TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Ensaios: Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA INSERÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Este artigo tem como objetivo analisar a importância do estágio supervisionado aos graduandos, verificando o grau de facilidade na inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

Palavras-chaves: Estágio supervisionado; mercado de trabalho; ensino superior .

Resumo

No Brasil, cada vez mais a inserção no mercado de trabalho tem sido um desafio para estudantes de graduação, visto que a exigência por experiência é um requisito básico na maioria das empresas.

Roesch (1996) menciona que o estágio, além de aplicar na prática os conhecimentos teóricos aprendidos no decorrer do curso, busca também avaliar a possibilidade de sugerir mudanças no trabalho, aprofundando uma área de interesse e testando a habilidade de negociação do estagiário.

Segundo Bastos et al (2003), a inserção da prática profissional durante o período de formação dos estudantes é um instrumento decisivo na política de formação dos recursos humanos que irão integrar o mercado de trabalho futuro. A preparação dos profissionais do futuro começa na escola, mas sua formação se dá cada vez mais dentro das organizações. A inserção do aluno no mercado de trabalho. Realização de estágio supervisionado, quando ainda recebe a influência direta das atividades desenvolvidas nos laboratórios, das salas de aula e dos professores-orientadores, é um fator inovador de desenvolvimento econômico e social.

Segundo a Pesquisa da Atividade Econômica Regional (PAER), que investigou a natureza das relações das empresas com as instituições de ensino voltadas somente a nível de educação profissional, verificou que, dentre as várias modalidades de relacionamento sugeridas (recrutamento de egressos das escolas, contratação de serviços especializados das escolas, acolhimento de alunos em estágios, oferta de estágios nas empresas aos professores das escolas, participação dos professores das escolas em projetos das empresas, treinamento de trabalhadores das empresas nas escolas, participação das empresas na definição dos currículos das escolas, cessão de equipamentos e insumos para uso das escolas e prestação de auxílio financeiro às escolas) destacaram-se apenas aquelas consideradas tradicionais, ou seja, as empresas cedendo suas instalações como campo de estágio para os alunos das escolas e recrutando profissionais dentre os egressos dos cursos oferecidos pelas escolas profissionalizantes (BASTOS et al, 2003).

Para o estudante, por sua vez, segundo o IEL ( 2007 ), o estágio representa muitas vezes, a sua estréia profissional, que chega como um ensaio geral para sua atuação futura, ou seja, através dele, o estudante tem a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolver seus talentos, permitindo um contato direto com as verdadeiras necessidades do mercado de trabalho.

É sabido que o ritmo acelerado do desenvolvimento tecnológico apresenta efeitos sensíveis sobre a estrutura do conhecimento atual, como também leva ao despertar de novos conhecimentos distintos, gerando novas ocupações e profissões. . É no estágio, portanto, que o estudante deve perceber a utilidade do que aprendeu e procurar eliminar as falhas existentes, e é dessa forma que o estágio pode ser considerado uma modalidade de treinamento. Cabe a Universidade potencializar portanto o estágio como forma de profissionalização, pois, ele é uma das opções de ferramenta que podem fazer a diferença para aqueles que estão adentrando ao mundo do trabalho, da competitividade, e do mercado global (LEITE e BRANDÃO, 1999). . Todas essas habilidades e competências farão a diferença na inserção dos alunos no mercado de trabalho, pois estes estarão aptos a desenvolverem com maior facilidades as atividades necessárias à função. Almeida et al (2006) salientam que os fatores referentes ao Desenvolvimento da capacidade de expressão oral e escrita, ao Desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico com base em ferramentas quantitativas e ao Desenvolvimento de atitudes pró-ativas e aquisição de valores éticos para o exercício da profissão não apresentaram diferenças significativas.

Neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com