TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabiilidade

Artigo: Atps Contabiilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

1. A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

1.1 CONCEITO

“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de e registro relativos aos atos e fator da administração econômica”

Através de suas funções, controle e registro, ela alcança sua finalidade que é de orientar o administrador sobre as alterações ocorridas no Patrimônio, geradas pela sua atuação e controlar o movimento de todas as alterações através de registro próprios e sistematizados que chamamos de escrituração.

1.2 OBJETIVO

Poucos sabem que um dos objetivos da contabilidade é simplesmente o de preparar relatórios para os administradores ou a terceiros (Fornecedores, Bancos ou Autoridades Fiscais) sobre os a fim de ajudar na analise e nas decisões da empresa, seja ela com ou sem fins lucrativos.

Objetivo este atualmente totalmente distorcido pelo fisco (atualmente profissionais da área contábil passam mais de 70% do seu tempo cumprindo obrigações impostas pelos governos, tais como preenchimento de declarações).

1.3 CAMPO DE APLICAÇÃO

O campo de atuação da contabilidade é o das entidades com fins lucrativos (empresas) ou sem fins lucrativos (instituições).

A Contabilidade deixou de ser um simples instrumento de registro e de controle, para desempenhar um papel muito mais importante na vida da administração de uma entidade, ou seja é hoje a Contabilidade um poderoso instrumento que dispõe o administrador do patrimônio para a tomada de decisões.

1.4 PRINCIPAIS USUÁRIOS DA CONTABILIDADE

Não só os administradores se utilizam os relatórios que a Contabilidade fornece, outras pessoas, órgãos e empresas também a utilizam como ferramenta.

Com a contabilidade de uma empresa você também consegue extrair informações que nos mostrará números, e através deles, podermos analisar como a empresa está (uma boa situação financeira ou não).

Acontece que analisando um balanço você tem condições de tomar conhecimento de praticamente quase todas essas informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com