TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Ensaios: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  3.134 Palavras (13 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO:

As mudanças percebidas pelas organizações acontecem cada vez mais rapidamente e a globalização as obriga a competir- se em um mercado, isso leva as empresas a repensarem seus processos e controles de recursos, a fim de garantir sua sobrevivência.

Na verdade a função financeira dentro de uma empresa esta diretamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento e à decisão de se fazer um financiamento, sem esquecer que estas duas funções principais estão interligadas. Verificar-se-á a importância dos controles financeiros para a geração de valor (lucro, caixa e saúde financeira), principalmente da ferramenta fluxo de caixa, que prove a empresa de informações importantes para a tomada de decisão, dado um nível de risco, é a taxa necessária de retorno que justifica a realização de um investimento. Contribuição ao valor de uma empresa por meio da seleção dos investimentos que produzam o melhor balanceamento entre risco e retorno.

Administração Financeira e Orçamentária:

Define-se Administração financeira como sendo um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. Tem como objetivo geral a maximização dos lucros e como básicos tem como: manter a empresa em permanente situação de liquidez, obter novos recursos para planos de expansão e segurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira. Para isso se faz necessário um bom planejamento financeiro, que é o que trata o assunto abaixo. Mas antes disso vale lembrar que, uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa. Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.

Planejamento da Administração Financeira. Para atingir seus objetivos e criar formas de alcançá-los, a empresa precisa planejar antecipadamente, de modo que venha traçar formas e meios de conseguir chegar ao seu objetivo. Pode-se considerar o planejamento como uma das atividades de maior importância dentro de uma organização, que se faz necessária em todos os setores da empresa, principalmente nas atividades da área financeira, como afirma Gitman (1987): “Os planos financeiros e orçamentos fornecem roteiros para atingir os objetivos da empresa. Além disso, esses veículos oferecem uma estrutura para coordenar as diversas atividades da empresa e atuam como mecanismo de controle estabelecendo um padrão de desempenho contra o qual é possível avaliar os eventos reais.”

A administração financeira e orçamentária trata dos assuntos relacionados à administração das finanças e empresas e organizações, ela esta diretamente ligada à administração, economia e a contabilidade.

A administração financeira e orçamentária está presente em todos os setores funcionais da empresa onde é possível observar e corrigir gastos desnecessários por setor, neste caso é possível avaliar isoladamente um departamento em questão e após o todo. Possui ainda as principais funções abaixo também de forma isolada e maximizada:

•Analisar, planejamento e controle financeiro;

•Tomada de decisões de investimentos;

•Tomada de decisões de financiamentos;

Para efetuar as análises acima são utilizados alguns demonstrativos onde estarão descritos a realidades do processo:

• Demonstração do Resultado do Exercício;

• Fluxo de Caixa;

• Balanço Patrimonial;

O fluxo de caixa é um dos principais demonstrativos financeiros por mostrar as entradas e saídas diárias que o setor ou o macro da empresa esta gerando. Em cada modelo de negócio a abordagem da administração financeira pode ser diferente, isso dependerá dos objetivos e da amplitude de retorno que se deseja alcançar. Mesmo com esta diferença a administração destes dois pontos na empresa é de extrema importância para o bom funcionamento da mesma.

A partir de análises financeiras o administrador tem condições de tomar decisões corretas no momento correto, para que dessa forma consiga atingir sua meta principal que é a de alavancar a organização, para que isso seja possível e necessário que o administrador se envolva com as mudanças que ocorrem frequentemente no campo das finanças, que se mantenha sempre atualizado com o cenário interno e externo da empresa e dessa forma consiga atingir os objetivos desta.

Interferência do tempo sobre a moeda:

Quando uma empresa deseja fazer novos investimentos e planeja como deve ser feito, fatores econômicos devem ser analisados para tomada de decisões.

Em um cenário de valorização da moeda nacional, observa-se uma determinada empresa brasileira que atua com o mercado de exportação. Quando a moeda nacional é valorizada, a empresa brasileira tem dificuldade competir com os produtos de outros países. Uma empresa que exporta para a Europa, onde o Real valendo mais que o euro a empresa brasileira não conseguirá vender. Por exemplo: uma mercadoria brasileira que valha mil reais vai aumentar de preço para um europeu mesmo que o brasileiro continue vendendo por mil reais, pois lá na Europa, na hora de converter esse preço para euros, eles terão que dar mais euros para obter a mesma mercadoria. Ou o contrário para as empresas que importam. Esse momento é favorável, pois precisará de menos reais para a quantidade de euros na compra de uma máquina ou matéria-prima da Europa, por exemplo. Agora imagina-se que o país esteja passando por um processo de desvalorização da moeda, consequentemente a inflação, onde a moeda nacional esteja perdendo seu valor, enquanto que outras como o dólar faz o inverso, para a empresa atua com o comércio exterior, que trabalha com a importação de matéria-prima, por exemplo, com a inflação em alta, o insumo torna-se mais caro e consequentemente o preço de produto final aumenta, alimentando ainda mais a alta da inflação.

Portanto através dessas duas análises feitas da valorização e desvalorização da moeda, conclui-se que, de outra forma ou outra pode interferir no planejamento financeiro da empresa e o administrador financeiro tem que estar preparado e ter mecanismos parar prever esses tipos de situações para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com