TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Burocracia

Ensaios: Atps De Burocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  3.737 Palavras (15 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 15

ETAPA 1

Passo 1

1.1-O propósito do presente ensaio foi investigar a importância da Teoria da Burocracia com ênfase no princípio da Regulamentação e Normatização e mostra como que esses princípios são utilizados atualmente dentro das organizações. Visando avaliar os diversos conceitos sobre essa teoria, percebe-se que apesar de ter sido apresentada no inicio do século XX por Weber, a mesma pode ser utilizada nas empresas de uma forma contextualizada, principalmente em empresas de produção.

Através destas informações as pessoas e as organizações que se interessarem em conhecer sobre o tema terão uma base para aprofundar os conhecimentos e aplicar de maneira correta tais princípios dentro das organizações.

Passo 2

1.2 Um burocrata (que trabalha em funções que exigem procedimentos burocráticos), burocráticos (ato que envolve burocracia).

O conceito de Burocracia é aceito de uma forma injusta perante a sociedade, muitos embaraçam o verdadeiro conceito. O leigo tem em mente que burocracia são processos lentos, cheios de papelórios, formalismo e exageros dentro de uma organização, atualmente vivemos em um mundo globalizado, onde as informações são em tempo real, e essa nova era digital contribui muito para a construção injusta, mais na verdade vem pra agilizar o processo e torná-lo mais eficiente. Segundo Chiavento diz que a “A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos”.Já Max Weber definiu a burocracia como sendo um sistema de administração que preconiza a hierarquia a disciplina rigorosa e a veneração á autoridade “um tipo de dominação legal “.

Na verdade com o que os leigos chamam de burocratização é no entanto uma disfunção da burocracia que são a ineficiência e a imperfeição na tentativa de adequação dos meios aos objetivos visando garantir a máxima eficiência possível aos objetivos.

A organização burocrática foi durante a Era da Industrialização Clássica, o modelo ideal para as grandes organizações enquanto funcionavam em um ambiente estável e de pouca mudança. As burocracias eram encontradas em organizações industriais, políticas, religiosas, educacionais, militares, etc.O tempo passou e o mundo mudou. Pena que a burocracia não tenha a menor aptidão para flexibilidade e inovação, tão necessárias em um mundo atual caracterizado por intensas mudança e instabilidade.Daí, a forte e generalizada tendência á desburocratizar não é apenas reduzir papelório, mas sobretudo, reduzir o excesso de burocratização, ou seja reduzir o grau de intensidade das dimensões burocráticas.( texto Chiavenato)

Ao estudar as consequências previstas (ou desejadas) da burocracia que a conduzem á máxima eficiência, Merton notou a presença de consequências imprevistas (ou indesejadas) e que a levam a ineficiência e ás imperfeições.A essa consequência imprevistas, Merton deu o nome de disfunções da burocracia, para designar as anomalias de funcionamento responsáveis pelo sentido pejorativo que o termo burocracia adquiriu junto aos leigos no assunto. (texto Chiavenato)

A burocracia tem defensores e adversários. Perrow mostra-se advogado da burocracia; “Após anos de estudos das organizações complexas, cheguei a duas conclusões que colidem com muita coisa da literatura organizacional”. A primeira é que os erros atribuídos á burocracia não sã erros do conceito, mas são conseqüências do fracasso em burocracia adequadamente. Eu defendo a burocracia como o princípio dominante de organização nas grandes e complexas organizações. A segunda conclusão é que a preocupação com a reforma, “humanização” e descentralização das burocracias, enquanto salutares, apenas obscurecem a verdadeira natureza da burocracia dos teoristas organizacionais e nos desviam do seu impacto sobre a sociedade.

O impacto sobre a sociedade é mais importante do que a o impacto sobre os membros de uma organização. (Chiavenato)

A burocracia é baseada em: caráter legal das normas, caráter formal das comunicações, divisão do trabalho, impessoalidade no relacionamento, hierarquização da autoridade, rotinas e procedimentos, competência técnica e mérito, especialização da Administração, profissionalização e previsibilidade do funcionamento.

A burocracia dificulta a criação de internacional disputa, a burocracia brasileira torna o produto nacional mais caro e mais competitivo.

Então se costuma chamar uma visão de mundo como a perspectiva com a qual um indivíduo ou uma sociedade enxergam o mundo e seus problemas em um dado momento da história, reunindo em si uma série de valores culturais e o conhecimento acumulado daquele período histórico em questão

São quatro formas de visão de mundo a qual pode vivenciar e exercer, ou mesmo tentar ampliar ao longo do tempo que são:

.visão holística – imagem única

.visão de negócios

.visão gratidão

. visão reconhecimento

“Qualquer um que queira avançar na vida precisa desenvolver a sua visão de mundo. Visão de mundo é como uma supervisão mental que ultrapassa as aparências e enxerga o âmago das coisas. É a capacidade de situamos nossas ideias e a nós mesmo diante de uma perspectiva geral das coisas. É a capacidade de relatividade, num mundo ansioso por generalizações”.(Ronaud.com)

Passo 3

1-3 Abordamos a teoria da burocracia observando suas características, disfunções e algumas situações vigentes nas organizações. Com isto analisamos que tal teoria por meio de um estudo comparativo entre a teoria da burocracia formulada por Max Weber e as disfunções existentes na mesma. Analisou-se com Chiavenato a teoria da burocracia ideal. No entanto, esta constatação não foi confirmada pois para cada organização existe um sistema flexível, e como sabemos a organização é um organismo vivo que sofre constantes mudanças. Assim se aceita que características peculiares proporcionam estruturas diferenciadas, logo é a carência que estabelece o sistema ideal. Neste artigo, todos os dados foram obtidos através de uma revisão bibliográfica e pesquisa virtual para uma atual constatação a cerca do assunto.

A burocracia proporciona duas situações, sendo ambas antagônicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com