TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Calculo 3 Passo 1

Dissertações: Atps De Calculo 3 Passo 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Anhanguera de Cuiabá

ATPS Quimica

Uma importante ferramenta nos estudos que envolvem reagentes e produtos durante uma reação os cálculos estequiométricos permitem verificar quantitativamente a composição química das substância e suas transformações.

A partir de uma equação química balanceada, pode-se realizar cálculos para estipular quanto de reagente vai ser gasto ou quanto de produto será formado em uma reação, como, por exemplo, em um processo industrial de obtenção de 40Kg de alumínio, quantidade média por veiculo no Brasil, quantas toneladas de CO2 são geradas.

O alumínio raramente é encontrado em sua forma natural. Obtido a partir de um minério chamado bauxita, contém apenas cerca de 40-60% de alumina, Al2O3, ela deve ser limpa antes de ser refinada à alumínio metálico. No processo Bayer, a bauxita é lavada com uma solução quente de hidróxido de sódio, NaOH, a 175°C. Isto transforma a bauxita em hidróxido de alumínio, Al(OH)3, que se dissolve na solução de acordo com a equação química:Al2O3+ 2 OH- + 3 H2O → 2 [Al(OH)4]-O restante dos componentes da bauxita não se dissolvem e podem ser filtrados como impurezas sólidas. Depois, a solução de hidróxido é resfriada, e o hidróxido de alumínio dissolvido precipita-se em um sólido branco. Quando então aquecido a 1050°C, o hidróxido de alumínio se decompõe em alumina, liberando vapor de água no processo: 2 Al(OH)3 → Al2O3+ 3 H2O

No processo de redução a alumina é colocada em potes com sais de criolita e fluoreto de alumínio que recebem correntes constantes de eletricidades. A força dos elétrons na eletricidade circulante rompem literalmente as ligações entre alumínio e oxigênio. O oxigênio sobe para o topo, enquanto o alumínio derretido mais denso afunda. O alumínio liquido a 950º é sugado para fora da criolita com um aspirador. O alumínio metálico sai das cubas em estado liquido e é então transportado para o lingotamento, onde são ajustadas a sua composição química e forma física.

O alumínio é teoricamente 100% reciclável sem qualquer perda das suas qualidades naturais. A recuperação do metal via a reciclagem tornou-se importante na indústria, pois o uso crescente de latas de bebida de alumínio o trouxe à consciência pública. É vasto a utilização do alumínio nas indústrias, desde, janelas, portas, divisórias , ferramentas, revestimento em aviões, motor de carro de corridas, utensílios de cozinha e outros. A reciclagem implica a fundição da sucata, um processo que necessita só 5% da energia gasta para produzir o alumínio a partir do minério. Sendo assim o alumínio é o material fundamental do mundo moderno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com