TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Calculo 2

Monografias: Atps Calculo 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

1 Introdução

A partir do primeiro semestre de 2008 a Escola Politécnica, a Escola de Química e o Departamento de Métodos Matemáticos do Instituto de Matemática instituíram o regime de prova única para os cursos de Cálculo da Engenharia.

Os cursos unificados tem como objetivo assegurar que todos os alunos das diversas especialidades de Engenharia da Escola Politécnica e dos cursos diurnos da Escola de Química sejam avaliados sobre todos os tópicos constantes do programa da disciplina, realizem as mesmas provas e tenham suas provas corrigidas da forma mais uniforme possível. Para isto, as provas são realizadas em um horário único por todos os alunos inscritos nas turmas destinadas a estes cursos e a correção de cada questão das provas é feita por um ou dois professores da equipe de professores da disciplina usando um critério acertado entre eles. Para assegurar a manutenção da uniformidade do critério, a revisão das provas é feita pelo(s) mesmo(s) professor(es) que corrigiu a questão.

Excluindo-se as avaliações, cada turma é da responsabilidade do seu professor. O andamento do curso é definido pelo professor da turma, o lançamento final das notas é feito por este ou pela Secretaria do IM, a pedido do professor da turma. Ao lançar os resultados da sua turma no Siga, o professor deverá lançar o grau do aluno (que certamente é o grau da prova unificada) e o total de horas que o aluno faltou, caso tenha controlado a presença de seus alunos. Se um aluno faltar a mais de 25% do total de aulas ficará reprovado por falta, independentemente da média obtida na disciplina (ver página da Pró-reitoria de graduação). O controle da presença é uma decisão de cada professor, não sendo obrigatório. Recomendamos, portanto, que procure assistir as aulas de seu professor e se reporte a ele sempre que tiver alguma pendência.

Cada curso unificado tem um coordenador que é um dos professores do curso. O trabalho do coordenador do curso é, basicamente, tomar as providências administrativas para a realização das provas, lançar as notas na planilha unificada e atualizar as páginas do curso unificado. Mesmo estas tarefas podem ser realizadas por outros professores da equipe, indicados pelo coordenador. As provas são, em geral, elaboradas pelos diversos professores da equipe e aprovadas por todos. Em alguns cursos unificados o grupo de professores escolhe uma banca que elabora a prova e apresenta aos outros professores para que seja aprovada. O coordenador não é um responsável por todas as turmas e nem é um ”superior hierárquico”dos outros professores e, portanto, as situações excepcionais devem ser encaminhadas ao professor de cada turma.

O professor da turma não é responsável pela inscrição dos alunos nas turmas. A inscrição dos alunos na turma pode ser realizada pelo próprio aluno ou pelo seu orientador acadêmico/coordenador de curso. Os professores das turmas não tem meios para incluir alunos em suas turmas (ou retirá-los) e nem aumentar ou reduzir as vagas em suas turmas. As vagas em cada turma são abertas pela Secretaria do Instituto de Matemática atendendo ao pedido dos coordenadores dos diversos cursos de engenharia. O aumento das vagas em uma turma passa, necessariamente, pelo coordenador do curso de Engenharia e pelo seu contato no Instituto de Matemática, que, em geral, é o chefe do Departamento responsável pela disciplina (e não o coordenador da disciplina). Isto vale para todas as disciplinas da UFRJ e, portanto, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com