TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Calculo

Artigos Científicos: Atps Calculo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  2.442 Palavras (10 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

Faculdade Anhanguera de São José dos Campos

Curso de Engenharias

Cleiton Lemes Bueno da Costa R.A: 3286581571

Leonardo Alves Tomas R.A: 3286580595

Juliana Tozzi R.A: 3286581528

Elaine Ap. Ramos Cassal R.A: 3290585831

Cálculo

ATPS – Etapa 1

Professor Carlos

São José dos Campos – SP

2011

Etapa nº 1

Passos 1 e 2: Realizar um estudo sobre a operação básica do software Graphmatica e desenvolver um manual mínimo que apresente informações necessárias para um usuário que o acesse pela primeira vez.

Apresentação

O Graphmática é um aplicativo que trabalha com duas dimensões, sendo capaz de representar graficamente funções de qualquer grau, funções exponenciais, logarítmicas, trigonométricas, hiperbólicas, etc. Também é útil no Cálculo Diferencial e Integral: hachura áreas para ilustrar integrais, desenha gráficos de derivadas e cria gráficos de equações diferenciais ordinárias. Possibilita, assim, aplicações diversas em matemática. O Graphmática é versátil, uma vez que possibilita, em trigonometria, trabalhar com o ângulo em graus ou em radianos. Além disso, os gráficos podem ser representados com coordenadas cartesianas ou em polares, facilitando a criação de figuras que envolvam funções trigonométricas. É permitida a construção por parâmetros (retas paramétricas, por exemplo), e inequações são representadas muito facilmente.

O software foi criado por Keith Hertzer, um bacharel em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. O endereço da Internet que dispõe o download do programa é escrito em inglês (www.graphmatica.com), mas as versões disponíveis são diversas: desde uma original (em inglês) até traduções para o espanhol, francês, coreano e, inclusive, português (Carlos Malaca).

O Programa

O Graphmática possui uma tela igual à de muitos programas que fazem a mesma operação que ele: plotar gráficos. Uma barra de botões rápidos com os principais comandos usados, uma área editável das funções, a barra de menus e uma área de plotagem onde aparecem os gráficos digitados na área editável das funções.

Barra de Tarefas

Nova Grelha (Novo) - Permite ao usuário criar uma nova página a ser editada .

Abrir - Permite abrir algum documento editado no Graphmatica. Para isso pressione o botão esquerdo do mouse sobre o ícone e localize o arquivo que você deseja abrir dando-lhe um duplo clique.

Guardar (Salvar) - Permite ao usuário salvar o documento editado. Para isso pressione o botão esquerdo do mouse no ícone e digite o nome do arquivo para salvar.

Imprimir – Esta opção permite ao usuário imprimir o documento editado.

Copiar Gráficos - Permite ao usuário transferir os gráficos editados para outro local que desejar.

Desenhar Gráficos – Uma vez clicado, desenha o gráfico da função que está no campo de edição.

Pausa / Recomeçar desenho do gráfico - Pausa durante o desenho dos gráficos e recomeça o desenho pausado. Esta opção na maior parte do tempo se encontra desabilitada.

Desenhar todas - Permite que você visualize todos os gráficos que já foram desenhados e ocultados pelo Apagar Ecrã.

Apagar Ecrã - Oferece a opção de apagar os gráficos das funções que estão desenhadas.

Esconder Gráfico - Esta opção esconde a equação que está no campo de edição.

Apagar Gráfico - Apaga a equação que está no Campo de edição do ecrã e da lista de funções (lista, na memória, com as ultimas funções inseridas).

Ampliar – Permite aumentar o tamanho do gráfico exibido na tela.

Reduzir – Permite diminuir o tamanho de exibição do gráfico.

Grelha Padrão – Volta a configuração padrão de exibição.

Cursor de coordenadas - Esta opção fornece a localização exata do cursor e para isso basta pressionar o botão esquerdo do mouse no ícone e percorrer, com o ponteiro do mouse, a tela do Graphmatica. Você irá visualizar as diferentes coordenadas mostradas enquanto você percorrer a tela do Graphmatica.

Desenhar Derivada - Permite encontrar a derivada da função que está no campo de edição. Pressione este ícone com o botão esquerdo do mouse e pronto, você irá visualizar o gráfico da derivada da função que está descrita no Graphmatica.

Desenhar tangente - Esta opção permite ao usuário encontrar a reta tangente a uma curva num ponto.

Integrar - Permite calcular a integral da função no intervalo escolhido (integral definida).

Tabela de pontos - Apresenta uma tabela com características do gráfico (equação, coordenadas).

Editor de Regressão - Possibilita ao usuário inserir um conjunto de pontos no plano cartesiano. Além disso, permite que o usuário ajuste uma curva (ou uma reta) a este conjunto de dados.

Menu

Ficheiros (Arquivos)

Novo – Permite ao usuário criar uma nova página a ser editada .

Abrir... – Permite abrir algum documento editado no Graphmatica. Para isso pressione o botão esquerdo do mouse sobre o ícone e localize o arquivo que você deseja abrir dando-lhe um duplo clique.

Guardar (Salvar) – Permite ao usuário salvar o documento editado. Para isso pressione o botão esquerdo do mouse no ícone e digite o nome do arquivo para salvar.

Guarda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com