TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração

Trabalho Escolar: Atps Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria de sistemas

Histórico

A teoria de sistemas, cujos primeiros enunciados datam de 1925, foi proposta em 1937 pelo tendo alcançado o seu auge de divulgação na década de 50. (ALVAREZ, 1990). Em 1956 introduziu o conceito na. A pesquisa de Von Bertalanffy foi baseada numa visão diferente do reducionismo científico até então aplicada pela convencional. Dizem alguns que foi uma reação contra o e uma tentativa para criar a unificação científica

Conceito

O Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.

Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção.

Sistema é um conjunto de partes coordenadas, formando um todo complexo ou unitário.

Teoria matemática da administração

A teoria da matemática preocupa-se em construir modelos matemáticos capazes de simular situação reais na empresa. Criação de modelos matemáticos volta-se principalmente para a resolução de problemas de tomada de decisão. É através do modelo que se fazem representações da realidade. Na Teoria Matemática, o modelo é usado geralmente como simulação de situações futuras e avaliação da probabilidade de sua ocorrência. Em síntese os modelos servem para representar simplificações da realidade. Sua vantagem reside nisto; manipular simuladamente as complexas e difíceis situações reais por meio da simplificação da realidade.

o Permitem o entendimento dos fatos de uma forma melhor que a descrição verbal.

o Descobrem relações existentes entre vários aspectos do problema, não percebidas na descrição verbal.

o Permitem tratar o problema em seu conjunto e com todas as variáveis simultaneamente.

o Podem ser aplicados por etapas e considerar outros fatores não descritos verbalmente.

o Utilizam técnicas matemáticas e lógicas.

o Conduzem a soluções quantitativas.

Permitem uso de computadores para processar grandes volumes de dados.

Teoria da informação

É a fase em que administrar significa lidar com a tecnologia, para extrair dela a máxima eficiência possível. Muito embora a administração científica de Taylor e seus seguidores tenha se preocupado na época com a tecnologia, suas incursões nesse campo ficaram limitadas estritamente no nível da tarefa individual de cada operário e de maneira concreta e imediatista. Somente em 1960, com os estudos e pesquisas da socióloga inglesa JOAN WOODWORD sobre uma amostra de indústrias da Inglaterra, passou-se a compreender - embora tardiamente - o importante papel da tecnologia sobre as empresas que a utilizam sob variadas formas e naturezas, para realizarem suas operações e atingirem seus objetivos.

A tecnologia da informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação de computação. Na verdade, as aplicações para TI são tantas que existem várias definições e nenhuma consegue determina-la por completo.

Segundo Rezende e Abreu (2001, p.78), “Tecnologia da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com