mecânico funcionam em relações pré-estabelecidas, em determinado setor da empresa enquanto o sistema aberto ou orgânico considera o efeito de entrada e saída, sendo improvável o seu resultado final.

As empresas são em sua totalidade consideradas sistemas abertos ou orgânicos, uma vez que estão sempre em mutação a custas do mercado.

Existem classificações de produção que vão desde a produção sob encomenda, aquela que só é executada somente após ter recebido o pedido ou o recebimento do dinheiro em si para a produção do produto, demandando apenas a contratação especifica de mão de obra e compras de materiais a serem utilizados.

A produção em lotes já é mais especifica a atender um mercado e um volume de vendas.

E ainda podemos ressaltar a produção contínua, aquela que não muda drasticamente sua forma de produção e produz em largas escalas.

Para que uma empresa de fato funcione, ela necessita de três fatores de produção: Natureza, Capital e Trabalho, que englobam os recursos materiais ou físicos, os recursos financeiro, recursos humanos, recursos mercadológicos e recursos administrativos.

RESUMO ARTIGO

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

O PPCP é acima de tudo a melhor forma de se empregar os recursos para a produção propriamente dita, sendo de suma importância uma vez que delimita as ações do presente e futuro de uma organização.

Valendo lembrar que PLANEJAMENTO e CONTROLE, são totalmente diferentes embora se relacionem entre si.

Para que uma empresa possa alcançar seus objetivos ela precisa de um planejamento e o controle, para que determinadas ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com