TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Administração Mercadológica

Artigos Científicos: Atps Administração Mercadológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 11

1 INTRODUÇÃO

O plano de marketing consiste em orientar as estratégias das empresas e das instituições interessadas em obter maior eficiência eficácia e afetividade nas atividades orientadas pelo marketing.

O cenário atual brasileiro aponta para a necessidade das organizações construírem uma gestão eficaz, além de manterem acesos o compromisso e a paixão que as movem. Assim, a proposta deste trabalho é elaborar um Plano de Marketing para a Empresa GD Representações de Turismo, com o intuito de propor ações de marketing que servirão de base para seu fortalecimento no mercado de operadoras de Turismo.

O mercado do turismo está em expansão e ganhando relevância mundial. Constitui-se de uma cadeia de diversos segmentos onde trabalham milhares de pessoas, movimentando a economia e inclusive sendo um dos principais componentes do PIB de alguns países.

No Brasil, já se percebe a influência da atividade turística na composição social e econômica de diversas cidades, principalmente do nordeste. O país passou a fazer parte de um novo cenário após ser escolhido para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016.

Foi constatada pelas sócias uma necessidade de direcionar seus esforços de marketing rumo ao crescimento e consolidação da empresa no mercado na qual está inserida.

2 Apresentação da Empresa:

Nome da Empresa: GD Representações de turismo

Segmento que atua: Turístico

Porte / tamanho: micro empresa

Publico alvo: agencias de viagens em todo o estado de Minas Gerais

Nomes e cargos do contato: Daniella Lage / Gracia Issa – sócias

Histórico da empresa

Fundada em dezembro de 1994, a GD Representações de Turismo e desde então habilitada a orientar as agências de viagens de todo o estado de Minas Gerais que desejam comercializar pacotes turísticos (reservas de hotéis internacionais, seguro viagem, locação de automóveis), ski na América do sul e América do norte, cruzeiros marítimos.

A GD Turismo, está localizada na Avenida Francisco Sales, 1463 salas 505 a 508 – Edifício San Francisco. É uma microempresa que conta com: 02 sócias, e 06 funcionários. Sua receita é constituída de comissões recebidas de serviços prestados a seus parceiros.

A sua clientela, é formada por pessoas jurídicas, com alguns atendimentos isolados de clientes que residem em Belo Horizonte – MG. Seus principais concorrentes são as operadoras de turismo e atualmente tem sido a internet.

Desde 1994 até hoje, a operadora passou por transformações tanto no quadro de pessoal quanto nos serviços oferecidos, pois as mudanças tecnológicas exigiram uma constante atualização e alterações no modo de execução do trabalho. A ferramenta mais importante em anos passados era o telefone, hoje a internet se encarrega de facilitar em tempo real todos os trabalhos que a empresa faz. A empresa não tem um posicionamento de comunicação definido, a divulgação do que a agência oferece é feita através de anúncios em jornais locais, bem como do envio de e-mails marketing, com lâminas promocionais e também através dos seus promotores de vendas que mantém visitas regulares as agências;

2.1 MISSÃO

“Ser uma empresa que ofereça um serviço diferenciado e ágil, comprometida com a qualidade dos seus produtos, satisfação de seus clientes e colaboradores e ciente da sua responsabilidade social e ambiental”.

2.2 VISÃO

“Ser referência no segmento de Operações turísticas em Minas Gerais, devido à inovação de seus produtos, profissionalismo em sua gestão, qualidade no atendimento e serviços, visando à satisfação plena dos clientes.”

2.3 VALORES

Dedicação total ao cliente;

Comunicação eficaz;

Qualidade e ética nas relações;

Reconhecimento dos colaboradores;

Evolução contínua;

Respeito ao ambiente.

