TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Calculo 2 Engenharia De Produção

Exames: Atps De Calculo 2 Engenharia De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 10

DESAFIO

A ATPS é uma oportunidade única e importante, em que os desafios aqui propostos buscam promover em cada aluno o senso de responsabilidade individual e coletivo.Vivemos num mundo globalizado, em que o saber trabalhar em equipe é valorizado.Onde cada um deve com responsabilidade cumprir o papel que lhe cabe, para que toda a equipe consiga vencer os desafios que lhe são impostos.Esses desafios buscam levar ao(s) aluno(s) a uma visão crítica dos conceitos e conhecimentos adquiridos ao longo do semestre de maneira que possam aplicar em situações-problema, situações essas das quais muitas vezes serão vivenciadas por eles, quando estes se tornarem profissionais da área, além da oportunidade de integrar os conteúdos de cálculos e outras disciplinas dentro e fora do campo da engenharia.O estímulo à pesquisa como um dos caminhos para um verdadeiro aprendizado deve estar sempre presente; já que cada um deve caminhar em direção a uma autonomia intelectual.O mercado de trabalho hoje busca profissionais capazes de superar os desafios que são capazes de utilizar os conhecimentos adquiridos para construir novos.

A produção de um relatório que será dividido em duas partes, sendo que a 1ª parte deve ser composto com as soluções dos desafios propostos nas etapas 1 e 2 desta ATPS e que deverá ser entregue ao professor de sua disciplina, ao final do 1º bimestre.A 2ª parte desse relatório deve ser composto com as soluções dos desafios propostos das etapas 3 e 4 desta ATPS e que deverá ser entregue ao professor de sua disciplina, no final do semestre, conforma as datas por ele estabelecidas e que culminará com uma apresentação por parte de sua equipe (com utilização de Power Point, etc).Essa é uma oportunidade aos alunos de mostrarem os conhecimentos adquiridos por meio das atividades desenvolvidas ao longo do semestre; portanto sejam criativos!

OBJETIVO DO DESAFIO

Produzir relatórios parciais de cada etapa e entregar ao professor conforme cronograma estabelecido por ele e produzir um seminário para apresentação final deste desafio.

ETAPA 1

PASSO 1

Pesquisar o conceito de velocidade instantânea a partir do limite, com Δt 0.

Comparar a fórmula aplicada na física com a fórmula usada em cálculo e explicar o significado da função v (velocidade instantânea), a partir da função s (espaço), utilizando o conceito da derivada que você aprendeu em cálculo, mostrando que a função velocidade é a derivada da função espaço.

Dar um exemplo, mostrando a função velocidade como derivada da função do espaço, utilizando no seu exemplo a aceleração como sendo a somatória do último algarismo que compõe o RA dos alunos integrantes do seu grupo.

RESPOSTA:

A velocidade instantânea é quando queremos saber qual a velocidade de um determinado objeto em um instante no tempo, fazendo-o tender a 0. Por exemplo: Sabemos que um automóvel está percorrendo uma estrada a uma velocidade média de 10km/h, isso significa que ele percorre uma distância de 10km em 1 hora, mas durante esta 1hora ele irá acelerar, frear, consecutivamente... Então, se quisermos saber a velocidade deste automóvel, em cada instante desta 1 hora, precisará utilizar a velocidade instantânea a partir do limite.

A velocidade em qualquer instante de tempo é obtida a partir da velocidade média reduzindo-o se o intervalo de tempo ΔΤ, fazendo-o tender a zero. Á medida que ΔΤ é reduzido, a velocidade média se aproxima de um valor limite, que é a velocidade naquele instante.

V=Lim ΔЅ = dЅ

ΔΤ→ 0 ΔΤ dΤ

A ideia fundamental aqui é que a velocidade é a primeira derivada (em relação ao tempo) da função posição Ѕ (Τ).

Exemplo

Exemplo: Função x = 4 t²+ t3 + 7t – 8

• Velocidade no tempo 3s

V=d.x 8t + 3t² +7

d.t

V=8.3+3.3²+7

V= 58 m/s

• Aceleração no tempo 2s

V=d.x 8t + 3t² + 7

d.t

a=d.v 8+6.t

d.t

a= 8+6.t

a=8+6 .2

a=20 m/s²

Comparar a fórmula aplicada na física com a fórmula usada em cálculo e explicar o significado da função v (velocidade instantânea), a partir da função s (espaço), utilizando o conceito da derivada que você aprendeu em cálculo, mostrando que a função velocidade é a derivada da função espaço.

RESPOSTA:

Na formula aplicada na Física e Cálculo, a velocidade em qualquer instante de tempo é obtida através da velocidade média, reduzindo-a até tender a 0.

V - varia conforme diminui o valor de S, desta forma se o valor de S diminui, consequente o valor de T também. Então podemos afirmar que a velocidade é derivada da função espaço.

Fórmula aplicada em Física:

∆x : é variação de espaço.

∆t : variação de tempo.

Fórmula aplicada em Cálculo: Velocidade Instantânea =

h : é o intervalo de tempo.

t: é o tempo.

s: espaço

Dar um exemplo, mostrado a função velocidade como derivada da função espaço, utilizando no seu exemplo a aceleração como sendo a somatória do último algarismo que compõe o RA dos alunos integrantes do grupo.

Tomaz RA: 5888162266

Robson RA: 5826170410

Glauber RA: 5663136154

Bruno RA: 5222104597

Luiz Gustavo RA: 3727711417

Marsely RA: 5214939115

Somatória de RAs = aceleração

Aceleração = 6+0+4+7+7+5 = 29

∆S= 2t²+4t → ∆s=2x(7,25)²+4x7,25=134m → tempo 7,25 segundos

∆v=

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com