TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Algortimos

Casos: Atps Algortimos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

UEMG – Campus Frutal – 2° Per. SI - Algoritmos e Lógica de Programação – Sérgio Portari – Aula 2

}Esse mesmo programa pode ser escrito da seguinte forma com a utilização de um vetor:#include <stdio.h>main(){float notas[5],soma,media;int cont;for(cont=0;cont<5;cont++){printf("Digite a %dª nota: ",cont+1);scanf("%f",&notas[cont]);}soma=0;for(cont=0;cont<5;cont++)soma=soma+notas[cont]media=soma/5;printf("\nA media das notas e %3.2f.",media);}A princípio, temos a impressão que o trabalho é o mesmo, porém imagine o mesmoproblema, mas desta vez para calcular a média das notas de 2000 alunos. Seria um poucoextenso e trabalhoso se utilizarmos a primeira forma. Mas se utilizarmos vetores e matrizes, bastaalterarmos os valores 5 para 2000 que o programa funciona sem nenhuma outra alteração.

Declaração

Como qualquer variável, um vetor ou matriz deve ser declarado no início do programa, comovisto no exemplo anterior. Um vetor ou matriz pode assumir qualquer tipo de dados que podemosatribuir a qualquer variável. Veja alguns exemplos de declarações:int sequencia[23];float notas[45];char letras[26];Quando efetuamos uma declaração de um vetor ou matriz, o número entre colchetes mostraqual o valor máximo de posições que ela irá possuir. Desta forma, dentro do programa,poderemos variar de zero até o número explicitado na declaração do vetor para acessar ouatribuir dados a ele. Esse número pode ser substituído quando necessário por uma variável dotipo int (como na utilização de cont no exemplo acima).Para acessarmos um “indivíduo” específico, então, podemos utilizar uma linha de comandoassim: sequencia[7], ou notas[26], ou letras[19]. Com a utilização de uma variável inteirachamada i, por exemplo, podemos fazer assim: sequencia[i], letras[i] ou notas[i].

Lembrete importante: A linguagem C não verifica a dimensão da matriz/vetor em umaatribuição acima do seu valor limite declarado. Se você declarar um vetor inteiro de 10 posições(int vet[10]) e utilizar uma atribuição de um elemento acima do 10 (vet[30]=4;) você poderá estar atribuindo dados a outras regiões da memória não destinados à utilização do programa. Istoacarretará em resultados imprevisíveis do programa (como por exemplo até o travamento docomputador e a perda do serviço não salvo). Você, como programador, tem a responsabilidade

Universidade do Estado de Minas GeraisPágina

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com