Analise da empresa:

Em conversa com as sócias, constatamos que os consumidores, são as agências de viagens, o publico alvo, são pessoas interessadas em viagens internacionais e cruzeiros marítimos, o perfil, são pessoas que compram conforto e comodidade, sem se preocupar com problemas em relação a mobilidades já que nos hotéis e cruzeiros tem fácil acesso a tudo (diversões, restaurantes, passeios). São os próprios consumidores que buscam e quem usa os serviços, normalmente pessoas de classe B e C que buscam os serviços principalmente para o período de férias e tem a comodidade de pagar antecipadamente e em até 10X sem juros. O índice de reclamações segundo as sócias são muito baixos sendo assim acreditam que os clientes estão satisfeitos. Existe um programa de relacionamento com as agências que é o seu principal cliente com a visita constante de seus promotores. Constatamos que podemos melhorar este relacionamento com o envio de e-mails semanalmente com promoções, já que a operadora atende todo o estado de Minas Gerais

3 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

A GD Turismo está bastante focada na busca de novos clientes e reconhecimento no mercado. Segundo Ferrel e Hartline (2005) para uma organização ter alguma chance de atingir suas metas e objetivos, é preciso que ela tenha um plano ou um roteiro para chegar lá. A estratégia, de fato, descreve o plano de competição da organização para o sucesso. Um marketing eficaz requer um sólido planejamento estratégico nos vários níveis de uma organização. As duas sócias reconhecem a necessidade de elaboração de um plano de marketing para orientar suas ações para atingir o crescimento desejado e se tornar referência no ramo, visto que nenhuma espécie de trabalho deste tipo tenha sido identificada e a empresa encontra-se em um ponto em que sente a necessidade de tomar um posicionamento mais efetivo no mercado. Para tal será necessário conhecer o ambiente no qual a empresa está inserida, as forças e fraquezas, as oportunidades e ameaças, e as etapas previstas na elaboração de um plano de marketing.

4 JUSTIFICATIVA

As empresas percebem cada vez mais a necessidade de possuir um bom modelo de gestão de marketing que seja capaz de consolidá-las no mercado, porém para que isso seja possível é necessário que seja realizado um plano de marketing eficiente que oriente suas ações rumo à tão sonhada consolidação.

Dentro deste contexto o presente trabalho visa auxiliar a empresa GD Turismo a aplicar um Plano de marketing que possa orientar as suas ações neste meio tão exigente no que tange à qualidade do serviço e ao relacionamento com o cliente e cada vez mais competitivo que é o turismo.

O plano de marketing, segundo Boone e Kurtz (2008) é uma descrição detalhada dos recursos e ações necessários para atingir os objetivos de marketing. Uma vez formulado e implementado, este plano pode ser avaliado periodicamente para se determinar se vem obtendo sucesso no sentido de levar a organização ao encontro de seus objetivos.

Em conversa com as duas sócias da empresa Daniella Lage e Gracia Issa, ambas se mostraram dispostas a conhecer melhor o mercado onde estão inseridas como também seu público alvo, a fim de aproveitar as oportunidades do mercado identificando e canalizando esforços na busca de seus objetivos.

5 OBJETIVOS

Elaborar um plano de marketing para a empresa de turismo GD Turismo.

5.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Fazer uma análise externa do ambiente no qual a organização está inserida, identificando as principais oportunidades e ameaças do mercado, verificar os pontos fortes e fracos da empresa, definir objetivos de marketing a serem atingidos, definir um plano de ação a ser seguido.

6 Relatório sobre as ideias principais do Marketing para o século XXI

Para criar, conquistar e dominar mercados nos dias de hoje é essencial conhecer os mercados, o marketing tornou-se numa ferramenta indispensável para efetuar os estudos de mercado necessários à implantação de um produto ou serviço neste, sendo assim essencial utilizar vários tipos de marketing, o estratégico, táctico, administrativo e o marketing em transformação.

