TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração Financeira

Trabalho Escolar: Atps Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  3.330 Palavras (14 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 14

São José dos Campos - SP

16/09/2014

SUMÁRIO

Introdução __________________________________________ 01

Etapa 1 _____________________________________________ 02

Etapa 2 _____________________________________________ 04

Etapa 3 _____________________________________________ 09

Etapa 4 _____________________________________________ 12

Relatório ____________________________________________ 14

Conclusão ___________________________________________ 16

Referências Bibliográficas ______________________________ 17

INTRODUÇÃO

Convidados o leitor a participar do conceito e entendimento deste trabalho, que foi desenvolvido em grupo com finalidade de proporcionar conhecimento e conteúdo relacionado à disciplina de Administração Financeira e Orçamentária. Demonstraremos no decorrer do mesmo os conceitos, tipos de investimentos, sua visão financeira, escolhas dos investimentos e tramites relacionado às aplicações.

Serão apresentadas situações, problemáticas e simulações para melhor entendimento do conceito apresentado, apurações, análises da melhor alternativa de retorno para o investimento, onde o foco principal será aprimorar e desenvolver de forma analítica nosso conhecimento, sendo também de grande importância ao futuro Administrador de Empresas.

1. Planejamento da administração financeira.

O papel do Administrador Financeiro é o relativo à tesouraria da empresa, ou seja, cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas.

A administração do caixa compreende uma tarefa de suma importância (está intimamente ligada ao ciclo operacional da empresa e o custo de capital ao financiamento deste ciclo) para a empresa. A grande maioria dos fracassos empresariais tem fortalecido a convicção de que a principal razão da chamada mortalidade precoce das pequenas e médias empresas é a falta da habilidade gerencial de seus administradores.

É essencial a essa função administrativa o conhecimento dos procedimentos financeiros e contábeis disponíveis, bem como a sua melhor utilização para o acompanhamento, controle, ajuste e projeção dos resultados da empresa.

Administradores financeiros e investidores tem uma preferência natural por dinheiro agora ( o dinheiro em caixa hoje vale mais do que no futuro), o valor do dinheiro muda ao longo do tempo. Além disso, o administrador deve estar atento aos fatores que diminuem o valor do dinheiro ao longo do tempo. Três razões pelo qual o valor do dinheiro decresce progressivamente ao longo do prazo são: Inflação, Risco e Preferência pela liquidez.

Inflação é algo continuo e generalizado, representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. As variações da inflação altera diretamente o poder de compra, moeda.

Exemplo: Se o nível geral de preços aumenta 5% anualmente, o poder de compra de um real hoje 5% menor daqui a um ano. Em outras palavras, R$ 1,00 hoje depreciaria em valor para R$ 0,95 daqui a um ano.

Risco. Como o futuro é incerto, o risco aumenta com o passar do tempo. As pessoas desejam evitar riscos e se dispõem a entregar seu dinheiro pela promessa de recebê-lo no futuro apenas se forem adequadamente recompensados pelo risco a ser assumido. O risco de mercado existe em decorrência da possibilidade de ocorrerem perdas mediante movimentos adversos no mercado.

Liquidez refere-se a facilidade de transformar um ativo em dinheiro (o grau de agilidade de conversão de um investimento sem perda significativa de seu valor).

Há ainda outra forma de entender o mesmo conceito: a liquidez será maior quanto maior for o interesse do mercado em adquirir o ativo.

O plano financeiro é uma declaração formal do que deverá ser feito no futuro.

Para Gitman (1997), o planejamento financeiro é um instrumento utilizado pelas empresas para direcionar suas ações, de modo que os objetivos a curto e longo prazo sejam alcançados.

Dentre as empresas que buscam ajuda do Sebrae-SP, essa taxa de mortalidade é de apenas 30%, segundo indica levantamento da entidade.

Segundo Pereira apud Cruz (1998), por ser o orçamento um planejamento e controle a curto prazo, o mesmo possibilita a determinação de objetivos e ações a serem alcançados e executadas num período próximo, proporcionando assim um meio de coordenação de todas as funções típicas que uma pequena empresa precisa realizar como: compras, produção, vendas, financiamentos, recursos humanos, etc.

O orçamento formaliza, em termos quantitativos, os planos e os objetivos a serem alcançados, permitindo a identificação de desvios e a tomada de medidas corretivas para que os resultados esperados sejam alcançados.

Resolvemos a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos:

Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%.Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros

Ra = 6% - retorno maior do que o mercado devido a beta > 1,5

Rb = 12% - retorno maior do que o mercado devido a beta > 2,4

m = 0,05

Beta de Ação A = 0,06/0,04 . 1,0 = 1,5

Beta de Ação B = 0,12/0,05 . 1,0 = 2,4

O risco de aplicar o montante na segunda opção é maior, porém trará maior retorno caso tudo corra como esperado. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com