TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Trabalho Escolar: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1- PASSO 3:

Sabemos que a contabilidade sempre esteve presente na vida dos humanos desdá época do homem primitivo, quando contava os instrumentos de caça, de pesca e a quantidade dos seus rebanhos.

E ate hoje se aperfeiçoando ainda mais com planilhas, tabelas, gráficos e todas as tecnologias contábeis que conhecemos.

A contabilidade estuda o patrimônio das empresas e das pessoas, e sua origem é desconhecida, alguns teóricos abordam que a contabilidade vem sendo utilizada a cerca de 4.000 anos antes de Cristo, no início da civilização, em uma época que não existiam números, nem escrita e muito menos moeda.

O homem realizava o controle de seu patrimônio, que na época, eram suas criações de gado, através de representação por desenhos nas paredes, cada desenho representava uma cabeça de sua criação, isso seria considerado hoje o inventário da empresa, assim esses desenhos, aumentando seu número em caso de ampliação ou reduzindo em caso de diminuição do rebanho. Forma de contabilidade, que nos dias atuais são controladas através de sistemas, relatórios, pareceres, tabelas e fórmulas.

Quando se fala em contabilidade, muita gente pensa que se resume somente a realidade empresarial e não é bem assim.

A maioria das pessoas pensa assim porque já há um mito em achar que tudo que se refere à contabilidade é burocrático, desinteressante e que nada tem a ver com o dia-a-dia de um cidadão qualquer.

Primeiro é preciso tirar todas essas visões errôneas sobre o que é contabilidade e sobre a sua importância em nossas vidas. Afinal, o que é contabilidade? Qual seu objetivo?

Ela contabiliza todos os dados e números relativos à situação financeira de uma empresa, os comunica para o seu responsável e todos os dados por ela informados são confiáveis.

Resumindo, a contabilidade é uma ciência que ajuda na tomada de decisões importantes, principalmente aquelas que dependem da situação financeira de uma empresa.

Mas ela também está presente em nossas vidas. Nosso dia – a – dia, quando fazemos planejamentos mensais de gastos, balanços das entradas de dinheiro, entre outras coisas que envolvem a nossa situação financeira, fazemos contabilidade sem perceber.

Já nas expressas o numero de pessoas envolvidas aumentam e os usuários das demonstrações contábeis, incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores, por empréstimos, fornecedores, e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agencias ao publico.

Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informações, embora nem todas as necessidades desses usuários possam ser satisfeitas pelas demonstrações contábeis.

Os avanços tecnológicos também forçaram uma melhora do pensamento contábil, que foram movidos pelo crescimento da corrupção e o uso da contabilidade para fins ilícitos; a euforia normativa com a participação interventora do Estado e das entidades de classe; a visão social e a dilatação do estudo contábil para as relações ambientais, além da globalização dos

mercados e a necessidade de harmonização às normas internacionais.

Enfim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com