TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Artigo: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

Gestão de Pessoas E Negociação Empresarial

Selecionar os colaboradores estimulá-los e administrá-los estão entre as atribuições mais delicadas impostas ao micro e pequeno empreendedor que precisa de outras pessoas para ajudá-lo na expansão e na melhoria do seu negócio. E isso se faz por meio da gestão de pessoas.

Aliás, a mudança de nome, de “Recursos Humanos” para “Gestão de Pessoas”, representa muito mais do que uma simples alteração na forma de nomear esta prática. O que ocorreu foi uma transformação nas relações entre empregado/empregador. Hoje, o que se valoriza é uma administração conjunta, onde os colaboradores são parceiros e não apenas recursos empresariais.

Entender a importância dos funcionários para a empresa e como eles podem contribuir para o sucesso do seu negócio é uma etapa fundamental para quem quer ter um negócio bem sucedido.

A negociação empresarial é voltada exclusivamente para obter vantagem. “Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa” (Cohen, 1980:13)

O departamento de produção da Flash Power tem passado por alguns problemas relacionados ao comportamento dos funcionários. Tem sido difícil manter e alcançar as metas de produtividade. Além disso, o número de faltas (não justificadas) também chegou a um número preocupante. O ambiente de trabalho na produção tem gerado um nível alto de estresse aos funcionários. E isso vem causando problemas de faltas relacionadas a afastamentos por doenças. Essas doenças são basicamente de origem osteomusculares ocasionadas por problemas ergonômicos e acidentes de trabalho.

Como motivação para os funcionários da produção a empresa Flash Power resolveu oferecer uma cesta básica de alimentos + um kit de limpeza por mês para cada colaborador que não tiver falta no mês, com isso vamos diminuir as faltas não justificadas.

A pressão gerada pelo aumento da competividade, pelo estresse aumenta as faltas relacionadas a afastamentos por doenças, isso aconteceu devido ao aumento do ritmo do Trabalho, tarefas repetitivas e forças exercidas. Para eliminar as causas desse problema o líder vai passar a controlar o ritmo doo trabalho, pausas de descansos, uso de EPI’S confortáveis para eliminar os afastamentos por doenças.

“A terceirização (...) nos últimos vinte anos da história do país, ela se tornou o mais importante recurso estratégico das empresas para gestão (redução) dos custos com a força de trabalho”. (Marcelino, Paula)

Na contratação de mão de obra terceirizada os impactos negativos são:

 Prestação dos serviços pelos terceiros;

 Problemas de relacionamento entre os terceiros e os funcionários da empresa;

 Distanciamento entre as necessidades e expectativas da empresa daquilo que tem sido oferecido pelos terceiros;

 Dificuldade em estabelecer relação de parceria com os terceiros;

Para minimizar os impactos deve-se Constatar que, serão necessárias algumas medidas, como o estabelecimento de verdadeira parceria, uma relação de confiança e investimento no desenvolvimento e na capacitação do terceiro para que ele preste serviço adequado e conforme ao que é desejado pela empresa tomadora. Além disso, as organizações têm montado estruturas para a gestão do processo que inclui, basicamente, políticas e procedimentos para contratação e acompanhamento da prestação dos serviços.

“Contratação de terceiros, por parte de uma empresa, para as realizações de atividades que não lhe são essenciais, a fim de racionalizar seus custos, economizar recursos e desburocratizar sua administração.”. (Dicionário do Aurélio On-line)

Os benefícios da terceirização da mão de obra da empresa Flash Power são:

 Redução de despesas;

 Mudanças organizacionais;

 Racionalização produtiva;

 Especialização flexível;

 Quebra de movimento sindical;

Para melhorar a taxa de rotatividade de trabalhadores devemos seguir alguns métodos, ferramentas e técnicas para agregar valor aos colaboradores e diminuir a saída dos mesmos. A seleção pode ser definida como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. O departamento de recrutamento e seleção deve fazer uma prévia seleção do pessoal, seja através de entrevista,consultas e checagem de informações pessoais para impedir que elementos de má reputação e que possuam maus antecedentes profissionais e pessoais sejam escolhidos para fazer parte do time de colaboradores da empresa.

A entrevista final para concluir o processo de recrutamento e seleção, no qual o selecionador fará a proposta oficial, programará uma data para o inicio das tarefas, comunicará a data para o inicio do programa de integração e introdução do novo funcionário na Companhia. O selecionador fará um detalhamento, uma descrição de como será o cargo. E ouvirá o entrevistador com relação ao processo de recrutamento e seleção, como ele se sentiu.

Após isso começa o estágio da integração que tem como objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com