“O futuro não está à nossa frente. Ele já aconteceu.” (Kotler, 2000, pg.23)

“Marketing empreendedor: a maioria das empresas é fundada por indivíduos perspicazes. Eles percebem uma oportunidade e saem batendo de porta em porta a fim de chamar a atenção para seu produto.” (KOTLER, 2000, p. 25)

“Marketing profissionalizado: quando as pequenas empresas alcançam o sucesso, elas inevitavelmente passam a adotar procedimentos de marketing mais profissionais.” (KOTLER, 2000, p.25)

“Essas empresas não têm a criatividade e a paixão das empresas ‘guerrilheiras’ do primeiro estágio, o estágio do marketing empreendedor. Seus gerentes de marca e produto precisam sair de seus escritórios e passar a ter um contato maior com o cliente. Assim, eles podem visualizar novos meios de agregar valor à vida dos clientes.” (KOTLER, 2000, p.25)

“O resultado é que o marketing efetivo pode assumir várias formas. Sempre existirá uma tensão entre o estágio profissionalizado do marketing e sua manifestação mais criativa. É mais fácil aprender a abordagem profissionalizado, que será tratada na maior parte deste livros.” (KOTLER, 2000 p.25)

“Normalmente, o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes sejam estes pessoas físicas ou jurídicas. Na verdade, os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.” (KOTLER, 2000,p. 25)

“Á medida que as economias evoluem, uma proporção cada vez maior de suas atividade se concentra na produção de serviços [...]. Muitas ofertas ao mercado consistem em um mix variável de bens e serviços.” (KOTLER, 2000, p. 25)

Até 1970, o mundo tinha como teoria de marketing as empresas com fins lucrativos, lutando para vender seus produtos e serviços baseados apenas no lucro e não na sociedade. Hoje, vivemos num mundo globalizado, que vive em constante mudança.

As empresas têm como condição necessária ao sucesso para abraçar causas sociais e ambientais, já que tais causas estão cada vez mais relacionadas ao desejo de adquirir bens e serviços, Também é imprescindível envolver não só os consumidores, mas também todos que dela dependem de alguma maneira, como os funcionários, fornecedores, acionistas e a comunidade. Mesmo assim, ainda existem muitas empresas que atuam com o foco na venda do produto em vez do foco na satisfação das necessidades e desejos de seus consumidores. Muitas coisas estão mudando em relação ao marketing das empresas, e ainda o maior impacto está por vir com as forças da tecnologia e globalização. Muitas vezes as empresas não querem reconhecer que seus mercados mudam de tempos em tempos. Hoje existem dois tipos de organizações: as que mudam e as que desaparecem.

Além da tecnologia e da globalização, outra força, como a desregulamentação ocorre em diversas economias. Empresas protegidas que dominavam o mercado tem de enfrentar novos concorrentes, antes vistos como inofensivos.

Outra força é a privatização, que fez com que as empresas estatais passassem a ser controlada por empresas privadas com o objetivo de uma gestão mais eficiente. O ritmo da mudança é tão rápido que a capacidade de mudar se tornou uma vantagem competitiva.

Já ouvimos falar que existem fórmulas para o sucesso no marketing como: vencer com qualidade superior, com o melhor serviço, com preços menores, vencer como uma grande fatia do mercado e utilizar a adaptação e customização. No entanto, todas as fórmulas devem ser utilizadas juntas, uma contribuindo com a outra, já que estudos comprovam que não basta apenas apresentar uma de tais fórmulas para se obter sucesso.

A nova economia é baseada na revolução digital e na administração da informação sobre clientes, produtos, preços, concorrentes, etc. Hoje, a informação é acessível a todos, o que proporcionam melhores escolhas.

As organizações passaram a utilizar a tecnologia na aplicação do marketing, com foco nas necessidades e desejos do cliente. Uma tendência é a compra pela internet, basta um clique e os consumidores e compradores podem comparar características de um produto e preços dos concorrentes, obterem respostas, fazer compras, ou até mesmo lançar o valor que desejam pagar pelo produto.

Outra tendência que favorece as empresas é o amadurecimento de um novo tipo de organização, empresas de negócios sociais, ou seja, uma empresa com fins lucrativos, mas amarrado uma meta social.

Estudos mostram que os consumidores preferem adquirir bens e serviços de empresas que se preocupam com a sociedade e o ambiente, até mesmo se o produto sustentável tiver um valor maior do que o produto normal.

