TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Administração

Dissertações: Atps De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  2.250 Palavras (9 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO TERESINA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

INTEGRANTES:

GILNARA DE ARAUJO SIPAUBA, RA 408240

ELZA MARIA RODRIGUES DE SOUSA, RA 7757675722

MAYARA RODRIGUES REIS, RA 427884

MARLÚCIA SARAIVA SANTIAGO, RA 413268

VAGMA RODRIGUES GONÇALVES, RA 421946

RENATA MOURÃO OLVEIRA, RA 7701637076

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

Orientadora: Professora Mônica Satolani

Tutor Presencial: Ricardo

TERESINA, 26 SETEMBRO 2013

PREMISIA DA ADMINISTRAÇÃO

RESUMO

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática dos processos administrativos.

Com base nas pesquisas realizadas sobre as teorias propostas, a saber: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, teoria comportamental e teoria da contingência, abordaremos duas questões fundamentais no estudo da administração moderna das empresas.

Um dos maiores expoentes da teoria da administração, conhecida como Administração Científica foi Taylor.

Nota-se que Taylor compartilhou com Fayol, criador da teoria clássica, o reconhecimento de serem os fundadores da moderna administração.

Os dois defendiam uma visão mecanicista, de pontos de vista diferentes. Foi exatamente assim, o engenheiro americano Taylor enxergava a organização de uma empresa de baixo para cima e o Francês Fayol, de cima para baixo.

A chamada administração científica começou a contribuir realmente com a ciência da administração através de observações empíricas realizadas no período da Revolução Industrial. A administração científica contribuiu bastante com a evolução do estudo dos processos administrativos, partindo da observação de tempos e movimentos necessários para realizar determinados trabalhos de natureza física.

Talvez por isso, elevados pela necessidade de acompanhar a evolução do desenvolvimento industrial crescente, eles não tenham atinado para os aspectos humanos da administração. A “administração científica” alimentou um comportamento mecanicista que perdura até os dias de hoje em muitas organizações.

INTRODUÇÃO

A Administração revela-se como uma área do conhecimento humano repleta de complexidade e desafios. O profissional que utiliza a Administração como meio de vida pode atuar-nos mais variados níveisde uma organização: desde o nível hierárquico de supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização.

A abordagem básica da Escola da Adminstraçaõ Cientifífica se basea na ênfase colocadas nas tarefas.Os principais métodos científicos aplicados aos problemas da Administração são a observação e a mensuraçaõ.A Escola da Administração Científica foi iniciada no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor,considerado o fundador da moderma Teoria Geral da Administração,Taylor teve inúmeros seguidores e provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. Para Taylor, a gerência deve seguir quatro princípios:

Principio do Planejamento, Principio de Preparo, Principio do Controle, Principio da Execução. Como se vê, está contida a principal orientação dos trabalhos de Taylor.

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol.

TEORIA DA BUROCRACIA

Foi formalizada por Max Weber, emprestando a administração uma conceituação lógica e formal para dirigir um sistema social, ou seja, a empresa. Características principais da Burocracia: É um poder racional.

TEORIA ESTRUTURALISTA

Sua origem por volta da década de 50 deu-se mediante a necessidade  organização como uma unidade social grande e complexa com o objetivo de promover integração entre os grupos sociais. Decorrente do desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentou conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas.

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Foi desenvolvida por cientistas sociais, como um movimento de oposição à Teoria Clássica. Com uma abordagem humanística, a Teoria Administrativa sofreu verdadeira revolução conceitual.

TEORIA COMPORTAMENTAL

Começando com seu principal teórico, Herbert Alexander Simon, a Teoria Comportamental, ou Behaviorista, renovou o foco de interesses dos estudiosos da administração. Simon abandonou aquelas posições normativas e prescritivas das teorias Clássica, das Relações Humanas e da Burocracia, abordando a questão com o instrumento ótico, das ciências do comportamento.

A EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

De acordo com Chiavenato (2000) a palavra Administração vem do latim ad (direção, tendência para), e minister (subordinação ou obediência) significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem. Essa tarefa consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e níveis da organização a fim de alcançar os objetivos pretendidos..

A HISTÓRIA DA TGA

A teoria administrativa surgiu no inicio do século passado. Ela é uma jovem senhora e atravessou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com