TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração

Pesquisas Acadêmicas: Atps Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP-POLO DE CRISTALINA

Curso: Ciências Contábeis - Disciplina: Teoria Geral da Administração

Artigo Acadêmico

Trabalho de ATPS da disciplina de Teoria de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera UNIDERP

Introdução

Nesse artigo iremos abordar o tema Teoria Geral da Administração observando os acontecimentos históricos que antecederam o seu surgimento apresentando ainda quais as influencias exercidas na forma atual de se administrar, apresentando os resultados de nossas pesquisas, em sites e livros, um quadro comparativo de todas as teorias envolvidas na Teoria da Administração.

Para melhor fundamentação teórica apresentamos as seguintes pesquisas realizadas ao logo de todo trabalho.

Desenvolvimento

A administração começa a partir da idade média. Com a Revolução Comercial, as letras de câmbio substituíram as moedas de ouro ou prata. O mercantilismo significava um número de teorias econômicas aplicadas pelo estado num momento ou outro, o modo realmente de aumentar a riqueza era vender aos países estrangeiros mais do que deles se comprava, ‘mantendo sua balança de comércio favorável. O ano de 1789 bem pode ser considerado como o fim da Idade Média, pois foi nele que a Revolução Francesa deu o golpe mortal no feudalismo e introduziu o sistema chamado Capitalismo. Surgiu então Karl Marx que desejava que os meios de produção fossem de propriedade de todo o povo. O valor da força de trabalho é o valor dos meios de subsistência necessários à manutenção do trabalhador. O ponto fundamental da doutrina econômica de Marx é que o capitalismo se baseia na exploração do trabalho.

Frederick Winslow Taylor é o criador da administração científica, criada no fim do século XIX e início do século XX e se baseia na aplicação do método científico na administração.

Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Em 1911, Taylor apresenta seus estudos, porém com maior ênfase em sua filosofia, introduziram os quatro princípios fundamentais da administração científica:

1- Princípio de planejamento: substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

2- Princípio de preparo dos trabalhadores: selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.

3- Princípio de controle: controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

4- Princípio da execução: distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

Entre os benefícios temos os seguintes casos: os salários dobraram, ouve a redução da jornada de trabalho, a concessão de dias para descanso remunerado e os funcionários passaram a se sentir mais valorizados, podendo assim relizar o seus deveres com mais prazer pela empresa.

Henry Fayol perseguia a eficiência através da estruturação lógica da empresa por meio de departamentos, seções e hierarquia, todos bem definidos. Na clássica teoria, também defendeu que era possível aplicar os princípios da teoria em qualquer tipo de empresa. O líder é aquele que atua de forma firme, controlando, definindo, mantendo a ordem da sua organização.

Fayol dizia que a administração é diferente das outras funções e, por isso, criou 14 princípios que devem ser aplicados à gestão:

Unidade de direção, Unidade de comando, Disciplina, Autoridade e responsabilidade, Divisão do Trabalho, Subordinação dos interesses individuais aos da organização, Remuneração do pessoal (justa e garantida) Centralização (da autoridade no nível superior), Ordem, Cadeia, Equidade, Estabilidade do pessoal, Iniciativa, Espírito de equipe.

Henry Fayol ainda destacou quais devem ser as cinco responsabilidades do gestor,

Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar, o gestor, acima de todos, deve estar atento às normas para que sejam seguidas pela organização.

O trabalho de Taylor e Fayol é classificado na maioria dos livros de Administração como o pensamento clássico da Administração.

Henry Ford já tinha tentado construir veículos movidos à gasolina e carruagens motorizadas até conseguir que o seu primeiro veículo estivesse completo. Em complemento, construiu um carro de corrida. Em 1908 introduziu no mercado o famoso Modelo T, foi construído o primeiro carro feito em série. Em 1913, Instituiu igualmente o salário mínimo de US$5,00 diários, o que, segundo Ford, fez aumentar significativamente a produção. Em 1926, Ford começou a perder vendas para o seu principal concorrente, a General Motors, foi ultrapassado por ela e pela Chrysler.

Abordagem Humanística

A abordagem humanística surgiu com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas, nos Estados Unidos, a partir da década de 30 e ocasionou uma revolução conceitual dentro da Teoria Administrativa, onde a ênfase passou a ser direcionada nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações.

A escola humanística trouxe uma nova linguagem que passou a dominar o repertório administrativo. Os conceitos clássicos de autoridade, hierarquia, racionalização do trabalho, departamentalização etc. passam a ser contestados ou até mesmo deixados de lado.

Dentro da abordagem humanística passa a ser observada a existência de líderes informais que aderiam as normas e expectativas do grupo e mantinham o controle sob o comportamento grupal, ajudando os trabalhadores a atuarem como um grupo social, coeso e integrado onde um tem que colaborar com o outro para ambos ganharem.

A organização informal tem origem na necessidade da convivência entre as pessoas. Dentro do ambiente organizacional, as pessoas criam relações sociais e integram-se em grupos informais nos quais adquirem status.

Abordagem Neoclássica

A abordagem Neoclássica é a Teoria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com