TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Pesquisas Acadêmicas: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 6

Os pontos essenciais de um modelo de gestão que preserve a ética

Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”. A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras. É uma ciência social aplicada, fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elemento de produção. Ela estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno financeiro de forma sustentável e com responsabilidade social, ou seja, é impossível falar em Administração sem falar em objetivos. Em síntese, o administrador é a ponte entre os meios (recursos financeiros, tecnológicos e humanos) e os fins (objetivos). Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização por melhor que seja dispõe de todos os recursos e também a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitada. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.

A Teoria Geral da Administração atravessou diversas fases diferentes e que se superpõem. Cada fase realça e enfatiza um aspecto importante da administração, chamado de variável da administração, todas são ainda aplicáveis às situações atuais, e o administrador precisa conhecê-las bem para ter a sua disposição uma série de alternativas adequadas para a situação. A moderna teoria geral da administração, que se estuda hoje é formada por conceitos que surgiram e vêm-se aprimorando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de técnicas para resolvê-los. Os teóricos clássicos têm importâncias positivas e negativas, até os dias de hoje. Para Chiavenato, Fayol e Taylor têm importância histórica para as organizações. Analisando as teorias administrativas e a evolução das mesmas, conclui-se que as proposições não são antagônicas, mas se completam. Assim, cada instabilidade encontrada nessas tem sido aprimoradas por novas teorias posteriores, desenvolvidas até os dias atuais, adaptadas ao cenário vigente de sua formulação. Podemos concluir que as práticas administrativas têm carecido e buscado a união dos pontos positivos de cada teoria, adaptando essas ao cenário vigente e acrescendo à essas praticas o toque da arte administrativa que todo organização necessita.

Habilidades e competências do Administrador moderno

• Habilidade técnica: Consistem em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução, experiência e educação. Dentro de um ambiente acadêmico ou profissional, o indivíduo adquire esta competência.

• Habilidade conceitual: É o entendimento das complexidades da organização como um todo e o ajustamento do comportamento do colaborador dentro da mesma. Esta aptidão permite que a pessoa se adapte e tenha uma conduta de acordo com os objetivos da organização e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades pessoais ou do seu grupo imediato. Normalmente, esta visão global é passada ao funcionário no treinamento de integração.

• Habilidade humana: É a habilidade mais importante para o Administrador. Baseia-se na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes, anseios e motivações e aplicar uma liderança eficaz, incentivando a criatividade do colaborador. As organizações são formadas por pessoas e saber trabalhar com elas é fundamental para o sucesso do profissional. Esta habilidade em alguns casos é inata, mas pode e deve ser trabalhada e desenvolvida pelo profissional que atua na área administrativa.

Fazendo uma combinação racional dessas habilidades e sabendo aplicar a competência certa em cada momento, o Administrador em qualquer nível hierárquico, atingirá o sucesso.

AS PRINCIPAIS TEORIAS ADMINISTRATIVAS E SEUS PRINCIPAIS ENFOQUES

FOCO TEORIAS ADMINISTRATIVAS PRINCIPAIS ENFOQUES PRINCIPAIS CRITICAS

Tarefas Administração científica Racionalização do trabalho no nível operacional Transformou o homem em uma máquina

Estrutura Teoria clássica

Teoria neoclássica Organização Formal; Princípios gerais da Administração; Funções do Administrador Que foi desenvolvida sem comprovação científica

Teoria da burocracia Org. Formal Burocrática; Racionalidade Organizacional; Normas Absurdas, apego às regras,

Teoria estruturalista Múltipla abordagem: Organização formal e informal; Análise intra- organizacional e análise interorganizacional; Ampliação do estudo para outros campos: Convergência de várias teorias

Pessoas Teoria das relações humanas Organização informal; Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo; Visão inadequada dos problemas de relações industriais.

Teoria comportamental Estilos de Administração; Teoria das decisões; Integração dos objetivos organizacionais e individuais; Análise organizacional a partir do comportamento; Visão tendenciosa

Teoria do desenvolvimento organizacional Mudança organizacional planejada;

Abordagem de sistema aberto; Procura estabelecer o D.O sem obter nenhuma fonte de pesquisa, através de princípios administrativos.

Ambiente Teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com