TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Adm Financeira E Orçamentaria

Casos: Atps Adm Financeira E Orçamentaria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  3.253 Palavras (14 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Curso de Administração

Eder da Silva Monteiro RA: 364303

Emerson Alexandre Herreira RA: 383495

Jonatas Pedro da silva RA: 401782

Juliano Barbosa Duarte RA: 367182

Silas Alves Pereira RA: 402145

ADM FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

Prof. GERALDO G DO E S JUNIOR

Aquidauana/MS

2014

Universidade Anhanguera UNIDERP

Centro de Educação à Distância

Curso de Administração

Eder da Silva Monteiro RA: 364303

Emerson Alexandre Herreira RA: 383495

Jonatas Pedro da silva RA: 401782

Juliano Barbosa Duarte RA: 367182

Silas Alves Pereira RA: 402145

ADM FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

Prof. GERALDO G DO E S JUNIOR

Atividade Prática Supervisionada da disciplina de Adm Financeira e Orçamentária, sob a orientação do professor Gerando G do E S junior.

Aquidauana/MS

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO: 4

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO 5

INFLAÇÃO 5

RISCO 5

PREFERÊNCIA PELA LIQUIDEZ 5

RESOLVENDO EXERCICIO 6

RISCO X RETORNO 6

ANÁLISE COMPARATIVA DE INVESTIMENTOS 7

AVALIAÇÃO DO INVESTIMENTO EM AÇÕES DA EMPRESA FICTÍCIA COMPANHIA ÁGUA DOCE 8

RETORNOS ESPERADOS 8

AVALIAÇÃO DE RISCO DOS PROJETOS 9

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO 10

AVALIAÇÃO DE TÍTULOS 10

AVALIAÇÃO DE AÇÕES PREFERENCIAIS 10

AVALIAÇÃO DA AÇÃO ORDINÁRIA 11

CAPM 11

CÁLCULO DE RETORNO PELO MODELO DE GORDON 11

ORÇAMENTO DE CAPITAL 14

AVALIAÇÃO DOS RISCOS 15

CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 18

INTRODUÇÃO:

Disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada á economia e a contabilidade, relacionando que o campo das finanças nos últimos anos sofreu grandes mudanças.

Para os que atuam no mundo dos negócios, ter conhecimento sobre Administração Financeira é essencial, as finanças são um conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie (caixa), usados em transações e negócios com transferências e movimentação de dinheiro, onde há a necessidade de expor a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos. As Finanças fazem parte do cotidiano da Empresa, pois é ela quem controla seus recursos, principalmente na administração geral de nível tático, gerencial e estratégico em que se apuram dados para a tomada de decisões na empresa.

As Finanças,são aplicações de uma série de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou o valor total de um negócio.

Para se obter algum êxito, os administradores financeiros precisam se envolver com as mudanças que ocorrem constantemente no campo das finanças. Eles devem adotar métodos mais sofisticados para poder planejar melhor num ambiente de crescente competitividade.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO E O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO

Com a grande concorrência do mercado, um bom planejamento financeiro pode fazer a diferença para sobrevivência de uma empresa. Gitman (1997, p.588) afirma que :

“As empresas utilizam-se de planos financeiros para direcionar suas ações com vistas a atingir seus objetivos imediatos e a longo prazo onde um grande montante de recursos está envolvido [...] é importante para o funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução dos objetivos.”

O administrador financeiro sabe que o valor do dinheiro muda com o tempo, portanto, preferem dinheiro agora a depois, portanto, deve-se estar atento às mudanças do mercado, principalmente aos fatores que diminuem o valor do dinheiro.

São citados três índices que diminuem progressivamente o valor do dinheiro:

INFLAÇÃO

Quando há um aumento geral dos preços na economia. O poder de compra do dinheiro hoje é maior do que amanhã, o aumento do preço diminui o valor do dinheiro, ou seja, com R$1,00 hoje se compra mais do que daqui há 1 ano.

RISCO

A incerteza acerca do futuro faz com que o dinheiro diminua com o passar do tempo, as pessoas valorizam o dinheiro agora, tentam evitar o risco de perderem seu dinheiro, um investidor não pode ter certeza que seu investimento dará resultados positivos, nem que suas ações serão valorizadas, portanto, com o aumento do risco, ocorre diminuição do valor do dinheiro.

PREFERÊNCIA PELA LIQUIDEZ

A liquidez refere-se à facilidade de um ativo se tornar caixa (dinheiro). Os investidores preferem manter dinheiro em caixa para emergências, tentam não comprometer o caixa em ativos de rendimento futuro, pois, como mencionado anteriormente, o dinheiro perde valor com o tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com