TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração Financeira E Orçamentaria

Ensaios: Atps Administração Financeira E Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A necessidade de avaliação da área financeira das empresas faz com que os recursos sejam expostos para que a real situação financeira possa ocorrer de forma simples e com transações confiáveis e que representem menores riscos. As técnicas que são utilizadas são fundamentais para desenvolverem um trajeto de minuciosos recursos relacionados á administração, economia e contabilidade, cada conjunto de recursos das aplicações financeiras, desenvolvem planejamentos que poderão decidir o futuro de uma organização e confiança entre seus sócios e acionistas.

Neste trabalho será possível observar alguns conceitos que um administrador financeiro precisa saber sobre o mercado financeiro e como utilizar as ferramentas disponíveis em uma organização antes qualquer tomada de decisão e que a administração financeira é essencial para a sobrevivência e para o sucesso de qualquer empresa, a qualquer tempo, com ou sem inflação, com ou sem recessão.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Podemos definir a administração financeira orçamentária como a arte ou ciência de administrar fundos de investimentos com o intuito de maximizar o valor da riqueza para todos os interessados da cadeia.

A administração financeira e orçamentária está presente em todos os setores funcionais da empresa onde é possível observar e corrigir gastos desnecessários por setor, neste caso é possível avaliar isoladamente um departamento em questão e após o todo. Possui ainda as principais funções abaixo também de forma isolada e maximizada:

• Analisar, planejamento e controle financeiro;

• Tomada de decisões de investimentos;

• Tomada de decisões de financiamentos;

Para efetuar as análises acima são utilizados alguns demonstrativos onde estarão descritos

as realidades do processo:

• Demonstração do Resultado do Exercício

• Fluxo de Caixa

• Balanço Patrimonial

O fluxo de caixa é um dos principais demonstrativos financeiros por mostrar as entradas e saídas diárias que o setor ou o macro da empresa esta gerando.

Em cada modelo de negócio a abordagem da administração financeira pode ser diferente, isso dependerá dos objetivos e da amplitude de retorno que se deseja alcançar. Mesmo com esta diferença a administração destes dois pontos na empresa é de extrema importância para o bom funcionamento da mesma.

Com o aumento da competitividade a administração financeira, assim como a empresa, tem passado por muitas mudanças, principalmente quanto a sua função. O foco da administração financeira, na atualidade, deve ser o processo decisório e as ações que afetam este processo, e seu objetivo deve ser a valorização do negócio da empresa.

A gestão financeira são ações e procedimentos administrativos que visão o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados da empresa e aumentar o valor do patrimônio. É muito comum que as empresas deixem de realizar uma adequada gestão financeira. Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa, análise e o planejamento para aperfeiçoar resultados.

A importância do gestor da administração financeira fica evidente, pois é ele quem toma as decisões e promove o controle das finanças, mas não deve ser responsabilizado pelo sucesso ou fracasso da organização, pois ele não a administra sozinho.

O principal papel do administrador financeiro é cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas. Neste sentido é necessário buscar um pleno entendimento da administração de caixa da empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com