TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De C.O

Pesquisas Acadêmicas: Atps De C.O. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  3.775 Palavras (16 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA (CEAD)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO- 1º SEMESTRE

POLO REPUBLICA 7224

SARAH KELLY B. MELO RA- 419071

RODOLFO SALGADO CORDEIRO CAMARÃO RA- 434327

MARIA ALDINEIA ARAÚJO RA- 412901

JOSUE CARIPUNA DE SOUZA RA- 417514

ROSILENE PEREIRA PINHEIRO RA 434377

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BELÉM – PARÁ

ABRIL / 2013

SARAH KELLY B. MELO RA- 419071

RODOLFO S. CORDEIRO CAMARÃO Ra- 434327

MARA ALDINEIA ARAÚJO RA- 412901

JOSUÉ CARIPUNA DE SOUZA RA

ROSILENE PEREIRA PINHEIRO RA 434377

TUTOR A DISTANCIA: YAEKO OSAKI

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Relatório apresentado como atitude avaliativa da disciplina de Comportamento Organizacional do Centro de Educação à Distância da Universidade Anhanguera - Uniderp polo Belém (República 7224), sob a orientação do professor tutor presencial Mateus Carvalho de Almeida.

BELÉM – PARÁ

ABRIL / 2013

SUMARIO

INTRODUÇÃO...............................................................................................................4

1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL...........................5

1.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL SOBRE A VISÃO DE DOIS AUTORES.........................................................................................................................6

1.2 SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS.....................................................................6

2 INOVAÇÃO..................................................................................................................7

2.1 PESQUISA SOBRE INOVAÇÃO..............................................................................7

2.2 INOVAÇÃO TECNOLOGICA..................................................................................9

3 TRABALHO EM EQUIPE........................................................................................10

4 CONCEPÇÕES DE EFICIENCIA E EFICACIA..................................................11

4.1 PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO.........................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................13

REFERÊNCIAS.............................................................................................................14

INTRODUÇÃO

Comportamento Organizacional (CO), é muito importante aprender para que o bom administrador saiba como lidar com as relações dentro da organização. As constantes e progressivas mudanças na sociedade do mundo atual levam a que, cada vez mais, a qualidade nos serviços e o alto desempenho das organizações sejam um motivo de preocupação por parte dos seus gestores. A crescente preocupação em dar resposta às necessidades dos clientes, em enfrentar a concorrência e acima de tudo em se manterem atualizados, às constantes mudanças do mercado socioeconómico, requer competências humanas de alto grau de refinamento por parte dos seus gestores.

Compreender todo o ambiente envolvente das organizações é fundamental para o sucesso das mesmas na medida em que permite aos profissionais, designados para o efeito a possibilidade de planear, organizar e a atuar de forma a se adaptarem a ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos.

A compreensão do comportamento dos seus colaboradores, que a nível individual ou em grupo, constitui umas das bases fundamentais para que o gestor lhes possibilite melhores condições e consequentemente, conduzam a melhores resultados por parte dos mesmos, contribuindo para o sucesso da organização.

Ao longo deste trabalho vamos focar-nos no campo de estudo do comportamento organizacional. Este campo visa sensibilizar a importância de aspectos que afetam o comportamento das pessoas no seu local de trabalho, individualmente ou em grupo, como os valores, percepção, aprendizagem, o papel de cada indivíduo dentro de um grupo, a sua personalidade e motivação, não esquecendo o tipo de organização onde estão inseridos.

É no entanto importante salvaguardar que embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja um processo sistemático e rigoroso é necessário ter em consideração que as pessoas são diferentes, o que leva a que sejam tomados em consideração certos fatores situacionais, ambientais e até mesmo genéticos que contribuem para o comportamento de cada uma dessas pessoas.

1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento Organizacional (CO) é o estudo dos comportamentos dos indivíduos e de seus impactos no ambiente de uma empresa. (SAMPAIO, 2007)

Segundo Sampaio (2007), Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações, no intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Um dos desafios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com