TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Auditoria

Artigos Científicos: Atps Auditoria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  4.375 Palavras (18 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

AUDITORIA

Professor EAD: Carmem Martíns Régis

PINDAMONHANGABA

15/09/2014

ETAPA 1 – ASPECTOS CONCEITUAIS

1 – Explicar o que é AUDITORIA:

A palavra Auditoria tem como origem o latim audire, cujo significado é ouvir. Os ingleses adotaram e ampliaram o conceito para auditing com sentido mais voltado para revisão, verificação.

De maneira geral e bem simplificada, auditoria, seja ela de qual tipo for, Interna ou Externa, significa conferencia, verificação, analise e avaliação de tudo e principalmente confecção de um relatório detalhado de tudo que esta acontecendo na empresa auditada para gerencia tomar decisões.

São diversos os motivos que levam as empresas a utilizarem os serviços de auditoria.

A auditoria vai ser adequada de acordo com o objetivo que esta sendo solicitada.

A implantação de auditoria interna ou a contratação de auditoria externa proporcionam diversas vantagens para a empresa, alem de ser obrigatória, no caso de empresas de grandes portes, com ações na bolsa de valores de capital fechados cujo o ativo total seja superior a duzentos e quarenta milhões de reais.

As vantagens da auditoria externa, entre outras:

- melhor segurança nos números apresentados com relação a possíveis fraudes, distorções e erros não intencionais;

- desestímulos a fraudes;

- maior segurança para os investidores;

- menor custo de capital;

- melhores controles e operações mais seguras e eficientes.

2 – Quais os tipos de auditoria existentes? Explicar cada um.

A Auditoria pode ser dividida em dois grandes grupos : Auditoria Interna, Auditoria Externa.

AUDITORIA INTERNA – É aquela feita pelo funcionário da própria empresa na qual a auditoria é executada e em geral envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação, informação, qualidade e serviços e produtos etc. Busca a identificação de não conformidades, prevenção ou detecção de falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas, bem como garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa.

Em razão das suas funções de verificação, avaliação dos setores e processos da empresa, a auditoria não deve estar subordinada a qualquer diretoria para a qual poderá ter que apresentar relatórios de inconsistências, o que poderia, em principio, ocasionar constrangimentos e principalmente medo de perder o emprego, uma vez que o auditor interno é funcionário da empresa. Deve, portanto, no organograma, estar subordinada e reportar-se diretamente á presidência da empresa ou ao conselho de administração.

O relatório de auditoria interna deve abordar vários aspectos:

a) – o objetivo e a extensão dos trabalhos;

b) – a metodologia adotada;

c) – os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extenção;

d) – eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria;

e) – a descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas;

f) – os riscos associados as fatos constatados; e

g) – as conclusões e recomendações resultantes dos fatos constatados.

Conforme o objetivo a ser alcançado, a auditoria interna pode ser dividida nos seguintes tipos:

a) – Contábil

A auditoria interna contábil tem como foco principal os controles internos e a qualidade confiabilidade das informações geradas. Objetivo, em ultima análise, a salvaguarda dos Ativos da empresa. Nesse sentido, busca adequação, integração e equilíbrio entre a gestão de riscos operacionais e os controles internos. Este tipo de auditoria é a única que não é prestada por terceiros. O resultado de seu trabalho é um relatório de recomendações, de maneira geral, composto da seguinte forma:

- descrição do problema verificado

- consequências para a empresa

- sugestões para a solução do problema.

b) – Operacional

A auditoria interna operacional, também denominada auditoria interna de desempenho, tem por objetivo a analise das atividades operacionais visando avaliar, e se necessário corrigir, a relação custo-beneficio, entre os recursos demandados pela empresa e a sua aplicação de maneira eficiente, eficaz de acordo com os objetivos operacionais, táticos e estratégicos determinados pela direção. No planejamento da auditoria operacional, são avaliadas as políticas peracionais, manuais, fluxogramas etc de forma a possibilitar traçar um cenário das condições atuais da empresa.

Finalmente são definidos a equipe, o cronograma de trabalho, a seleção da amostra a ser testada e os procedimentos de auditoria a serem empregados. Por se tratar de avaliação de desempenho, sugere-se que a linguagem utilizada no relatório final seja objetiva e com um tom bem mais construtivo do que ameaçador ou crítico.

c) – De compliance

A auditoria interna de compliance tem como foco a verificação do cumprimento das normas aplicáveis à empresa e os seus regulamentos internos. Visa em primeiro momento, avaliar os riscos de sanções legais e ou pecuniárias pelo não acatamento integral ou parcial das normas ás quais a empresa esta submetida. Na parte interna, avalia o cumprimento dos regulamentos, códicos de conduta e ética e todo e qualquer tipo de procedimentos administrativos determinados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com