TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração De Produção E Operações

Ensaios: Atps Administração De Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 9

CARLA SOUSA DE OLIVEIRA RA 1299927120

CARLOS HENRIQUE FERREIRA DA SILVA RA 4300069780

GETUR MIRANDA NOJOSARA RA 4340825209

MARIA APARECIDA ARAUJO BARBOSA RA 4352049936

FLAVIA DE LUCENA CIPRIANO RA 3830729048

TÍTULO DO TRABALHO

ATPS DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

PROFESSOR EAD:

TUTOR PRESENCIAL: KELLY ALVES

TUTOR A DISTÂNCIA: ELAINE OLIVEIRA FOSTER REIS

BRASILIA - DF

2014

INTRODUÇÃO

A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.

O trabalho a seguir está dividido em 4 etapas, onde a primeira abordará as funções da administração da produção, bem como a evolução histórica e conceitos relacionados. Ainda na primeira etapa selecionamos a empresa Comprol – Comércio de Produtos Óticos Ltda, para descrever o sistema de produção, contendo passo a passo dos elementos de entradas, saídas e as funções de transformações.

Na segunda etapa serão citados os principais conceitos de planejamento e controle da produção. Na terceira e ultima etapa teremos uma planilha com os tempos de programação de aquisição dos materiais necessários e um modelo de Planejamento das necessidades de capacidade.

1. Sistema de Produção

No século XIX Frederick Taylor começou seus primeiros trabalhos de administração científica, com o objetivo de melhorar o sistema de produtividade com o menor custo possível, medindo os insumos a quantidade e o valor da matéria - prima, mão-de-obra, energia elétrica, capital, instalações entre outros. Depois Henry Ford cria a linha de montagem seriada, pouca variação dos produtos, onde foram criados novos conceitos: linha de montagem, posto de trabalho, estoques intermediários, monotonia, do trabalho, arranjo físico, balanceamento de linha, produtos em processo, motivação, sindicatos, manutenção preventiva, controle, estatístico da qualidade, e fluxograma de processos. Essas técnicas fizeram com que aumentassem muito a produção no Brasil, pois houve a padronização de controle da qualidade.

Mais tarde foi criada a produção enxuta que introduz outros conceitos:

Just-in-time: Foi um processo criado para gerenciar a produção, aumentando o seu volume, usando o mínimo de matéria-prima possível, embalagens, estoques intermediários e recursos humanos, para evitar estoque em excesso, escassez ou desperdício.

Engenharia simultânea: Tem como objetivo envolver todas as áreas da empresa no desenvolvimento do projeto do produto, envolvendo clientes e fornecedores, para reduzir prazos, custos e problemas na fabricação e comercialização.

Tecnologia de grupo: Facilitar a definição de células de produção, agrupando as similaridades físicas dos componentes, agrupando em processos produtivos comuns.

Consórcio Modular: O Consórcio Modular busca redução nos custos de produção, investimento, estoques, tempo de produção e, principalmente, agilidade na produção de veículos diferenciados. Consiste em uma parceria entre empresa e fornecedores onde os riscos e os investimentos são compartilhados.

Células de produção: É uma técnica utilizada para acelerar a produção, exigindo que os funcionários sejam polivalentes, ou seja, participe de todo o processo com todos os funcionários, visando a integração entre eles e melhorando o controle da qualidade.

Desdobramento da função qualidade: É responsável por gerar a qualidade do produto como um todo, ou seja, a qualidade é desenvolvida em cada ciclo do produto desde seu planejamento, desenvolvimento e até a entrega para o cliente.

Comakership: É a co-fabricação, o fornecedor participa de todo o processo desde o planejamento e pesquisas, os custos e a qualidade do produto e do serviço, obtendo assim a confiança e garantindo o fornecimento assegurado.

Sistemas flexíveis de manufatura: São maquinas interligadas por um sistema central de controle que insistem em melhorar a eficácia.

Manufatura integrada por computador: Essa técnica é um pouco diferenciada da manufatura, são sistemas de computadores e filosofias gerenciais, que também visam à eficácia da organização.

Benchmarking: Visa melhorar a criatividade das organizações, comparando as operações de diversos setores ou concorrentes, acompanhando os aspectos, modelos processos e técnicas.

Sistema de Produção é um conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou serviços a partir do uso de recursos (inputs) para mudar o estado ou condição de algo para produzir saídas/resultados (outpus). Tradicionalmente os sistemas de produção são agrupados em três categorias:

Sistemas de Produção Contínua: Também chamado de fluxo em linha apresentam uma sequência linear para se fazer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa sequência prevista. Por exemplo, o processo de engarrafamento de uma empresa de bebidas.

Sistemas de Produção Intermitente: A produção é feita em lotes. Terminando-se a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas. O produto original só voltará a ser feito depois de algum tempo, caracterizando-se assim uma produção intermitente de cada um dos produtos. Por exemplo, em metalúrgicas que dividem as operações em etapas e na mesma máquina, faz-se o primeiro processo, para-se a máquina e começa a produção do segundo processo, quando terminado volta-se ao primeiro processo.

Sistema de Produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com