TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Bd

Trabalho Universitário: Atps De Bd. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3 (tempo para realização: 4 horas)

 Aula tema: SQL: Triggers.

Esta atividade é importante para que você compreenda rotinas avançadas de monitoramento de operações. A proposta dessa etapa é a criação de um mecanismo que armazene as alterações realizadas nas demais tabelas do banco de dados.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Criar e executar uma instrução SQL que cria uma Trigger que gerencie as tabelas “Produto” e “Categoria”, gravando na tabela “Ocorrências” um registro de ocorrência para todas as operações que alteram as informações do banco de dados (INSERT, UPDATE e DELETE).

Passo 2 (Equipe)

Executar quinze comandos de inserção, alteração e/ou exclusão (aleatoriamente) na tabela “Produto”, de forma que gerem eventos a serem gravados pela Trigger na tabela “Ocorrências”.

Passo 3 (Equipe)

Criar e executar uma instrução SQL que gere uma listagem de todas as ocorrências gravadas na tabela “Ocorrências” de forma que demonstre claramente o fluxo de alteração realizada na tabela “Produto”.

Passo 4 (Equipe)

Apresentar as instruções e os resultados obtidos nos passos anteriores em formato de relatório com o nome de Relatório 3, seguindo o padrão ABNT para trabalhos acadêmicos. Entregar o relatório ao professor.

ETAPA 4 (tempo para realização: 4 horas)

 Aula tema: Processamento e otimização de consulta. Gerenciamento de transações. Controle de Concorrência.

Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos que giram em torno da execução dos comandos SQLs, no ponto de vista de manutenção, gerenciamento e controle das operações que podem interferir na plena funcionalidade do banco de dados em uso. A proposta desta etapa é resgatar os conceitos de otimização de consulta, transações e concorrência.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

Sistemas de Informação – 4ª. Série – Programação em Banco de Dados

Gerson Giuliangeli, Roberto da Silva Lobo

Pág. 6 de 7

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Descrever em que consistem os termos “scanner” e “parser” no que diz respeito a processamento de consultas. Complementar sua resposta utilizando como exemplo os processos gerados nas etapas anteriores.

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com