TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administraçao

Seminário: Atps Administraçao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Seminário  •  3.731 Palavras (15 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 15

A habilidade humana de mais destaque e que maior impacto causou no mundo. Denomina-se Administração.É por meio do ato de administrar que as organizações estão tão dinâmicas e desenvolvidas atualmente,torna impossível imaginar um mundo sem ela, onde nosso cotidiano gira em torno dela. Pode-se dizer que parte deste ponto a necessidade de se estudá-la, mas qual a causa da Administração ser considerada uma habilidade humana?

Quando administramos usamos tanto a intuição quanto a superstição, estas são inerentes do ser humano. A intuição constitui-se em utilizarmos nossos cinco sentidos com a finalidade de julgar a veracidade de uma afirmação, já a superstição são as coisas em que acredito, mas não são reais.

Ao usar constantemente das características humanas fica impossível de dissociar o ato de administrar de ser também uma habilidade humana. Podemos exemplificar esta tese por meio dos estudos de Henri Fayol.

Se a Administração é considerada a excelência das habilidades humanas é em decorrência dos acontecimentos históricos e sociais que modificaram para sempre a estrutura econômica e social do mundo. Temos a Revolução Industrial. Pode-se afirmar que está neste ponto o grande ‘marco’ para o mundo administrativo, organizacional, a Revolução Industrial é essencial para o que denominamos hoje de administração, empresas, fábricas, indústrias, produtos e serviços entre tantos outros fatores que foram por ela aconselhados.

Com a influência da Revolução Industrial para a Administração, surge então um novo conceito de trabalho, de trabalho basicamente agropecuário para um trabalho em grande parte industrial.

Em um mundo totalmente modificado pela ocorrência da Revolução Industrial, temos o surgimento de diversas teorias sobre as formas de administração e o serviço industrial. Podemos destacar entre elas as teorias de Taylor (Teoria da Administração Científica), Henri Fayol (Teoria da Administração Clássica), os estudos de Henry Ford, Max Weber (Teoria da Burocracia).

Com os estudos, fica evidenciada a principal contribuição de Fayol para os estudos de administração como sendo a ampliação do objeto de estudo em relação ao estudo de Taylor, Fayol amplia o objeto da pesquisa administrativa ao estender a finalidade de seus estudos para toda a estrutura organizacionalComo a maioria dos estudos da época, Max Weber (1864 a 1920) em sua Teoria da Burocracia, tinha como finalidade o estudo dos processos administrativos para a obtenção da máxima eficiência. Sua obra difere das obras de Taylor e Fayol.

A logica de Fayol e Taylor era a mesma, eficiencia da organização cientica, Taylor acentua os mecanismos e coloca uma enfase particular nas tarefas, Fayol por sua vez vai coloca a assento não tanto na produção mas sim na organização em si mesmo, na administração, ele é o verdadeiro fundador da ordem dos gestores, assim ele colocaca a enfase na estrutura da organização. Porém tem o mesmo objetivo de Taylor, a procura da maior eficiencia possivel e o menor custo.

Colocamos em evidencia novamente a racionalização da produção capitalista sem tirar o foco da importância do uso das sugestões por parte dos trabalhadores. Competências Gerenciais

Dentro da Gestão por Competências, as competências gerenciais são um conjunto de conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes que uma pessoa necessita para ser eficaz no campo de atividades administrativas. O desenvolvimento das competências é proveniente da Aprendizagem Organizacional, voltada para as competências humanas e organizacionais.

Esse conceito está atribuído à capacidade do indivíduo de desempenhar seu papel com eficiência dentro da função que se encontra. As competências nas empresas estão em reconhecer a importância dos gestores. Já na Administração Pública, o objetivo gerencial deve ser a eficácia dos processos gerenciais na procura do melhor custo/benefício dos recursos.

Essa competência, cheia de habilidades, atitudes e conhecimentos quando colocadas em conjunto são capazes de fornecer potencialidades para a obtenção dos resultados e consequentemente maior competitividade com os seus concorrentes. Serão os gestores (gerentes, chefes, diretores, etc.) que através de suas competências lideram pessoas e contribuirão para a formação desse conceito.

Competências GerenciaisCompetências Gerenciais Básicas

» Liderança;

» Persuasão;

» Trabalho em equipe;

» Criatividade;

» Tomada de decisão;

» Planejamento e organização;

» Determinação;

» Motivação;

» Comunicação oral e escrita;

» Saber ouvir, etc.

ISO 9000

Em sua abrangência máxima o ISO 9000 engloba pontos referentes à garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados; objetivando a satisfação do cliente pela prevenção de não conformidades em todos os estágios envolvidos no ciclo da qualidade da empresa.

A ISO série 9000 compreende um conjunto de cinco normas (ISO 9000 a ISO 9004). Entretanto, estas normas oficializadas em 1987, não podem ser consideradas normas revolucionárias, pois elas foram baseadas em normas já existentes, principalmente nas normas britânicas BS5750.

Além destas cinco normas, deve se citar a existência da ISO 8402 (Conceitos e Terminologia da Qualidade), da ISO 10011 (Diretrizes para a Auditoria de Sistemas da Qualidade), ISO 14000 (para a gestão ambiental) e de uma série de guias ISO pertinentes à certificação e registro de sistemas de qualidade.

Certificado ISO 9000

QUEM PODE APLICAR

As normas ISO 9000 podem ser utilizadas por qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena, de caráter industrial, prestadora de serviços ou mesmo uma empresa governamental. Deve ser enfatizado, entretanto, que as normas ISO série 9000 são normas que dizem respeito apenas ao sistema de gestão da qualidade de uma empresa, e não às especificações dos produtos fabricados por esta empresa. Ou seja, o fato de um produto ter sido fabricado por um processo certificado segundo as normas ISO 9000 não significa que este produto terá maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com