TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Alfabetização

Casos: Atps De Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  2.637 Palavras (11 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Este trabalho visa entender o significado real do que é alfabetização.

Assim como muitas pessoas pensam, incluindo alguns professores, que se o aluno sabe ler e escrever ele já está alfabetizado. No decorrer deste trabalho deixaremos bem claro que, estar alfabetizado não é somente ler e escrever é algo muito maior.

Neste semestre aprendemos que para uma pessoa ser alfabetizada é necessário que ela saiba ler, escrever e compreender o que leu ou o que escreveu. Alfabetizar letrando este é o principal objetivo de um educador.

Os alunos têm de aprender a ler e entender, escrever e saber explicar o que escreveu, somente assim formaremos sujeitos capazes de se defenderem sozinhos nesta sociedade que muitos se aproveitam de pessoas mais simples.

Desenvolvimento

Relembrando o processo de alfabetização

Ingressei na escola com 6 anos de idade na 1ª série, meus irmão, primos e eu andávamos quilômetros até chegar a escola, mesmo assim era com muita satisfação e curiosidade sobre o que estudar e como estudar.

Aprendi a ler na 1° séria hoje segundo ano. A professora entregava para os alunos pedaços de papelão, neles estavam escritos vogais, consoantes, alfabeto, famílias silábicas, todos produzidas por ela. Quando um aluno aprendia o que estava escrito em cada uma, passava para a próxima e assim por diante. Minha professora da 1ª série me ensinou a fazer as letras e juntar as sílabas, pois era desta maneira que ensinavam hoje pelo que estou aprendendo na disciplina de Alfabetização e Letramento, sei que o que aprendi não era alfabetização, pois estou ciente do significado de estar alfabetizado.

Lembrar-se da minha alfabetização é reviver um momento muito importante da minha infância, pois foi uma época inesquecível. Lembro-me bem das minhas atividades realizadas com todo o cuidado possível, pois sempre tentei dar o meu melhor em tudo o que fazia. Lembro-me das brincadeiras. Recordo-me ainda com mais clareza dos meus dias na escola, do meu primeiro ano lá, onde fazia tudo o que era possível para realizar da melhor maneira todas as minhas tarefas.

O significado de estar alfabetizado

Estar alfabetizado é saber ler, escrever não palavras aleatórias, mas sim em um contexto, significa saber entender e compreender o que se lê saber explicar para outras pessoas aquilo que escreveu e leu. (Flávio)

Estar alfabetizado é estar aberto a novas conquistas em nossas vidas. (Márcia).

Estar alfabetizado é o maior tesouro que adquirimos em nossas vidas. (Laiana).

Estar alfabetizado significa relacionar sons com letras, fonemas com grafemas, para codificar ou decodificar. Para considerar se uma pessoa é alfabetizada ela tem que saber ler com propriedade, tem que compreender o que está lendo, saber explicar e passar para outras pessoas aquilo que leu.

Uma pessoa que é capaz de juntar letras para formar sílabas, juntar sílabas para formar palavras e palavras para formar frases não é uma pessoa alfabetizada. Alfabetização é muito mais que saber ler palavras ou frases aleatoriamente, ou saber assinar o seu nome.

Definição dos termos na visão do autor Faraco

Para o autor Faraco a escrita e alfabetização, é muito relevante e nesse artigo traçaremos em síntese o percurso seguido por esse teórico em suas considerações sobre a alfabetização. Percebemos que algumas vezes uma mesma letra recebe pronúncias diferentes pela influência da região ou comunidade, ou pela grafia e o som por causa das mudanças na estrutura gráfica da língua.

Faraco nos lembra de que a língua possui uma memória etimológica, ou seja, as palavras carregam em sua grafia os antigos padrões da língua que deu origem à nossa.

Como o português é uma língua latina, a maioria de nossas palavras possui raiz que remonta ao latim antigo. E outras palavras oriundas de línguas africanas, indígenas ou europeias trazem dessas línguas a forma de escrever. Esse fato determina o trabalho do docente alfabetizador. É preciso que no decorrer do letramento, o alfabetizando entenda que, O aluno precisar saber que pode sim ter alguma situação diferente, mas ele deve entender que é preciso memorizar a forma das palavras.

O que é importante é que a ideia de Faraco está no fato de criar mecanismos de alfabetização que não exigem que a criança esqueça a sua cultura.

Os elaboradores do PCN, também tem o mesmo pensamento de Faraco, que adverte, o ensino deLíngua Portuguesa deve acontecer dentro de um contexto maior de integração, em que o professor compreenda, e que o aluno vá entendendo ao longo de sua formação, a língua como instrumento fundamental de interação social.

Apresentação das Características dos gêneros textuais

O Conto é, antes de tudo, curto. Mesmo que alguns autores insistam que determinadas narrativas de longa duração sejam também contos por suas características estruturais, pode-se considerar que estes casos estão aí para confirmar a exceção da regra. Assim, o conto é curto. E por que curto conciso. Não há tempo para se espalhar em grandes detalhes, em sutilezas que destoam de seus tempos, de seu necessário ritmo de leitura. Um conto deve estar contido entre algumas palavras (no caso de micro contos) até um máximo de cinco a seis mil palavras.

A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.

A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nessa narrativa alegórica, como, por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição” em “A lebre e a tartaruga” e “Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade em “A cigarra e as formigas”.

A Turma da Mônica é uma história em quadrinho que tem grandes leitores desde o século XX, e contribui muito para a leitura e aprendizados de crianças em especial na fase de alfabetização.

As histórias em quadrinhos no Brasil foram publicadas inicialmente no século XIX, adotando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com