TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps

Artigo: Atps. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 2

ROTEIRO DE ESTUDO

Curso:

PEDAGOGIA Período Letivo: 1º bimestre 2013-2 Série:

4º. SEMESTRE Disciplina:

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Professor EAD:

MARIA CLOTILDE BASTOS Tema:

Tema 1: Compreendendo a Educação Infantil e suas Significações Conteúdo:

 As leis nacionais que regem a Educação Infantil.

 Conceitos de creche e pré-escola.

 Proposta pedagógica de Educação Infantil fundamentada numa ação integrada.

 Os principais desafios da Educação Infantil. Roteiro do Tema 2

Este tema deve possibilitar que você analise:  Que a educação infantil evoluiu muito e hoje conta com um conjunto de Legislações que regulamentam sua realização. A Lei 12.796/2013 altera vários artigos da LDB 9394/96, incluindo o currículo da educação infantil no corpo do artigo 26, pois antes somente constava o ensino fundamental e médio, além de outras mudanças. A Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, estabelece as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.  Historicamente a educação infantil, especialmente as creches tinham a função assitencialista, priorizando os cuidados físicos em detrimento de sua função educativa.  Uma nova concepção de educação infantil, deve integrar o educar e o cuidar, como faces de um mesmo processo que deve estar consubstanciado na proposta pedagógica da instituição da educação infantil.  Os profissionais que atuam nesse nível de ensino precisam ser competentes tecnicamente, tendo em vista a grande diversidade cultural que influencia esse contexto em sua totalidade, sendo necessário que adquiram domínio de conhecimentos teóricos e metodológicos para que consigam realizar um trabalho de qualidade na Educação Infantil, aliando o “cuidar e o educar”, dentro de um contexto que contemple o respeito ao direito à infância.

 O texto sugerido no caderno de atividades “Educação Infantil: algumas reflexões sobre seus fundamentos teóricos e metodológicos” de Maria Angélica Olivo Francisco Lucas. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/art08_17.pdf>.

 Explore os vídeos e textos sugeridos no Caderno de atividades, além das atividades propostas.

 Conheça as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, disponível em: <portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc>.

Bibliografia Básica

OLIVEIRA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com