Mesmo gastando com causas sociais e ambientais, é possível ter lucratividade acima da média. As empresas têm que olhar para o longo prazo. As organizações vencedoras são as baseadas no novo marketing, que miram no longo prazo, utilizando o marketing de relacionamento com o cliente. Em vez de visar transações, elas querem construir relacionamentos lucrativos de longo prazo com os clientes.

7 Relatório de analise da figura

A importância de compreender as reais necessidades e desejos dos consumidores alvo para a satisfação, criação de valor e retenção desses clientes.

O desafio do marketing é decodificar o modo de pensar, de compreender e lidar com a realidade, oferecendo as informações necessárias para que os executivos possam tomar decisões, com base no conhecimento do ponto de vista do cliente. O diálogo e a construção de relacionamentos estáveis e duradouros com os clientes surgem como resposta ao desafio imposto ao marketing pelas mudanças no ambiente competitivo, no comportamento do consumidor e, principalmente, pela expectativa de como deseja ser atendido.

Planejamento e posicionamento define bem esse processo contínuo de monitoramento e criação de valores ao cliente. O relacionamento deve ser planejado como uma ação duradoura, trazendo rentabilidade, exclusividade e fidelização.

O que se busca na estratégia de relacionamento é a obtenção da atenção máxima do cliente. Outro ponto importante, baseado em clima de sinergia e cooperação interna, é que todos os processos e informações coletados através da pesquisa passam a ser mais confiáveis. Captação de informações, cruzamento de dados, planejamento, opinião, adaptação, incentivos, comunicação interna, várias etapas são necessárias para a obtenção de resultados expressivos. Não basta, porém ter todo o planejamento em mãos, o empenho, o conhecimento e a participação dos colaboradores, internos e externos, é fundamental para a execução e mensuração de todas as ações a serem implementadas.

As informações estão passando por um processo rápido de transformação, com a diminuição dos custos de acesso à tecnologia, as empresas passam a dispor de ferramentas fundamentais para administração e tomada de decisões. Todas as informações relativas aos clientes e ao mercado devem ser trabalhadas de modo a desenvolver um planejamento estratégico não só com o objetivo de fidelização de clientes, mas de aumentar a competitividade através da padronização e direcionamento dos procedimentos a ser tomados. Prospecção e retenção de clientes são consequências da execução de um bom planejamento de marketing.

A fidelização de clientes torna-se uma realidade, permitindo a implantação de modelo de negócios de médio em longo prazo que garanta o máximo de retorno para futuras ações de oferta e aperfeiçoamento de produtos e serviços, atingindo assim o principal objetivo do marketing, que é o da montagem de estratégias efetivas de ganho, recuperação e definição de clientes. Relatório de analise da figura: A importância de compreender as reais necessidades e desejos dos consumidores alvo para a satisfação, criação de valor e retenção desses clientes.

O desafio do marketing é decodificar o modo de pensar, de compreender e lidar com a realidade, oferecendo as informações necessárias para que os executivos possam tomar decisões, com base no conhecimento do ponto de vista do cliente. O diálogo e a construção de relacionamentos estáveis e duradouros com os clientes surgem como resposta ao desafio imposto ao marketing pelas mudanças no ambiente competitivo, no comportamento do consumidor e, principalmente, pela expectativa de como deseja ser atendido

Referencias bibliográficas:

AKER, David A. Administração estratégica de mercado. São Paulo: Bookman, 2001. AMA.AMERICAN MARKETING ASSOCIATION.AMA Definition of Marketing.

http://www.sebrae-sc.com.br/ideais/default.asp?vcdtexto=2595&%5E%5E acessado em 16/03/2014.

Kotler, P. – Marketing para o século XXI, como criar, conquistar e dominar mercados. Editorial Presença, Lisboa, 2000.

KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo Marketing centrado no ser humano. Disponível em: <https://docs.google.com/leaf?id=0BzvCuonq3RmAMzMwYTRkYmYtNGQ5YS00NTdhLThiZWQtNGYwZDNjZWU2MTJh&hl=pt_BR>. Acesso em: 29 abr. 2013.

...

Baixar como  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »