TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Trabalho Universitário: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 2

PROCESSO HISTORICO DO ESTADO INFANTIL NA EUROPA E NO BRASIL

Ao analisarmos a história da educação da criança no Brasil, é notório que durante muitos séculos a educação da criança pequena se dava através do convívio familiar sobre a responsabilidade exclusivamente familiar, tendo ganhado espaço fora do núcleo familiar doméstico a partir do século XIX através de várias demandas, tais como combate a pobreza, como perspectiva do Estado e em outra ora, como salário complementar, ora na perspectiva familiar sendo assim, foram surgindo espaços formais para o atendimento da criança fora do núcleo familiar em institucional filantrópica, pois eram de organizações racionais e assistenciais em substituição caridosa, prática dominada pelo sentimento de simpatia e piedade, com caráter religioso, as crianças não tinha uma proposta de instrução formal, pois neste modelo as crianças aprendiam bons hábitos de comportamento, regras morais e valores religiosos.

Em meados do século XVIII e ao longo do século XIX, a criança passou a ser o centro de interesses educativos do adulto (Segundo Oliveira).

Tendo uma atenção diferenciada de acordo com a criança pobre e de elite, neste caso o ser pobre era merecedor de piedade, os reformadores protestantes defendia a educação dentro de uma visão universalizada, porém o estado dava prioridade à educação da elite. A expansão da educação infantil tem ocorrido na Europa, na América e no Brasil desde l960, sendo que os principais fatores, segundo Paschoal e Machado (2009), no Brasil, as primeiras instituições de atendimento à criança surgiram no intuito de auxiliar as mulheres que participava e era inserida no mercado de trabalho, com a chegada da revolução industrial.

Desta forma essas instituições perderam assim este conceito voltado ao caráter na sua concepção de assistencialista. .Em torno da Constituição de 1988 e da LDB, a expressão “Educação Infantil” ganha força caracterizando passando a ter papel importante no desenvolvimento humano e social.

Uma expansão caracterizada pela falta de investimentos técnicos e financeiros, fez com que manchasse a qualidade no atendimento às crianças. Os materiais pedagógicos insuficientes e inadequados, a dicotomia educar e cuidar, assim como currículos e propostas pedagógicas que não existiam marcaram a época. (PASCHOAL e MACHADO, 2009).

Ainda que mesmo com o passar dos anos, a oferta pela Educação Infantil continuou a crescer e que este crescimento, que na época apresentava suas falhas, ainda se faz presente nas escolas de Educação Infantil brasileiras, mantendo na atualidade muito dessas características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com