TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Armazenamento

Projeto de pesquisa: Atps Armazenamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.468 Palavras (6 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados. Uma vez que este processo envolve mercadorias, este apenas produz resultados quando é realizada uma operação, nas existências em trânsito, com o objetivo de lhes acrescentar valor (Dias, 2005, p. 189). Pode-se definir a missão da armazenagem como o compromisso entre os custos e a melhor solução para as empresas. Na prática isto só é possível se tiver em conta todos os fatores que influenciam os custos de armazenagem, bem como a importância relativa dos mesmos.

O almoxarifado está diretamente ligado à movimentação ou transporte interno de cargas, e não se pode separá-lo.

A influência dos equipamentos e sistemas para a armazenagem na produtividade industrial pode ser observada em todas as suas frentes. Um método adequado para estocar matéria-prima, peças e produtos acabados permite diminuir os custos de operação, melhorar a qualidade dos produtos e acelerar o ritmo dos trabalhos. Além disso, provoca a diminuição nos acidentes de trabalho, redução no desgaste dos demais equipamentos de movimentação e menor numero de problemas de administração.

A eficiência de um sistema para estocagem de cargas e o capital necessário dependem da escolha adequada do sistema. Não há, para isso, uma formula pré-fabricada: o sistema de almoxarifado deve ser adaptado as condições específicas da armazenagem e da organização. Ao lado de fatores diretos intervêm problemas indiretos que podem modificar radicalmente o sistema e os métodos possíveis.

A movimentação de material, ou transporte/tráfego interno, tem como objetivo a reposição de matérias-primas nas linhas ou células de produção de uma fábrica, bem como transportar o material em processamento, quando este processamento implica a realização de operações que são desempenhadas em postos de trabalho diferentes, transporte este que é, habitualmente, efetuado por operários semi-qualificado, sob as ordens do movimentador, que é quem lhes transmite o que vai ser transportado, de onde e para onde vai ser transportado. A movimentação de material tem também como função a emissão de guias de remessa que deverá ser entregue ao fiel de armazém, juntamente com os produtos acabados.

A movimentação de material não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar como também executa essas funções tendo em conta o tempo e espaço disponíveis. As atividades de apoio à produção agrupam e todas as outras atividades não devem ser vistas como um número isolado e independente de procedimentos, devendo ser integradas num sistema de atividades de modo a maximizar a produtividade total de uma instalação ou armazém.

Além da movimentação de material ter em conta o tempo, o espaço, e a abordagem de sistemas, deve também ter em conta outro aspecto, o ser humano. Quer seja uma operação simples, que envolva a movimentação de poucos materiais, que seja uma operação complexa que envolva um sistema automatizado, as pessoas fazem sempre parte da movimentação de material. Outro aspecto muito importante a ter em conta na movimentação de material é o balanço econômico. A entrega de componentes e produtos no tempo certo e no sítio certo torna-se importante se os custos forem aceitáveis, de modo a que a empresa tenha lucro. A combinação de todos estes aspectos traduz-se numa definição mais completa da movimentação de material: A movimentação de material é um sistema ou a combinação de métodos, instalações, trabalho, equipamento para transporte, embalagem e armazenagem para corresponder a objetivos específicos.

2. DESENVOLVIMENTO

Otrabalho está desenvolvimento nos seguintes passos:

Passo 1

Lambert, Cooper e Pagh (1998) ressaltam que em 1998 o CLM (Council of Logistics Management) definiu logística como uma parte do processo da cadeia de suprimentos no qual se planeja, implementa e controla de forma eficiente e eficaz o fluxo, tanto normal quanto reverso, de estoques de produtos, serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, a fim de atender às necessidades dos clientes finais. Kaplan (1999) afirma que a gestão de custos deve estar apta a aproveitar as mudanças em relação a sua criação de valor dentro da cadeia, quer seja através dos produtos ou dos serviços prestados. Reforçando esta afirmativa Porter (1989) defende que o gerenciamento logístico passou a demandar melhores informações para a tomada de decisão. Com base nestas análises os autores do presente artigo iniciaram um projeto que tem dois grandes objetivos. O primeiro é entender a formação dos custos logísticos para melhorar o gerenciamento. O segundo objetivo visa descrever a necessidade de se estabelecer procedimentos que possibilitem a segregação e evidenciação dos custos logísticos a partir das demonstrações contábeis.

Com relação à necessidade de se evidenciar e segregar os custos a partir dos relatórios contábeis Bio, Robles e Faria (2002) defendem que um dos obstáculos à implementação da gestão da logística integrada está nas falhas de apurações dos custos, pois muitas empresas não têm se preocupado com essa segregação em seus relatórios contábeis. Um dos problemas da contabilidade é a dificuldade de gerar informações que sejam úteis ao gerenciamento da logística integrada.

Passo 2

São considerados os custos:

* Transporte, estocagem, manutenção, movimentação, distribuição e remanejamento de materiais.

* O condicionamento da mercadoria na temperatura adequada

* A embalagem e a unificação da carga

* O modo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com