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Atps Algoritmo Anhanguera

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Por:   •  2/6/2013  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  544 Visualizações

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Sumário

• Introdução............................................................................................................4

• Etapa 1.2...............................................................................................................4

• Etapa 1.2...............................................................................................................5

• Etapa 1.2...............................................................................................................6

• Etapa 1.2...............................................................................................................7

• Etapa 1.3..........................................................................................................7 e 8

• Etapa 1.4.........................................................................................................8 e 9

• Bibliografia...........................................................................................................9

Introdução

“Algoritmo é qualquer forma de resolver um problema processual a partir de padrões e regras, usando para isso um padrão lógico.” A partir desta definição, iremos resolver o problema proposto pela Atividade Prática Supervisionada, levando em consideração as instruções dadas pelo problema.

• ETAPA 1

• Passo 2

Fazer a discussão do conteúdo do texto lido, e registrar as informações referentes ao conteúdo do texto lido e registrar em um relatório os programas e análises de qualidade e complexidade, com destaque para:

• Noção de Algoritmos:

Algoritmo é um conjunto finito de regras que fornece uma sequência de operações para resolver um problema específico. Segundo o dicionário do prof. Aurélio Buarque de Holando um algoritmo é um: Processo de cálculo, ou de resolução de um grupo de problemas semelhantes, em que se estipulam, com generalidade e sem restrições, regras formais para a obtenção de resultado ou de solução de problema.

• Pseudo Linguagem.

Emprega uma linguagem intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação para descrever os algoritmos.

• Estrutura de um Programa.

Estrutura Básica de um Algoritmo Um Algoritmo é normalmente dividido em 2 partes:

A Primeira parte é aonde será declaradas tudo o que é necessário para a execução do algoritmo. Esta parte vai desde a palavra INICIO até a palavra PROCEDA.

A segunda parte é aonde serão colocados os comandos que serão executados pelo Algoritmo. Esta parte se inicia com a palavra PROCEDA e vai até a palavra FIM.

• Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis.

Nas linguagens de programação, uma variável representa um valor qualquer de um determinado tipo, o tipo da variável.

Variável, como o nome indica, é um dado que tem a possibilidade de variar, ou seja, ter seu valor alterado durante a execução do algoritmo. As variáveis do tipo caracter sempre devem ser colocadas entre aspas ( " ). Exemplo: "Isto é uma variável caracter".

Declaração de variáveis

As variáveis devem ser declaradas antes do seu uso no algoritmo. Declarar uma variável é definir seu tipo e seu nome. Para a declaração de variáveis usaremos a seguinte sintaxe:

TIPO DE DADO: VARIÁVEL1, VARIÁVEL2, .., VARIÁVELn;

Exemplos:

inteiro: x;

caracter: nome, endereco, data;

real: PI, preco;

lógico: resposta, opcao;

A declaração das variáveis deve estar no início do algoritmo.

Duas variáveis não devem ter o mesmo nome.

• Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais.

Chamamos de operadores aritméticos o conjunto de símbolos que representa as operações básicas da matemática, conforme tabela a seguir:

Operações Operadores

adição +

subtração -

multiplicação *

divisão /

potenciação **

radiciação //

Um outro grupo importante de operadores é formado pelos operadores relacionais. Quando queremos fazer comparações entre valores, ou entre expressões (tanto matemáticas como lógicas), precisamos utilizar esta categoria de operadores. Os operadores relacionais são:

Comparações Operadores

igual =

diferente < >

maior >

menor <

maior ou igual >=

menor ou igual <=

Uma terceira categoria de operadores que podemos utilizar na construção de algoritmos é chamada de operadores lógicos. Estes operadores funcionam como conectivos para a formação de novas proposições. Os principais operadores lógicos são:

Operações Operadores

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