TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Contabilidade Intermediaria Etapa 1

Pesquisas Acadêmicas: Atps Contabilidade Intermediaria Etapa 1. Pesquise 858.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1.Introdução ..............................................................................................................................

2.Plano de Contas.......................................................................................................................

3. Plano de Contas empresa XY..................................................................................................

4. Conclusão...............................................................................................................................

1. Introdução

Nesta etapa veremos o que, para que serve e como é elaborado um plano de contas de uma empresa. Veremos porque ele é tão importante para o contador na hora de explicar coisas simples como a movimentação de uma conta no banco para o sócio de uma empresa.

2. Plano de Contas

É um agrupador de operações. Consiste no registro de contas ou movimentações financeiras feitas por sua empresa. Por exemplo, se a sua empresa fez um pagamento a um fornecedor X, no plano de contas isso será registrado na parte dos fornecedores com o nome da empresa, no caso X (passivo). Se no mesmo dia sua empresa recebeu de um cliente, isso também será registrado no seu plano de contas, agora porém na parte dos clientes (ativo). Ele permite organizar a forma atravez da qual você verá os resultados (R$) da sua empresa. Além disso, o plano de contas serve pra detalhar as movimentações financeiras para você contador mostrar para o seu cliente, pelo fato de ficar mais organizado, mais fácil de se identificar o que está sendo movimentado na sua empresa. Outro exemplo, se uma empresa tem conta na Caixa Economica Federal, no Banco do Brasil e no Itau, o plano de contas criará uma aba de Bancos e nessa aba irão constar os bancos que você faz movimentação, no caso, Caixa Economica Federal, Banco do Brasil e Itau, dando à você o valor da conta de cada banco e o valor total dos bancos.

O plano de contas é dividido em dois tipos, o sintético e o analítico. O analítico é mais detalhado. Segue abaixo um exemplo dos dois tipos de plano de contas:

Exemplo de Plano de Contas Sintético

Conta Nome

4.1.1.001 Despesa com Pessoal

4.1.1.002 Despesas Administrativas

4.1.1.003 Despesa com Ocupação

Exemplo de Plano de Contas Analítico

Conta Nome

4.1.1.001 Despesa com Pessoal

4.1.1.001.0001 Salários

4.1.1.001.0002 Férias

4.1.1.001.0003 13º Salário

Como se pode ver nos exemplo, o analítico é mais detalhado, é um plano de contas mais especifico, mostrando exatamente qual conta foi movimentada dentro de um grupo de contas.

Há também um outro tipo de plano de contas chamado de Plano de Contas por Centros de Resultado. Ele divide em setores um conjunto de contas. Por exemplo, em uma loja de roupas, ele divide as roupas masculinas das roupas femininas, ou seja, você consegue visualizar mais claramente quantas camisas foram vendidas para homens e quantas camisas foram vendidas para mulheres.

Exemplo de Plano de Contas por Centros de Resultado

Conta Nome

4.1.1. Produto A

4.1.1.001 Despesa com pessoal

4.1.1.001.0001 Salários

4.1.1.001.0002 Férias

4.1.1.001.0003 13º Salário

4.1.2. Produto A

4.1.2.001 Despesa com pessoal

4.1.2.001.0001 Salários

4.1.2.001.0002 Férias

4.1.2.001.0003 13º Salário

O plano de contas irá variar dependendo do ramo de atividade da empresa. Por exemplo, um comercio irá ter a conta Estoque dentro do seu plano de contas, já uma empresa de prestação de serviços não irá ter a conta de Estoque.Ele serve também para a tomada de decisão, ou seja, ele serve para o empresário analisar se a empresa dele está necessitando de mais estoque por exemplo.

O plano de contas é dividido em três grupos grandes de contas, o circulante – que são as obrigações e direitos de curto prazo, o não circulante – que são as obrigações e direito de longo prazo e também os bens dessa empresa, por fim o patrimônio líquido.

Todos os tipos de contas estão presentes no Plano de Contas, desde as contas pratimoniais até as contas de resultado. Agora pode-se ter casos em que um mesmo nome de contas seja classificado em dois grupos no plano de contas, neste caso deverá ser acrescentado um termo para diferenciá-los. Por exemplo, a conta de Aluguéis pode estar na conta de Despesa e de Receita, neste caso é necessário classificar em Aluguéis Pagos – que entrará na conta de Despesa, e Aluguéis Recebidos- que entrará na conta de Receita.

3. Plano de Contas empresa XY

A empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com