TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração Da Produção E Operações

Casos: Atps Administração Da Produção E Operações. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  2.202 Palavras (9 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1

Passo 1

Administração da produção e sua evolução histórica

Na pré-história a industrialização já acontecia, porém de forma simples e artesanal.

Originando assim o conceito da produção que nada mais é que um conjunto de atividades que levam a transformação de um bem ou produto, como por exemplo a transformação da matéria prima para produto acabado .Os pioneiros em produção de forma organizada foram os artesões que com o decorrer do tempo foi sendo substituído pela industrialização. A evolução da produção foi sofrendo transformações e adequações necessárias conforme a necessidade a produção de pequenas quantidades passaram para grandes escalas, lotes e série simultaneamente acompanhando e sofrendo estudos para produzir como menos gastos e maior qualidade investindo cada vez mais na tecnologia buscando sempre maior produtividade para melhor atendimento e satisfação.com a revolução industrial surge a necessidade e adequação da padronização em massa , com a visão de produzir o máximo , porém outros fatores também foram o diferencial como ponto de partida como por exemplo o treinamento de mão de obra , qualificação profissional , criação de cargos de gestão ,desenvolvimento de evolução estratégica , planejamento controle da produção e financeiro e por fim desenvolvimento e estudo na área de vendas .

Just-in-time tem como objetivo maior dispor da peça necessária, na quantidade necessária e no momento necessário para obtermos lucros e satisfazer as demandas necessárias e imediatas da linha de produção. Com os objetivos de flexibilizar a empresa, produzir somente o necessário de forma qualificada, menor tempo, melhor atendimento, menor custo e beneficio redução de estoque desde matéria prima á produto acabado, estudo com o mercado para melhoria continua.

Engenharia simultânea trabalha com o foco voltado para todas as áreas funcionais e etapas no processo de produção no desenvolvimento do projeto , pesquisas e projetos voltados com a preocupação de redução de prazos , custos e solução de problemas encontrados no processo.

Tecnologia de Grupo atividade envolvendo engenharia e manufatura A Tecnologia de Grupo (TG) é uma filosofia de manufatura na qual peças ou outros objetos (planos de processo, produtos, montagens, ferramentas) similares são identificados e agrupados para se aproveitar as vantagens de suas similaridades nas diversas atividades da empresa (projeto, manufatura, compras, planejamento e controle da produção, etc.)

Consórcio modular O conceito do consórcio modular foi escolhido para estruturar o processo de fabricação na fábrica de caminhões da Volkswagen. Ele reúne numa mesma fábrica 7 grandes empresas de autopeças, especialistas em cada etapa do processo produtivo. Operando sob o mesmo teto, com políticas integradas e decisões por consenso, se objetiva alcançar maior valor agregado ao produto fornecido, sendo a Volkswagen a aglutinadora e líder do consórcio.

Neste conceito inovador a posição de fornecedor é substituída pela do parceiro, e o faturamento imediato substituído pelo lucro pós venda. O consórcio objetiva formar equipes flexíveis, otimizando os recursos disponíveis, para maximizar resultados, num modelo de alta competitividade.

Células de Produção serviço de uma ou mais estações de trabalho , se caracteriza como uma forma de organização na produção que tem a integração como ferramenta para atingir seus objetivos , integrando as partes envolvidas como integração entre os operadores diretamente com os postos envolvidos e de apoio cada um com suas características próprias e envolvimento e motivação entre as partes ou seja um espírito de equipe com mais responsabilidade e autogestão.

Desdobramento da função qualidade ferramentas da qualidade que tem como objetivo permitir que a equipe de desenvolvimento do produtos se incorpore nas necessidades dos consumidores em seus projetos de melhoria em produtos e serviços para melhor atendimento e satisfação .

Comakership foco na forma desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Que estabelece uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.

Sistemas Flexíveis de Manufatura conjunto de máquinas interligada ao sistema central de controle automatizado.

Manufatura Integrada por Computador atua na integração de forma total da organização voltada a manufatura por meio de sistema computadorizado.

Benchmarking é um processo de pesquisa que permite aos administradores realizar comparações de processos e práticas de companhia para companhia com o objetivo de identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

Produção Customizada é um tipo de manufatura direcionado para o consumidor, conforme suas exigências, resultando num produto de seu gosto

Resumo

Com a evolução da produção e operações surgiram vários conceitos, entre eles podemos citar a Produção em Massa, que é caracterizada por grandes volumes de produtos extremamente padronizados, isto é, baixíssima variação nos tipos de produtos finais.

Outro conceito amplamente difundido foi o de Produção enxuta significando maior produtividade com o menor estoque e com o mínimo de recursos (Mão-de-obra, Máquinas e equipamentos.), introduzindo também as seguintes filosofias e conceitos citados acima como ferramenta e apoio de trabalho para atingir melhores resultados e serviços qualificado .

O Just-in-time (JIT) ,a engenharia simultânea ,a Tecnologia de grupo ,o Consórcio modular , as Células de produção ,o Desdobramento da função qualidade ,o Comakership , os Sistemas Flexíveis de Manufatura, a Manufatura Integrada e o Benchmarking .

Passo 2

A empresa Flint Produtos Ópticos ltda, esta localizada na cidade de Campo Grande, estado do Mato Grosso do sul, possui filiais nos estados de mato Grosso e Rondônia, é uma empresa de médio porte que produz e comercializa produtos ópticos, lentes e afins.

A empresa tem como missão produzir produtos com qualidade para o setor óptico, superando a expectativa dos clientes (Ópticas, Oftalmologistas e Consumidor Final), respeitarem sempre o prazo de entrega, oferecendo um atendimento com total transparência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com